domingo, 6 de março de 2016

The Trials of Loki, de Roberto Aguirre-Sacasa (ilustrador: Sebastian Fiumara)

Sinopse:

Mais uma adaptação dos mitos nórdicos de Thor, agora com especial atenção para Loki. Como chegou a Asgard e algumas das coisas que fez até ajudar no declínio da cidade e dos seus ocupantes são os principais destaques deste comic. Loki, filho adotivo de Odin e irmão adotivo de Thor e de mais outros deuses, consegue sempre ser visto pelos seus "familiares" como menor e motivo de chacota, o que o faz querer mudar essa forma de ser e estar. 

Começando pelo depois do Ragnarok, a história encontra Loki e Thor numa luta para um novo início e volta para trás para contar alguns dos feitos de Loki.




Opinião:

Esta é a minha segunda experiência com as histórias da Marvel com o Thor e o Loki. Não há muito para dizer... gostei bastante. Gostei das imagens, as ilustrações estão muito bonitas e cheias de vida. Só não gostei muito do ar maníaco que o Loki por vezes apresenta à medida que a narrativa se desenrola. As cores são maravilhosas e há belas imagens. 

Não é uma história desconhecida para mim. Tive conhecimento mais aprofundado desta história/lenda através do livro de Joanne Harris The Gospel of Loki (em Português, O Reino do Fogo) e por isso já estava à espera de alguns momentos, em especial por causa do título: The Trials of Loki, traduzindo fica algo como Os Julgamentos de Loki. Gostei muito mais da adaptação de Joanne Harris, sem dúvida alguma, porque está muito mais completa e é muito mais fantástica e cheia de ação, humor e emoção. No entanto estou apenas a comparar as histórias para dizer que também gostei muito desta adaptação da Marvel. Penso que o autor focou os pontos principais e deixou as personagens bastante livres e completas, cheias de personalidade. 

Em relação às personagens, gostei bastante de Loki. A sua personalidade está bem vincada: a ambiguidade, a complexidade e o seu dilema entre as coisas boas e as más, bem como a sua sede de atenção estão todas presentes. Thor também está interessante, maduro e inteligente. Todos os outros deuses e outras personagens cumprem bem o seu papel na narrativa. 

Não sei se fiquei até dado momento desapontada...esperava algo  mais. Talvez mais detalhes, mais histórias. No fundo, soube-me a pouco e achei um tanto incompleto. Não sei se este é o primeiro livro de alguma série, se não, mas se não for, fica a saber mesmo muito a pouco. Queria mais e pode ser que um dia seja editada a continuação, porque bem merece. 

Em suma, é uma boa história, que está bem adaptada, tem umas imagens belíssimas e cumpre o seu propósito de entreter e agradar os leitores. Porém, é um pouco pequena e podia ter mais momentos da história/lenda, que davam corpo à história e não ficava nada mal, só melhorava o livro. Recomendo a todos os que gostam do tema e deste género de literatura.

NOTA (0 a 10): 8

4 comentários:

  1. Olá Miss Lamora,
    tenho muita vontade em ler essas edições, mas acho q não tem por aqui, adoro o Loki, e sua ambiguidade me cativa. Uma pergunta essas edições da Marvel são da SDE? Gostei de sua opinião, profunda na medida certa, parabéns!

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda,

      Loki é mesmo uma personagem fascinante. Tenta encontrar nalguma loja de BD. Talvez haja ou então via net.

      Não, são mesmo da Marvel.

      Obrigada =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Viva,

    Bens tens mesmo uma paixão sobre o personagem Loki não perdes uma, tenho mesmo que conhecer :D

    Fica registado ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Fiacha!

      Eheh, ele é mesmo engraçado e super inteligente. Pois tens e acho que vais gostar da peça =D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar