quarta-feira, 2 de junho de 2021

Six of Crows, de Leigh Bardugo

Sinopse:

Na cidade de Ketterdam, há sempre muito que fazer e muito que saber. Kaz Brekker, jovem encarregado do gangue dos Dregs, tem como objetivo ser o melhor de todos os encarregados de gangues e tornar-se ele próprio chefe do seu próprio gangue. Para isso há que construir uma certa reputação e ter os companheiros adequados para os mais diversos golpes e trabalhos. 

Uma noite, quando Kaz estava a caminhar pelas ruas da mais movimentada cidade da ilha, acaba por ser intercetado por um dos mais influentes mercadores da cidade, que lhe oferece uma oportunidade e ganhar imenso dinheiro. Para tal só tem de fazer um trabalho impossível: entrar na Ice Court, o sítio mais vigiado e guardado de toda Fjerda, e raptar o inventor de jurda parem, uma droga que pode destruir toda uma civilização, pois tem como alvo os Grisha e os seus poderes. 

Kaz tem então pela frente um trabalho impossível e tem de juntar um grupo de pessoas para por o plano em movimento: Inej, a sua espia que também tem muito a dizer no que diz respeito ao manuseamento de facas; Jesper, um fantástico atirador que parece ter superpoderes com as pistolas; Nina, uma Grisha Heartrender longe de Ravka; Matthias, um soldado de Fjerda que está preso e tem algo a ver com Nina; Wylan, o filho do mercador em questão e que tem grandes conhecimentos de bombas e explosivos, bem como de mapas e plantas do local a assaltar. Com toda a inteligência de Kaz e o seu famoso conhecimento para abrir todas as portas e fechaduras, o grupo terá pela frente uma única e emocionante aventura que parece ter como objetivo salvar todos os cidadãos e ganhar muito dinheiro. Será que vão conseguir?


Opinião:

Que maravilha de história e de personagens!!! 

Decidi ler este livro logo após o Siege and Storm, da mesma autora, e que faz parte da trilogia Grisha, porque não conseguia esperar mais. Quando comecei a ver a série da Netflix, Shadow and Bone, fiquei inteiramente rendida às personagens de Ketterdam, em especial a Kaz, Inej e Jesper e depois a Nina e a Matthias. Confesso que gosto muito mais dos momentos em que aparecem estas personagens do que dos momentos da Alina, Mal e Darkling. Quando comecei a ver a série não conhecia nada em relação a Ketterdam e às personagens do Six of Crows e foi com imenso prazer que me dediquei à leitura do livro. E ainda bem que o fiz porque é simplesmente fantástico e único! Só tenho elogios a fazer, tanto à narrativa como às personagens. 

Fiquei completamente apaixonada pela história e vivi cada momento das aventuras do gangue com muita emoção e também carinho, porque foi impossível não criar afinidade com as persoangens, em especial, com o Kaz e a Inej (se bem que, no fundo, com todos os membros do grupo). 

Ao longo da narrativa vamos também conhecendo melhor o passado de cada personagem e desvendando muitos dos mistérios que as rodeiam e que levam a compreender as suas atitudes e os seus pensamentos. Isso está feito com tanta mestria que desenvolve essa afinidade para com as personagens. Para tal também ajuda o facto da história estar organizada por capítulos de cada personagem. 

O ritmo é frenético e alucinante e à medida que a história vai aproximando-se dos momentos cruciais e mais decisivos esse ritmo é ainda mais acentuado: capítulos mais curtos, ação mais forte e direta. Existe uma união perfeita entre o passado das personagens e o presente do momento em que estão a viver. Outro aspeto fundamental é o mistério à volta do plano de Kaz para desenvolver o trabalho. O plano vai sendo posto em prática à medida que a história se desenvolve e o leitor vai levado pela ação e tem de acompanhar as jogadas dele, os seus raciocínios e decisões. Isso é feito com enorme mestria. Eventualmente, existem momentos onde alguns aspetos são mais explorados e explicados e é aí que ainda ficamos mais maravilhados com a inteligência do plano e das ações pedidas por Kaz aos outros membros do gupo. Simplesmente fantástico! 

Podia ficar aqui a escrever sobre o livro infinitamente, porque, como já devem ter percebido, fiquei completamente apaixonada e emocionada. Sem dúvida, um dos melhores livros que li até agora. É uma história que comove, que diverte, que faz estar sempre numa ansiedade total por causa de tudo o que acontece ao longo da narrativa. E as personagens são simplesmente únicas e preciosas. 

Em suma, recomendo totalmente a todos os que gostam de viver aventuras literárias emocionantes! 

NOTA (0 a 10): 10 

Sem comentários:

Enviar um comentário