segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

The Romance of Tristan and Iseult, de Joseph Bédier

Há muito que procurava ler esta obra. Vi o filme e conhecia o romance de ambos, mas queria muito ler a história, uma vez que faz parte das lendas arturianas e tem aquela magia que tanto me agrada. Foi agora que apareceu a oportunidade e só posso dizer que estou muito feliz.


Este livro conta a história de amor de Tristão e Isolda, amor esse predestinado a consumir os seus amantes de modo a que a sua história fosse bela e trágica. Perseguidos pelos seus, Tristão e Isolda lutam contra tudo e contra todos pelo seu amor. Uma bonita história de cavalaria, relacionada com a lenda arturiana, que para sempre trouxe ao mundo uma magia que invoca um tempo pleno de magia e maravilha.

A narrativa é bastante simples, é uma história pequenina, mas encerra em si uma beleza enorme, mostrando como a perseverança e a luta pelos nossos ideias, sonhos e objectivos é aquilo que nos move. Todas as batalhas, todas as tristezas, todos os desgostos podem ser vencidos pela coragem e pelo amor, e mesmo se não o forem, há sempre algo para além deste tempo e espaço, onde aguarda o prémio para aqueles que amam e mostram a sua coragem. É essa a grande mensagem da história, a meu ver e é isso que o amor entre estas duas personagens me transmitiu.

Esta é uma história de amor em si bastante desoladora, mas é impossível não encontrar a beleza que nela reside. É um hino ao amor e aos amantes impossíveis. Tristão está excelente. Juntamente com Lancelote e Artur, ele é uma daquelas personagens lendárias que mais me fascina, precisamente devido à sua história de amor com Isolda e à sua batalha por ela. Também Isolda é uma personagem bastante interessante. Filha dos reis da Irlanda, Isolda é uma bela mulher, nobre e altiva, que parte em rumo ao desconhecido para se casar com o Rei Marcos da Cornualha, mas acaba por se apaixonar por Tristão a meio da viagem. É, como quase todas as mulheres das lendas arturianas, uma mulher de força e carácter, que não desiste nem mostra fraqueza.

Uma história medieval, com tudo o que a Idade Média nos deixou: romances proibidos, batalhas, amizades, intrigas, traições, magia, mistério e muita coragem. Um hino ao amor e à cavalaria.

Existem várias versões desta história e eu li aquela que foi recontada por Joseph Bédier e só posso dizer que correspondeu às minhas expectativas. Recomendo a todos a sua leitura, sem reservas. É um livro pequeno, mas com uma história do tamanho do mundo. Existe o livro traduzido para português.


Citações:

Then, being with the Queen for the last time, he held her in his arms and said:
"Friend, I must fly, for they are wondering. I must fly, and perhaps shall never see you more. My death is near, and far from you my death will come of desire."
"Oh friend" she said, "fold your arms round me close and stain me so that our hearts may break and our souls go free at last. Take me to that happy place of which you told me long ago. The fields whence none return, but where great singers sing their songs for ever. Take me now."

"Peace...My lady sends me to prepare that shining house I vowed her, of crystal and of rose shot through with morning." 

Pág. 82

NOTA (0 a 10): 10

6 comentários:

  1. Ois,

    Por vezes não é necessario sagas / trilogias ou mesmo um livro muito grande para se escrever uma boa história, aqui está o exemplo disso mesmo :)

    Bjs e parabens pelo comentário ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      é isso mesmo. Um livro com 96 páginas tem uma história tão bela e profunda que uns com 1000 não conseguem transmitir.

      Bjs! Muito obrigada =)

      Eliminar
  2. Olá Maria
    Também vi o filme e gostei muito. Adoraria ler este livro. Mais um para a minha lista. Fizeste um excelente trabalho na divulgaçãodo livro.
    Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luísa,

      o filme é muito bonito. Está uma boa adaptação. Acho que fazes bem em querer ler o livro e vais gostar. Muito obrigada! É bom ler essas palavras =)

      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Adoro essa história. Vi um filme bem antigo no YouTube e amei. Depois li algo a respeito nas histórias que li sobre o Rei Arthur. Ótimo artigo, Miss Lamora. Bjos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A história é linda. Já vi um filme, mas foi o mais recente, com o James Franco.
      As histórias arturianas são sempre maravilhosas. Muito obrigada =)

      Bjs!

      Eliminar