sábado, 10 de abril de 2021

The Desolations of Devil's Acre, de Ransom Riggs

Sinopse:

Após os arrepiantes acontecimentos no final do segundo volume, Jacob e Noor encontram-se na casa do avô de Jacob. Confusos e assustados fazem tudo para voltar para perto dos amigos e quando conseguem encontram tudo numa reviravolta. 

E assim, no meio do que parece ser uma guerra civil entre peculiares, Jacob, Miss Peregrine e os amigos vão ter de conseguir decifrar a profecia e tentar salvar o mundo peculiar.

Uma aventura recheada de momentos empolgantes e muita emoção.


Opinião:

Neste volume, a narrativa voltou a virar-se para algumas das personagens dos livros anteriores, em especial do volume Biblioteca de Almas. É como que uma extensão dos acontecimentos narrados nesse volume e isso foi feito com grande mestria. 

O autor mostra-se bastante ousado em criar um ambiente absolutamente terrível, cheio de momentos empolgantes, com uma história com um rumo um tanto diferente do que poderia parecer nos dois volumes anteriores. Conseguiu tornar a história um pouco mais sombria ainda e deu a Jacob um papel que nunca esperei e que muito me arreliou, porque foram momentos de muita emoção. 

Jacob torna-se um absoluto líder dos peculiares no geral. Agora, mais do que narrador e amigo, é também uma peça crucial no puzzle para deter a ameaça ao mundo peculiar e também ao mundo não-peculiar. As decisões que ele teve de tomar são muito complexas e isso fez com que a leitura ainda se tornasse mais viciante. E continua a ser um narrador único e peculiarmente fantástico. Foi um devorar de páginas! 

Gostei muito da forma como todas as personagens têm o seu momento especial, o seu momento de força e relevância. Gostei em especial da forma como Enoch se revelou algo mais do que aquilo que parecia ser nos outros volumes (se bem que o seu desenvolvimento a nível da complexidade começou bastante em A Map of Days) e de como deixou de lado a sua maneira de ser sarcástica e até desconfortável para com alguns dos outros membros do grupo, mostrando muita coragem, bravura e amizade. Também Hugh mostrou muita coragem, bem como outros membros do grupo. Há ainda bastantes personagens novas que também se revelam muito importantes para a história. 

Mais momentos emocionantes, com muita ação, suspense, mistério, um toque de romance e amizade, são alguns dos ingredientes que fazem parte desta história. Também houve momentos de guerra, que tornaram a história ainda mais empolgante. E momentos de extrema doçura. 

Em suma, uma história muito bem escrita, com um narrador maravilhoso que dá tudo de si à história e que ajuda a torná-la numa obra prima. Sem dúvida, uma das melhores sagas de Fantasia! Recomendo totalmente.

NOTA (0 a 10): 10 

Sem comentários:

Enviar um comentário