sábado, 27 de fevereiro de 2016

Outlander - A Libélula Presa no Âmbar, de Diana Gabaldon

Sinopse:

Durante vinte anos Claire Randall manteve o seu segredo. Mas agora, de férias nas majestosas e misteriosas Highlands, Claire planeia revelar à sua filha uma verdade tão impressionante como os acontecimentos que lhe deram origem: o mistério de um antigo círculo de pedras, um amor que transcende os limites do tempo e a verdadeira identidade de James Fraser, um guerreiro escocês cuja valentia levou uma Claire ainda jovem da segurança do seu século de vida para os perigos de um outro tempo.

Mas um legado de sangue e desejo vai testar Brianna, a sua bela filha. A fascinante viagem de Claire vai continuar em Paris, ao lado de Carlos Stuart, na corte intriguista de Luís XV. Jamie tem de ajudar o príncipe a formar alianças que o apoiem na reconquista do trono da Inglaterra. Claire, no entanto, sabe que a rebelião está fadada ao insucesso. A tentativa de devolver o Reino aos católicos resultará num banho de sangue que ficará conhecido como a Batalha de Culloden, e deixará os clãs escoceses em ruínas. No meio das intrigas da corte parisiense, Claire enfrenta novamente um velho rival, tenta impedir o morticínio cruel e salvar a vida do homem que ama.
(in Goodreads)


 

Opinião:

Depois de um ano de interregno entre a leitura do primeiro e a do segundo, foi com grande prazer que me dediquei à leitura deste belo exemplar de 1000 páginas. 

Gostei muito do primeiro volume e estava na expectativa de gostar também muito deste, senão mais, e fiquei satisfeita. Acabei por não gostar mais deste do que do primeiro, mas gostei muito, uma vez que é um livro muito completo e repleto de aventuras e romance. 

Claire Fraser, esposa de Jamie Fraser, continua uma excelente narradora. Ela é a força motriz de toda a narrativa, porque é uma mulher cheia de garra e de força, que nunca cruza os braços face às adversidades e está sempre pronta para a luta, seja ela literal ou metafórica. Gostei muito de a rever e gostei ainda mais de rever Jamie, que é um autêntico homem das Terras Altas da Escócia, que neste volume se vê atirado para as intrigas da corte francesa em pleno século XVIII, a corte do Rei Sol, onde tudo é possível e onde nem tudo é o que parece. Também gostei de rever outras personagens, como a irmã de Jamie e o seu esposo, Jack Randall (apesar de o detestar) e todas as outras personagens. Mas gostei ainda mais de conhecer as novas personagens que foram introduzidas, em especial a filha de Claire e Jamie, Brianna, e também Roger MacKenzie, que serve muito bem o seu propósito, bem como do par Mary Hawkins e o irmão de Jack Randall, Jonathan. Todas as personagens são diferentes e cheias de características fortes e únicas e isso é sempre bom de encontrar num livro. 

Em relação ao enredo também gostei muito. Gostei da forma como a história começou e terminou, se bem que tenha estranhado no início, uma vez que a história começa e termina em pleno século XX. Acho que foi uma excelente forma de dar continuidade à história, bem como incrementar um tanto suspense na medida que faz o leitor se estar sempre a perguntar "o que será que aconteceu?". Também gostei de como a autora pegou e juntou esta parte com a do primeiro livro: a ida de Claire e Jamie para França, em busca de planos para frustrar a tentativa de revolta dos jacobitas na Escócia (aqueles que lutavam pela independência da Escócia), que acabou, historicamente, num autêntico massacre no Campo de Culloden. Gostei da forma como a autora misturo ficção com realidade, de uma forma bastante contextualizada. 

Também gostei de todas as descrições e todos os momentos da narrativa. Nada está ali a mais. É um livro extenso, mas nada é acessório e tudo o que lá está faz falta à história. Existem imensas reviravoltas, aventuras, lutas...existe uma grande dose de romance, que está excelente. Também há um tanto de magia que se mostrou bastante interessante. As descrições são tão detalhadas, mas sem grande palavreado, que é como o se se lá estivesse junto das personagens. Muito bom. 

Em suma, aqui está mais um excelente volume da autora, que consegue aliar História com Ficção de uma forma fantástica e imensamente contextualizada. Espero que, com a série e tudo isso, estes fantásticos livros tenham o sucesso que verdadeiramente merecem, porque, juntar viagens no tempo, com a Escócia, aventuras, romance e muita beleza, é realmente um achado único e esplêndido. O terceiro há por cá (A Viajante) e o quarto está para chegar. Espero que a saga continue com um excelente nível que demonstrou ter nestes dois volumes, pois, de facto, é uma narrativa brilhante, para todos, homens e mulheres. Recomendo vivamente e espero ler em breve o próximo.

NOTA (0 a 10): 10

10 comentários:

  1. Estou a ler este 2º livro neste momento antes que estreia esta temporada da serie Outlander em Abril.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      é muito bom. Espero que estejas a gostar.

      Eliminar
  2. Olá! Li esse livro faz um tempinho e também gostei muito. São muitas páginas que nem se sente, não é? A leitura flui bem. Espero que vc goste do próximo livro também. Abs e ótimas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      estou a gostar muito desta saga. Espero ler em breve o terceiro!
      É uma excelente leitura, que se lê rápido apesar do tamanhão do livro.

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Oi, não sou muito fã dessa saga, tentei ler o primeiro mas achei muito chato. Mas gostei de dua opinião e fico feliz por ter gostado dos livros.

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      eu gosto muito da saga, mas compreendo quem não gosta. Penso que é daquelas sagas que ou se gosta ou não.

      Obrigada =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Tenho os três na prateleira para ler, ainda não me "apeteceu"
    acho que não deveria ter visto a série da TV.
    Tenho de pegar neles depois de ler a tua opinião fiquei com mais vontade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      esteve na prateleira um ano e qualquer coisa, depois de ter lido o primeiro. Ainda só vi o primeiro episódio da série...tenho de ver os outros.

      Acho que fazes bem em pegar neles e fico contente por a minha opinião te ter dado vontade de os ler =D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  5. Viva,

    Bem penso ter esta escritora no Kobo por ler, embora não goste muito de ler nesse formato foi por essa via que li o 2 livro do Lynch e adorei (tenho o terceiro por ler rsrsr) mas pelo que percebo vale muito a pena ler estes livros :)

    Bjs e parabéns pelo comentário :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Acho bem começares a ler os livros da Diana Gabaldon, porque são excelentes. Romance Histórico mesmo cinco estrelas! (ou 10 aliás!)

      E também espero que leias em breve o terceiro do Lynch...vais ter muitas surpresas =D

      Vale sim, são excelentes.

      Bjs e boas leituras, obrigada =)

      Eliminar