sábado, 21 de fevereiro de 2015

A Ascenção de Júpiter



Depois de ver os trailers, as imagens e ouvir a banda sonora, só podia ir ver o filme. Com um ambiente muito prometedor, com efeitos fantásticos, cores magníficas e uma banda sonora poderosa, do mesmo autor da banda sonora de Star Trek, este era um filme que muita curiosidade me despertou. Pareceu-me então estar perante uma bela história de Ficção Científica.


O filme conta a história de Júpiter (Mila Kunis), uma jovem filha de professores universitários de São Petersburgo (pai inglês e mãe russa), que acaba por ir para os Estados Unidos, ainda na barriga da mãe. Júpiter passa os dias a lavar casas de banho e a limpar casas de pessoas ricas, sonhando com o sonho de ter um telescópio para observar os astros. Tudo parecia normal, até que Júpiter foi atacada por um grupo de aliens, as sombras, que tentam atacá-la e roubar amostras do seu sangue para levar para aos seus amos, os descendentes da dinastia de Abrasax, que temem pela sua riqueza e domínio sobre da Terra, depois de conhecerem a existência de Júpiter, cujos genes são totalmente idênticos aos da mãe dos irmãos Abrasax: Balem (Eddie Redmayne), Kalique (Tuppence Middleton) e Titus (Douglas Booth). Todos temem Júpiter, pois, sendo ela a reencarnação da mãe deles, ambos perdem a possibilidade de governar e continuar os negócios da família, uma vez que a mãe deles era contra tais negócios: colonizar planetas para mais tarde ceifá-los e obter, assim, o néctar necessário para viverem milhares de anos e poderem mudar de aspecto sempre que o seu corpo começar a fraquejar. Para apanharem Júpiter, os Abrasax conspiram de várias formas, que acabam por fazer chegar até ela um ex-militar com poderes de controlar o ar, de nome Caine Wise (Channing Tatum). Caine acaba por ter de salvar Júpiter por diversas vezes. Assim, Júpiter acaba por ter nas suas mãos o papel de salvar a Terra das ideias dos irmãos Abrasax.


Pois bem...aqui está um filme muito bonito. Visualmente é fantástico, com efeitos visuais maravilhosos, cores e imagens estonteantes e momentos de tirar o fôlego a nível visual. No entanto, senti falta de mais alguma coisa: de um enredo mais forte. Houve algumas pontas que ficaram demasiado soltas e tal não tinha a mínima necessidade, uma vez que o filme ainda tem uma duração um bocadinho grandita. As relações entre as personagens podiam ter sido melhor exploradas, principalmente entre Júpiter e os irmãos Abrasax. Em vez de haver tanto Caine Júpiter, podia haver mais Júpiter, Balem, Kalique e Titus. Teria sido muito mais interessante e muito mais poderoso. Senti a falta de ver mais vezes Balem no ecrã. Uma vez que é tão importante para o filme e um dos actores de maior renome nele, poderia ter muito bem aparecido muito mais...e também é das personagens mais interessantes. Se tivesse aparecido mais e de uma forma mais intensa e poderosa, poderia ter ficado muito melhor do que ficou. Só tenho estes aspectos a apontar, como não tão positivos. Por muito bonito e grandioso que o ambiente seja, há sempre a necessidade de grandes momentos de tensão entre as personagens, e senti a falta disso em relação aos personagens que referi acima. Ou seja, as relações poderiam ter sido melhor exploradas de modo a criar mais emoção e mais tensão nos espectadores.


No entanto, não é pelo que  acabei de referir que o filme não tem qualidade. Dos mesmos produtores de Matrix e de Cloud Atlas, o filme só podia ser bom. É interessante, tem alguns laivos de Steampunk, levanta questões éticas bastantes interessantes e arrepiantes, se for explorado em profundidade. Os actores estão muito bem, a banda sonora é poderosa, bem adequada a todas as partes. Há sempre acção, grandes momentos de habilidades espantosas e algum humor. Em suma, é um filme bom, que, apesar de poder ser melhor do que aquilo que é, tem imenso potencial, é uma boa história e agarra o espectador ao ecrã. Há em 3D e 2D. Vi em 2D, mas é daqueles filmes em que o 3D é bem utilizado, a meu ver, devido aos efeitos especiais e às belíssimas cores e ambientes.



Não tenham medo das criticas que por aí andam e vão ver o filme! É muito bom e  deixa sempre um leve mistério no ar.

NOTA (0 a 10): 9

4 comentários:

  1. Olá!!!
    Não sou especialmente interessada em ficção científica, mas fiquei com vontade de ver este filme.
    O homem já anda a ver se o descobre.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Fico feliz por ter ajudado a despertar a curiosidade para ver o filme =D
      Espero que gostem! =D

      Bjs

      Eliminar
  2. Ois,

    Sabes que não é bem a minha onda, infelizmente, mas temos filme é o que se percebe, fiquei com vontade de ir ler :D

    Mais um excelente comentário, parabens ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      pois é, mas é como dizes: "temos filme" =)
      Espero que gostes, porque está bastante interessante!

      Muito obrigada! Este teve direito a duas ilustrações

      Bjs

      Eliminar