Sinopse:
Nesta narrativa fantasiada, com um pé na realidade, o leitor irá conhecer Mnemon, o rapaz que não dorme; Oto, o gigante ciclope; Rigoletto, o Repórter; Organtina, a ninfa do lago; Eloque, o Orador; Ratatosk, o corcunda; Furfuris, o duende doméstico…e muitos outros seres tornados extraordinários, no dia em que Melquisedech os subtraiu ao Outro Mundo, para lá do Mare Ignotum, e os levou para a Ilha de Sono, onde ninguém entra e de onde ninguém sai. Encerrados na sua própria idade pela magia deste druida feiticeiro, usam o talismã que os mantém protegidos, numa frágil cúpula, a salvo de angústias e maldições. Habitam um lugar limpo e sedutor e têm a profissão no nome. Ninguém nasce, ninguém morre. As mulheres usam a lã de ouro dos rebanhos para esfregar tachos e escudelas. Cristalina, a Árvore do Esquecimento, é o freixo que amadurece cristais multicolores, a moeda de troca que as cuique suums entregam em cada casa. Conseguirá Melquisedech manter este mundo perfeito, onde todos parecem viver felizes? (in Goodreads)
Opinião:
Mais um livro lido em parceria com a Chiado Editora que me agradou. Gostei bastante e tem uma capa belíssima, bem como o design interior.
Gostei das personagens, de todas elas. Achei-as muito originais e divertidas, mas também bastante melancólicas, por vezes. Se no inicio parecem um tanto estranhas, à medida que se vai avançando as personagens ganhar personalidade e qualidade, tornando-se menos estranhas e mais interessantes.
Em relação ao enredo posso dizer que, gostando de lendas e mitos, seria um pouco difícil não gostar da história. Achei-a bastante boa, inteligente e sofisticada.Tem momentos muito divertidos e outros cheios de ação e emoção. Muito bom! Mesmo que pareça um tanto infantil ao início, a história desenvolve-se de uma forma muito séria e adulta. As metáforas são constantes e bem colocadas, tal como a imaginação da autora, que é enorme. A forma como a autora criou este universo rico e inspirador, com as suas próprias regras, e as personagens tão curiosas, só mostra a capacidade de criação e imaginação da autora.
Tem todos os ingredientes necessários para um bom livro dentro do género: ação, humor, emoção, romance, amizade, aventuras...entre outros. A escrita é fluída e bastante melódica. Tudo o que acontece ao longo da história faz sentido e nada está ali descabido.
Em suma, recomendo a todos os que gostam de Fantasia. Não se esqueçam de apoiar os nossos escritores, que bem o merecem! Os meus parabéns à autora por este belo livro e à Chiado.
NOTA (0 a 10): 8
É realmente um livro com bastante magia e que deixa uma sensação de... fantasia à nossa volta! É uma leitura muito agradável mesmo.
ResponderEliminarBeijinhos e boa Páscoa :)
Olá,
Eliminaré isso mesmo que eu achei. Faz com que a fantasia seja algo do dia a dia. É excelente =)
Bjs, obrigada e espero que tenha sido uma boa Páscoa para ti também =)
Viva,
ResponderEliminarBem a ver se o peço pois pelo que percebo vale a pena e não és a unica a recomendar e já são vários que tenho da Chiado por ler :D
bjs
Viva amigo Fiacha,
Eliminaracho bem que o peças, porque vale mesmo a pena e a capa é um mimo!
Bjs e boas leituras
Oi,
ResponderEliminargostei da opinião, o livro parece ser muito bom, q bom q gostou!
ABRAÇOS E BOAS LEITURAS!!!
Olá,
Eliminarobrigada! É mesmo um excelente livro =)
Bjs e boas leituras
Olá,
ResponderEliminarQue surpresa, vir a encontrar aqui, por mero acaso, esta crítica tão favorável, que revela a leitura atenta de uma leitora exigente.
Muito obrigada pelas suas palavras de incentivo e, sobretudo, pelo cuidado em apoiar e divulgar os autores portugueses.
Tomei a liberdade de partilhar na minha página oficial do facebook, à qual é muito bem-vinda!
https://www.facebook.com/ilhademelquisedech/?view_public_for=856867231006681
Com amizade, carinho e votos de muitas e boas leituras que a enriqueçam
Vera de Vilhena (cantora, escritora, revisora de texto)
Olá =)
EliminarMuito obrigada pelas palavras, pelo comentário aqui no blog =) e obrigada por ter escrito este livro tão bonito!
É sempre com gosto que tenho a oportunidade de divulgar os autores portugueses, que tanto se esforçam por ver as suas obras publicadas =)
Muito obrigada!
Agradecida, beijinhos e obrigada