quarta-feira, 21 de julho de 2021

Illuminae, de Amie Kaufman

Sinopse:

Um ataque numa colónia espacial. Algumas naves acabam por conseguir salvar os sobreviventes do ataque à colónia, mas são perseguidos por uma nave inimiga, que continua a tentar aproximar-se da frota em fuga, para assim conseguir eliminar as provas do ataque à colónia. 

Num conjunto de ficheiros conseguidos depois dos vários ataques e dos vários meses que a frota andou pelo Espaço na tentativa de chegar a uma estação, a história do que aconteceu ficou gravada e tem como objetivo dar a conhecer a verdade dos acontecimentos passados durante tal viagem. 

Kady Grant, uma das sobreviventes, em conjunto com o seu ex-namorado, Ezra, vão tentar de tudo para ajudar a salvar as tripulações das naves, bem como os sobreviventes do ataque à colónia. 


Opinião:

Este é um livro diferente de todos os outros que tenho lido. Não tem uma narrativa "linear", sendo composto por um conjunto de vários ficheiros que acabam por se interligar e formar a narrativa. Esses ficheiros são compostos por imagens, relatórios técnicos, conversas online entre Kady e Ezra e entre outros membros da tripulação, registos do sistema de Inteligência Artificial de uma das naves (AIDAN), registos das câmaras, entre outros. É verdadeiramente uma forma bastante inovadora e criativa de contar esta história e, se não fosse assim composta, de certeza que não teria o mesmo impacto no leitor. 

Quando comecei a ler estava um pouco na dúvida sobre a história e se teria de facto todo o interesse que é demonstrado online. Mas à medida que fui avançando na leitura e especial ali a partir de meio do livro comecei a ficar completamente convencida e muito interessada e acabei por me encontrar embrenhada totalmente na leitura e sempre a querer saber o que estava a acontecer.

O mistério vai aumentando e ficando cada vez mais intrigante. Quem está por trás de tudo o que acontece durante os ataques? Quem será o vilão? O que será que se passa no meio de tudo o que é narrado? É mesmo um livro diferente, único e excelente, que de facto é uma maravilha! 

As personagens são muito interessantes, em especial Kady, que acaba por ser uma das melhores protagonistas da Literatura. Kady é uma mulher de armas, uma jovem normal que acaba por se ver numa situação completamente alucinante e assustadora no meio de uma fuga espacial. Ezra é também muito interessante e bondoso, mostrando-se muito importante para todo o desenvolvimento da história. E depois, no meio de tantas e tantas personagens, há AIDAN, que acaba por ser uma personagem tão complexa que nem há palavras para definir. 

Em suma, um livro completamente diferente, muito original e ambicioso, repleto de personagens espantosas e complexas, com uma história forte, feroz e totalmente cheia de emoção, ação e muito mistério. Lê-se rapidamente, com uma escrita totalmente real, do dia a dia, como se estivéssemos a ler conversas e comentários online, com incorreções e tudo, e tal como na oralidade. Um thriller espacial emocionante e personagens inesquecíveis! 

NOTA (0 a 10): 10

Sem comentários:

Enviar um comentário