Sinopse:
Emmett Farmer é um filho de agricultores que, devido a uma doença que o aflige, acaba por se e tornar um aprendiz de "encadernador" (tradução livre de binder). O seu trabalho é construir todos os materiais necessários para ajudar no trabalho do encandernador, trabalho esse que tem algo de mágico: capturar memórias e colocá-las nas páginas para encadernar, formando assim um livro único e mágico. As memórias desaparecem e a pessoa que recorre ali deixa de se lembrar de tais acontecimentos que decidiu esquecer e colocar no livro.
Mas quando Emmett descobre um livro com o seu nome, não sabe como agir e o que tal significa. O que será que está no livro? Poderá ter ali a resposta para muito do que o atormenta?
É no meio deste clima de mistério que aparece Lucian Darney, um rapaz misterioso que parece saber mais daquilo que se passa com Emmett do que o próprio Emmett.
Opinião:
Um dos livros mais belos que li até hoje. De uma beleza imensa, tanto a nível de escrita, como de atmosfera criada, como de enredo e personagens.
A história é toda ela contada como se fosse um mistério, sendo revelado aos poucos, como que à medida que Emmett vai desvendando os seus mistérios e depois, mais tarde, Lucian. É como que um puzzle e isso faz com que o enredo se torne viciante e assustador, porque o leitor nunca sabe o que vai aparecer na página seguinte, mas por um lado não quer partir o coração, mas por outro tem de saber o que se passa...é um ritmo tranquilo mas imensamente alucinante, exatamente porque parece calmo, mas não é. Isso é surreal e lindo! A narrativa vai desenvolvendo-se assim com enorme mestria.
Para a beleza e mestria da história faz parte também a forma como as descrições, tanto dos sentimentos, emoções, como do ambiente e dos locais, estão feitas. Todas essas descrições são como que personagens que ajudam a compor a história e isso faz com que o leitor consiga imaginar-se plenamente no meio dos diferentes espaços da história. Tal é perfeito! E também faz com que o leitor consiga criar uma ligação emocional muito forte com as personagens.
Em relação às personagens, como elas são únicas e muito interessantes. Todas elas, apesar de haver algumas, bastantes, que só dá vontade de odiar. Mas isso significa que estão bem construídas. Gostei muito de Emmett e de Lucian, e a jornada que os dois fazem ao longo do livro é fantástica e muito emocionante. Uma bonita história, cheia de momentos especiais e muito emocionantes. Acho que ninguém fica indiferente a este livro, nem a estas personagens.
A história é narrada a um ritmo muito suave, muito tranquilo, mas muito inquietante e assustador, o que deixa o leitor cheio de teorias e ideias. O que terá acontecido? O que se passou? Porquê? Só algumas das perguntas que surgem na mente do leitor enquanto está a ler este excelente livro.
Em suma, uma leitura fantástica, muito emocionante e que emociona, repleta de momentos de cortar o coração, mas também que enchem a alma e transmitem uma beleza muito grande. Mas também que inquietam e tocam temas muito importantes. Recomendo totalmente!
NOTA (0 a 10): 10
Sem comentários:
Enviar um comentário