terça-feira, 8 de março de 2016

As Crónicas de Bane, de Cassandra Clare, Sarah Rees Brennan e Maureen Johnson

Sinopse:

Neste livro de contos, são narradas várias aventuras do feiticeiro Magnus Bane, das séries best-seller de Cassandra Clare. Para Magnus Bane seria impossível contar todas as suas aventuras.Ninguém acreditaria... Onze histórias que revelam alguns dos seus segredos que de certeza não gostaria que fossem divulgados. Entre o misterioso Perú e Resgates na Revolução Francesa, os fãs terão oportunidade de saber pormenores da vida do enigmático feiticeiro.

Passado em diversos países e períodos históricos, Magnus Bane com a sua personalidade sedutora, estilo exuberante e inteligência resolve problemas e interage com Clary, Tessa, Will e Alec, de Caçadores de Sombras e As Origens.

Cassandra Clare, Maureen Johnson e Sarah Rees Brennan juntaram-se para escrever dez contos inesquecíveis.
(in Goodreads)


Opinião:

Depois de ler a trilogia As Origens e três da saga dos Instrumentos Mortais, foi com grande gosto que pude ler este, que é uma antologia de várias crónicas em que a personagem principal é Magnus Bane, o grande feiticeiro que desempenha sempre um papel importante e vital tanto na trilogia como na saga. Como já tinha ficado fã dele, claro que não podia deixar de ler este fantástico livro. Que verdadeiramente é fantástico! Surpreendeu-me deveras, pois não contava gostar tanto como gostei, isto porque os livros de conto nem sempre são tão bons como os livros de uma só narrativa (nem sempre, frisei bem). 

Portanto, neste livro existem onze crónicas, mais ou menos organizadas por ordem cronológica, em que Bane é a figura principal. Não é o narrador, mas a história é como que vista pela sua prospectiva e isso faz com que seja contada de uma forma muito divertida e peculiar. A linguagem é muito fluída e descontraída e faz com que o livro se leia num instante. Também faz com que pareça que o leitor faz parte das personagens, porque cria uma relação muito grande de proximidade. Magnus é uma excelente personagem também por isso mesmo, porque consegue criar laços com todos, sejam eles outras personagens ou leitores. 

Gostei muito de rever algumas das minhas personagens favoritas da Literatura, como Jem Carstairs, Tessa Grey e Will Herondale  (d' As Origens...além de Tessa aparecer por algo na saga). Foi um encanto poder ler algo mais sobre eles, uma vez que os três livros em que eles aparecem souberam a tão pouco. É uma das minhas trilogias favoritas e as personagens são fantásticas e muito queridas, daí gostar tanto delas, em especial de Jem. Esse foi um dos aspectos que me fez querer tanto ler este livro. 

Também gostei do facto de ter ficado a conhecer um bocadinho mais sobre este mundo criado pela autora. Apesar de ser um tipo de fantasia urbana, é bastante rico, em especial na trilogia e nas questões de magia e criaturas. Ler este livro, como as crónicas são várias e cada uma, mais ou menos, passada num tempo diferente (Magnus é imortal), torna-se muito interessante ver a evolução e as diferenças e semelhanças das magias, criaturas e atitudes ao longo do tempo. 

Claro que gostei mais de umas histórias do que doutras, mas no computo geral gostei de todas. Gostei muito daquelas passadas no século XIX e também gostei bastante das posteriores. Fiquei bastante intrigada com os textos finais...e quero agora ler, mais do que nunca, os outros livros da saga que me faltam ler (três), pois fiquei mesmo intrigada com o que aconteceu ao Magnus e o porquê. A autora consegue criar sempre um clima de mistério e suspense, misturado com alguma melancolia, emoção e humor, que é excelente. De certo que as outras autoras também fizeram o seu trabalho, mas não notei grandes diferenças em relação aos livros só escritos pela Cassandra Clare. 

Em suma, é um excelente livro que recomendo a todos os que gostam do mundo dos Caçadores de Sombras, de Fantasia e de Literatura no geral. É excelente! 

NOTA (0 a 10): 10

8 comentários:

  1. Olá Miss Lamora,
    gostei muito de sua opinião e me deu vontade de ler o livro, me explique a sequência por favor? Adoraria ler esses livros.

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda,

      a ordem pode mudar, ler primeiro As Origens ou Os Instrumentos Mortais. Eu optei por ler primeiro As Origens, porque cronologicamente faz mais sentido, uma vez que se situam no século XIX (Os Instrumentos Mortais passam-se na atualidade).

      Este convém ler depois de ler alguns dos outros, porque há um mundo implícito neste livro que é importante conhecer dos outros livros da autora.

      Acho que vais gostar =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Lamora :)
    Bem, gostaste bastante do livro. Nunca li nada dessas autoras.
    Beijinho e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello Nuno =)

      Mesmo, é uma excelente autora a Cassandra. Experimenta um dia destes um livro dela.

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Oies,

    Bem já sabia que gostavas bastante desta escritora e pelo que vejo continua a cativar-te mas que bem, tenho que experimentar um dia está visto :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      pois sabes, tens acompanhado os meus comentários desde o início =)
      Continua muito, o que é bom!

      Acho que tens mesmo e que vais gostar =D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Ok, eu tenho um problema com a Cassandra Clare... tal como já mencionei nas minhas Crónicas de uma Leitora Compulsiva porque li os Mortal Instruments e quase que cortei os pulsos de tão chato que era... Por isso fiquei um bocado de pé atrás mas achas que o resto dos livros dela valem a pena?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os que mais gosto são os das Origens. Para mim são muito mais interessantes do que os Instrumentos Mortais...ainda não continuei depois do quarto livro, apesar de ter gostado. A trilogia das Origens é maravilhosa, a meu ver. Este do Bane também é muito bom.

      Eliminar