sábado, 12 de março de 2016

A Pedra das Lágrimas Parte 1, de Terry Goodkind

Sinopse:

Richard e Kahlan conseguiram finalmente vencer o poderoso Darken Rahl. Contra todas as probabilidades, encontram também uma forma de viver algo que julgavam impossível: o seu amor. 

No entanto, o que parecia ser o início de um longo idílio é bruscamente interrompido: o véu para o mundo inferior foi rasgado. Darken Rahl, agora no reino dos mortos, é colocado ao serviço de um poder ainda mais sinistro, pior do que qualquer outro: o Guardião do mundo inferior pretende governar também os vivos, aprisionando-os num limbo eterno. O único capaz de o deter é Richard, o homem que nasceu para a verdade e que foi marcado pela morte.

Guerra, sofrimento, tortura e mentiras envolvem nas suas teias o seeker e a Madre Confessora. Um destino de morte violenta - ou uma existência condenada ao calvário perpétuo - parece certo, a menos que a sua coragem e fé, e um pouco de sorte, os conduzam à chave que pode circunscrever o poder do Guardião: a Pedra das Lágrimas.
(in Goodreads)

 

Opinião:

Depois de ter lido no ano passado o primeiro volume (por cá foi dividido em dois) e de ter gostado imenso, foi com grande entusiasmo que comecei a ler este volume, que é o terceiro por cá ou a primeira parte do segundo volume (original). E só tenho a dizer bem do livro! 

Gostei imenso de rever Richard e Kahlan, Zedd, Chase e muitas outras personagens. Continuam todas excelentes e complexas, com muitos segredos, o que é excelente, para se poder ir tentando descobrir. Este livro podia estar organizado por POV's, porque existem vários capítulos com destaque para cada grupo ou núcleo de personagens/acontecimentos/espaços, o que é sempre uma excelente forma de organizar este género de livros, uma vez que tendem a ser extensos e com vários núcleos diferentes. Em relação às personagens não tenho nada de negativo a apontar. Gostei de conhecer as novas personagens, ficando bastante curiosa quanto às Irmãs da Luz e às Irmãs das Trevas, que tem um papel de grande destaque neste livro e, seguramente, nos próximos. Fiquei muito curiosa em relação ao seu objetivo e à sua história, bem como à divisão entre Mundo Novo e Mundo Velho, que anteriormente ainda não tinha aparecido.

Também gostei muito do enredo. Mais crescido e desenvolvido do que o livro anterior, nesta primeira parte a história apresenta-se logo no início com muita ação e emoção. Tendo em conta o final do primeiro livro (original), seria de prever que esta história seria um tanto mais calma e de ligação para algo novo. De facto, serve de ligação, mas não é nada calma e deixa tudo em aberto. As personagens, que no início do livro tinham um caminho traçado, logo veem os seus planos alterados com a chegada de novas personagens e novos acontecimentos. Isso faz com que a história seja bastante fluída e emocionante. Também é mais crescida no que diz respeito aos temas abordados. Deixamos de ter uma narrativa de viagem ou de aventuras, parecida em alguns aspetos com tantas outras (O Senhor dos Anéis ou A Roda do Tempo), para algo mais negro e sinistro. Existem imensos monstros estranhos e temas obscuros, em especial relacionados com as novas personagens. Isso também deu um novo animo à história. 

A escrita é muito fluída, como já referi. As descrições não são em grande número, mas são na medida certa para a história e para o seu contexto. Gosto especialmente de todos os momentos em que é possível ficar a saber mais sobre a História deste mundo, as suas culturas, tradições e passado, que é bastante rico. A ação é constante o que torna a leitura bastante compulsiva, pois está se sempre a querer saber o que vai acontecer a seguir. Ou seja, tem tudo o que um bom livro de Fantasia deve ter: magia, ação, emoção, aventura, amor...entre outros ingredientes. 

Em suma, gostei imenso do livro e vou querer ler muito em breve a segunda parte. Ai terei uma ideia mais formada sobre o livro no original, uma  vez que está dividido, mas a ideia está feita: o livro é excelente! Recomendo a todos.

NOTA (0 a 10): 10

12 comentários:

  1. Olá, Miss Lamora!
    Tais livros parecem ser bastante interessantes, gostei imenso de sua opinião e fiquei com vontade de ler estes livros, pena q não os encontro por aqui, ficarei então só na vontade :(

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      São muito interessantes. Gosto imenso deles! Acho que também vais gostar. Procura por Sword of Truth, talvez seja mais fácil. Diz se encontraste =)

      Bjs e boas leituras! Obrigada!

      Eliminar
  2. Fiquei com vontade de ler...


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que leia e que goste =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Viva! :D
    Esta é uma série que ainda não me cativou minimamente :p
    Mais uma excelente opinião.
    Beijinho e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva! =D

      Não me lembro se começaste a ler...começaste?
      Há muitas opiniões menos boas, mas eu gosto imenso destes livros.
      Muito obrigada!

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Olha, ainda não li esse livro, mas vou ser muito sincera, li o primeiro livro em inglês (não essa versão cortada que vcs têm aí em Portugal) e vou dizer: nunca li um livro de fantasia tão mal escrito na minha vida. Aqui o livro foi publicado, mas pela grande rejeição, a série não vingou. Realmente me surpreende ver que a série está dando certo em algum lugar. Tomara que aí em Portugal vcs consigam até uma visitinha do autor.

    Apesar disso, estou com o segundo livro para ler (tb em inglês) e se não gostar desisto da série de vez.

    Não me leve a mal, mas o autor é uma peste no meio literário e de uma arrogância sem igual com os fãs de fantasia.

    Ótima resenha como sempre e torço para que a série cative todos os leitores daí e possa ser publicada na íntegra. Bjos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      todos somos livres de expressarmos a nossa opinião. Não sabia desses detalhes em relação ao autor, é uma pena ele ser assim.

      Era excelente conseguirmos continuar a ter os livros por cá, espero bem que sim.

      Acho que fazes bem dar mais uma oportunidade a estes livros. Eu gosto muito deles.

      Muito obrigada =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Pois é, não dá para julgar toda a série por um só e pela arrogância do autor. E achei a premissa interessante.

      Eliminar
    3. É isso, concordo =)
      Eu vou ler agora a segunda parte do segundo

      Eliminar
  5. Ois

    Bem estás a ficar admiradora deste escritor, tenho que ler :D

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      pois é, as personagens e a história são fantásticas. Gosto muito =)

      Pois tens, tens!

      Bjs e boas leituras

      Eliminar