terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

A Espada da Verdade - A Primeira Regra dos Feiticeiro parte I, de Terry Goodkind

Aqui está a primeira parte do livro A Primeira Regra dos Feiticeiros. Estava muito entusiasmada para o ler e mesmo com algumas opiniões mais negativas continuei a estar curiosa...e ainda bem! 


O livro conta a história de Richard Cyper, um jovem guia de floresta que, depois de uma série de acontecimentos estranhos e medonhos, acaba por se encontrar perante uma difícil tarefa: ser Seeker (aquele que procura a Verdade). Ao encontrar e defender uma jovem misteriosa, Kahlan, Richard começa uma aventura para a salvação do seu povo, contra Draken Rahl, filho do antigo líder de O'Hara, que tentara quebrar todos os povos sob o seu jugo. Num mundo dividido em três por uma fronteira mágica, tudo começa a desmoronar-se e Richard tem de fazer tudo para salvar o seu povo.

Pode ser um tema muito batido na Fantasia. Muitas são as histórias cujo contexto é este: demandas para salvar o mundo de alguma personagem malvada. A premissa não é nova, mas a história é boa. As personagens são interessantes e bastante reais, nomeadamente as principais. É uma narrativa de viagem bastante fluente e rápida. A linguagem é limpa, os detalhes não são demasiados, mas na medida certa para que o leitor imagine o ambiente e as personagens. Portanto, por mais que possa parecer mais do mesmo, não é.

Quanto às personagens, gostei bastante de Richard e de Kahlan, cuja relação é bastante interessante. Os segredos de ambos estão sempre no meio, ali a tentar aparecer, mas sem nunca serem revelados, deixando o mistério no ar quanto às reacções das personagens e aos segredos em si. Há um mistério à volta das personagens que me é muito agradável. Também as personagens secundárias são bastantes completas, harmonizando toda a narrativa, aparecendo nos momentos mais relevantes e relevando-se fulcrais para o desenrolar da narrativa.

Senti um ambiente de mistério e de algum terror em determinados momentos, especialmente aquando de certas aventuras perto da Fronteira, isto devido às intensas descrições da atmosfera desses momentos. Este factor entusiasmou-me bastante, uma vez que intensificou ainda mais a narrativa.

Há de tudo um pouco ao longo da narrativa: amor, amizade, terror, atrocidades, guerras, intriga, política, coragem, humor e perseverança. Ou seja, tem de tudo um pouco.

É uma história bem contada, com aventuras que deixam o leitor a perguntar por mais e a querer pegar no livro para ver o que vai acontecer, o que é sempre um incentivo à leitura!

Outro aspecto que muito apreciei foi o facto de existirem bastantes dilemas morais ao longo da história, em que as personagens têm muito com que pensar e reflectir, o que se relaciona intimamente com a realidade que as personagens demonstram.

O único reparo que tenho a fazer é sobre a existência de muitos "queridos" e "queridas", que, a meu ver, não eram muito necessários, pelo menos tantas vezes.

Agora é ler a segunda parte e esperar que mantenha o ritmo e a qualidade desta parte, o que espero que aconteça, uma vez que as duas partes são o livro todo. De referir ainda que as capas da edição portuguesa, das duas partes, são lindas.

Recomendo vivamente! Mais um livro de Fantasia que mostra tudo que este género tem para oferecer. 

Citações:

- Porque muitos precisam de ser escravizados para progredir - ponderou, com tristeza. - No seu egoísmo e ganância, veem as pessoas livres como opressoras. Querem um líder poderoso, que corte as plantas mais altas para que assim o sol possa chegar até eles, apenas porque acham que nenhuma planta deve ultrapassar o tamanho da mais baixa de entre elas. Preferem que alguém lhes proporcione uma luz que as guie, seja qual for o combustível que a alimente, do que acender uma vela por si mesmos. Alguns acreditam que o Rahl lhes sorrirá e recompensará quando vencer, daí serem tão cruéis quanto ele. Outros estão apenas cegos para a verdade e lutam pelas mentiras que ouvem. Há também quem descubra demasiado tarde que está agrilhoado. Pág. 197

NOTA (0 a 10): 10

10 comentários:

  1. Olá Maria
    Ao ler o teu comentário, lembrei-me de uma série que deu em tempos "Seeker" conheces?
    Terá algo a ver com este livro? não sei ...
    Em todo o caso gostei bastante do teu comentário, quem sabe um dia o lerei :)
    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminhante,

      a série é baseada nos livros. Conheci a história através de uma amiga que via a série e queria muito os livros, há uns aninhos. Agora que há em português, tinha mesmo de conhecer os livros =)
      Mas não cheguei a ver a série, mas deve ser fixe.

      Muito obrigada, espero que se o leres, gostes também =)

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    2. a série vê-se bem, sem ser nada de extraordinário, na minha opinião. Provavelmente os livros serão mais interessantes, como de costume :)
      obrigada, se o ler comentarei :)

      beijinhos

      Eliminar
  2. Ois miga,

    Excelente comentário a ver se espero pelo teu comentário ao livro seguinte :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo,

      muito obrigada! Ainda estive para juntar os dois livros para fazer uma opinião global, mas optei por repartir. Já comecei a segunda parte =D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Bom comentário, Maria!!! Sinceramente tenho lido bem mais comentários negativos que positivos, por isso não me parece que vá pegar nele nos próximos séculos :P Mas estou como o Fiacha, vou esperar pelo teu comentário ao próximo livro e ir vendo mais comentários.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno,

      muito obrigada! Também li vários comentários negativos e também tive algum receio, que acabou por ser posto de parte assim que comecei a ler o livro. É uma história que tem muitos elementos parecidos com outras do género e isso tira sempre alguma originalidade à obra. Mas acabei por deixar isso de lado e tentar não fazer demasiadas comparações. Gostei das personagens e isso é, para mim, meio caminho andado para gostar da história em si =)
      E eu fico à espera do comentário =D

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    2. Mesmo, os personagens são do que de mais importante pode ter uma história.
      Beijinhos.

      Eliminar
    3. São o que as histórias têm de melhor =)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Miss Lamora, adorei sua opinião, e já estou providenciando os livros, pois quero ler todos, essa série parece ser muito boa!

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderEliminar