quinta-feira, 1 de julho de 2021

King of Scars, de Leigh Bardugo

Sinopse:

Três anos depois dos acontecimentos passados em Ruin and Rising, Ravka continua numa situação periclitante e perigosa, apesar dos enormes esforços do Rei Nikolai e do seu Triumvirate. 

Muitos são os perigos que cercam Ravka, bem como o próprio rei, e nem todos os perigos são externos. Será que Nikolai tem segredos que podem por em causa o seu reino? E o que são as vozes que se levantam a favor do Starless One? E o que será que andam os Fjerdans a fazer nas distantes fábricas no gelo? 

Muitos mistérios e emoções aguardam o leitor ao longo deste primeiro volume da duologia em que o charmoso Nikolai é protagonista.


Opinião:

Leitura conjunta

Este é um livro que deixa emoções contraditórias. E porquê? Porque tem uma fenomenal introdução a alguns aspetos míticos e religiosos da cultura do Grishaverse (aspetos esses que são completamente fantásticos e muito interessantes), tem também algumas das personagens mais complexas e interessantes do mundo criado pela autora e tem uma perspetiva política muito forte e muito rica. Mas depois tem uma conclusão inesperada, não pelo bombástico acontecimento que ocorre nesse momento, mas pela forma apressada e um tanto descoordenada como acontece. Ou seja, na minha opinião o livro devia ter tido mais páginas e a conclusão devia ter sido mais compassada, mais elaborada e sem aspetos apressados. Isso deixou uma sensação um pouco estranha e desconfortável, porque a história merecia uma reta final (deste volume) mais rica e mais detalhada. 

Tirando isso, o livro é excelente e não tenho nada a apontar! 

As personagens são fantásticas, Nikolai continua a ser o charmoso e sexy rei que já fez várias introduções noutros livros da autora; Zoya mostrou-se uma mulher muito interessante, com uma história muito complexa e uma personalidade diferente daquela que tinha mostrado noutros livros, em especial no Shadow and Bone; Nina continua a ser a fantástica Nina; e depois há outras personagens muito interessantes e que são fundamentais para o sucesso deste livro, em especial Genya, que se mostrou mais uma vez uma das personagens mais interessantes do Grishaverse e que merecia um destaque muito maior. Espero que no Rule of Wolves tenha o destaque merecido! 

Gostei muito da forma como o livro está organizado por POV's e como estes se interligam entre si. É muito interessante estar dentro das várias perspetivas das personagens. Muito mais diverso e rico do que estar só dentro da ideia de uma personagem, como acontece na trilogia da Alina. 

Também gostei imenso das várias referências às personagens e a vários acontecimentos da duologia Six of Crows (que é a minha favorita). Esses momentos são únicos e fantásticos e fizeram-me recordar vários momentos lindos desses dois livros. 

Também achei muito interessante toda a parte política, de estratégia e de mitologia/cultura do Grishaverse que aqui aparece e que por vezes não é tão referida noutros livros, em especial na trilogia Shadow and Bone e que, a meu ver, é fundamental para compreender a fundo este mundo. 

Espero ardentemente que o Rule of Wolves responda a várias perguntas que ficaram pendentes neste volume e que acredito que tenha sido de propósito! 

Em suma, um livro fantástico, com uma história complexa, rica e muito bem escrita, que prepara o leitor para algo muito maior e mais interessante ainda! Recomendo totalmente! Uma história repleta de emoções fortes e muita ação, bem temperada com estratégia e cultura! 

NOTA (0 a 10): 9

Sem comentários:

Enviar um comentário