terça-feira, 20 de julho de 2021

Ruin and Rising, de Leigh Bardugo

Sinopse:

Depois dos acontecimentos ocorridos em Siege and Storm, Alina continua a sua procura pelo terceiro amplificador na tentativa de obter mais poder para conseguir confrontar e vencer o Darkling. 

Num volume cheio de emoção, Alina tem pela frente uma tarefa praticamente impossível, mas que terá de tentar levar até ao fim, para bem de todos aqueles que ama e por Ravka.

Mas será assim tão fácil? Muitos mistério ainda tem Alina por desvendar neste volume, mistérios esses que poderão ser mais fortes do que todos os dos livros anteriores.


Opinião:

Leitura conjunta

Sem dúvida um volume diferente dos anteriores, tanto pelo ritmo como pelo tom épico com que é narrado. Apesar de Alina não ser das melhoras narradoras da Literatura (ela consegue transformar uma aventura épica numa aventura normal), este volume é melhor do que os anteriores, apesar de ter gostado particularmente do ritmo imposto na reta final de Siege and Storm, que lhe deu um cariz totalmente épico e muito forte, que acabei por não encontra aqui, apesar do ritmo ser muito mais consistente, equilibrado e bem construído em Ruin and Rising

Alina continua a ser a narradora e continua a ver tudo à sua volta por uma perspetiva um tanto pessoal demais, prendendo-se muitas vezes em detalhes que verdadeiramente não dão nada de mais à história e ao contexto desta. Também não faz observações extremamente interessantes ou bem pertinentes. Alina é uma personagem normal, talvez das que menos gosto no Grishaverse, mas acaba por cumprir o seu propósito literário e isso é bom. 

Ao longo do volume acabamos por finalmente conseguir saber mais sobre as outras personagens, em especial Genya, que é muito mais interessante, David,  Baghra, também o mesmo, Mal (das melhores surpresas deste livro) e Darkling. Gostei desse aspeto. 

Também gostei de saber mais sobre o passado da Baghra e do Darkling e de este ter sido devidamente explorado, apesar de ter ficado bastante por contar, na minha opinião. Tal poderia dar muito conteúdo para outro livro ou até que poderá ainda aparecer noutros dos livros já publicados pela autora.

Em suma, uma história bem contada, com momentos bastante interessantes, com um ritmo equilibrado e com muitas surpresas e mistérios que tem muito por explorar e deixam o leitor a querer saber mais. Gostei bastante e recomendo! 

NOTA (0 a 10): 9

Sem comentários:

Enviar um comentário