Sinopse:
Julia Becket acredita no destino. Ela tinha apenas cinco anos quando viu Greywethers pela primeira vez, mas soube de imediato que aquela era a sua casa. Vinte e cinco anos depois, tornou-se finalmente sua proprietária. Mas Julia depressa começa a suspeitar de que existe algo de poderoso e inexplicável por detrás da sua decisão radical de abandonar Londres e começar de novo numa pequena aldeia. Os novos vizinhos são calorosos e acolhedores, muito particularmente Geoff, o aristocrático proprietário de Crofton Hall, com quem sente uma ligação imediata. Mas a vida tal como ela a conhecia acabou, e outra bem diferente está prestes a começar. Uma vida que inclui Mariana, que habitou aquela mesma casa trezentos anos antes e cujo destino ficou tragicamente por cumprir. A história de Mariana vai- se revelando a pouco e pouco, apoderando-se da sua vida como um feitiço. Ao longo dos séculos que separam as duas jovens, uma promessa de amor eterno aguarda o desfecho que o destino lhe negou. Conseguirá Julia desvendar no presente os enigmas do passado? Será que Mariana esteve sempre à sua espera? (in Goodreads)
Opinião:
Depois de ler o livro O Segredo de Sophia fiquei muito curiosa em relação a este livro. Gostei imenso da forma como a autora conseguiu formar uma história tão bonita e cheia de mistério, com um pano de fundo de um passado com uma história de que eu gosto bastante (as revoltas escocesas) e de um presente bastante normal. A forma como a autora entrelaçou o passado com o presente e as relações entre todas as personagens foi perfeita e era isso que estava à espera de encontrar neste livro: interligações e segredos. E foi isso mesmo que encontrei.
A narrativa divide-se em momentos passados no presente, em que Julia Becket é a narradora e está nela mesma, e em momentos passados no passado, em que Julia Becket encarna Mariana, que passa a ser a narradora, e que deixa ver o que aconteceu naquela casa e na sua vida. A forma como a reencarnação é abordada está muito bem feita, uma vez que não é nada forçado e descabido, sendo tratado como algo normal. Também a missão de Julia está bastante bem elaborada e relacionada com as personagens e os locais...não vou aqui referir muito mais sobre isto, porque livros com mistérios é para deixar os leitores descobrirem por eles mesmos.
No entanto, a história não tem nada de extraordinário. Comparando os dois livros, O Segredo de Sophia apresenta uma história muito mais complexa. Porém, Mariana não se lhe fica atrás. Não tem tantos detalhes históricos, apesar de o contexto do passado também estar relacionado com acontecimentos verídicos da História inglesa (a instauração do Parlamento e o assassínio do rei); os momentos do passado são em menor número. Aqui encontra-se uma história mais simples, sem muitos adornos, mas bastante bonita e que se entranha facilmente no leitor, pelo menos foi o que me aconteceu.
O facto da autora conseguir descrever emoções e "pintar retratos e quadros" de uma forma bastante maravilhosa e assertiva também faz com que seja impossível ao leitor não se interessar ou não se misturar com as personagens e com o espaço. É possível visualizar tudo: personagens, espaços, tudo. A casa é descrita ao pormenor, sem ser maçador, bem como todo o ambiente e até a vila. E esta capacidade também está visível nos sentimentos e emoções das personagens. Nos momentos mais emotivos e de suspense é possível sentir as emoções das personagens e estar com elas. Isso é sempre excelente quando acontece.
Gostei muito das personagens, principalmente de Mariana e de Richard de Mornay, e também de Julia, Ian e Geoff. São personagens fortes, repletas de histórias. São complexas e interessantes. Todas as personagens são maravilhosas; todas são necessárias para a história; todas têm um papel.
Esta é uma história repleta de Romantismo, com uma grande carga emotiva. Lembrei-me várias vezes de O Monte dos Vendavais, de Emily Brontë, e de Longe da Multidão, de Thomas Hardy, que são Romances de extremo Romantismo, até a roçar um tanto o Gótico por vezes. Isso também me fez gostar muito da história.
Em suma, Mariana é uma belíssima história de amor, redenção e mistério. Vai apaixonar todos os leitores que gostam de uma boa história de amor e de algum Romantismo à mistura. Um bonito romance, que me encheu as medidas!
NOTA (0 a 10): 10
Por acaso desconhecia este livro mas definitivamente tenho que o adicionar na minha to-read list das minhas Crónicas de uma Leitora Compulsiva e depois dessa review, parece que vale mesmo a pena :)
ResponderEliminarObrigada, é o segundo livro que leio da autora e recomendo vivamente. É uma história bastante bonita =)
EliminarOis,
ResponderEliminarBem tenho a certeza que todos gostam de ler uma bela história como esta volta e meia, fico contente que tenhas gostado tanto, registado ;)
Bjs e boas leituras
Olá amigo Fiacha,
Eliminaré de facto uma excelente história. Gostei muito. É o segundo livro que leio da autora e só tenho a dizer coisas boas =)
Bjs e boas leituras