quarta-feira, 14 de abril de 2021

The Cruel Prince, de Holly Black

Sinopse:

Jude e a irmã gémea foram levadas juntamente com a sua irmã fada para o Reino de Elfhame quando eram crianças, devido a algumas questões familares. Há medida que foram crescendo, foram observando tudo em seu redor e aprendendo. Jude, uma rapariga inteligente e bastante confiante, depressa começou a ver que naquele local o que de melhor tinha a fazer para se manter segura era exatamente tornar-se forte, sendo esperta, justa e nobre. Para tal, tinha o sonho de ter um lugar entre os soldados ou na guarda de honra da família real. 

Mas para tal tem de ultrapassar alguns obstáculos, incluindo manter-se distante e a salvo do grupo de fadas que a persegue (e à Taryn, a irmã gémea) durante as aulas. Desse grupo faz parte o Príncipe Cardan, um dos membros da família real do reino, que se apresenta como algúem extremamente presunçoso e convencido, até um tanto cruel. 

O que Jude não estava à espera era de que Cardan pudesse ser alguém mais interessante do que aquilo que poderia parecer e que poderia ser importante para os seus planos secretos.


Opinião:

Este foi um livro em que iniciei a leitura com imensas expectativas devido a toda a hype que está a acompanhar esta história. Pois bem, apesar de ter sentido que poderia ter sido ainda melhor, gostei muito, muito, muito! 

Gostei especialmente das personagens, que a meu ver são uma das grandes mais valias da narrativa. Jude é uma excelente narradora, uma rapariga humana muito forte, que combate as injustiças e tenta vencer num reino que vê os humanos como seres inferiores e ridículos. É também muito inteligente, perspicaz e audaz, enfrentando tudo e todos para atingir os seus objetivos, sejam eles quais forem. Carden é outra excelente personagem e todo o mistério da história anda à sua volta, pois é ele que está no centro da ação. Sendo uma fada, e ainda por cima da família real, Cardan é um autêntico exagerado, maldoso e convencido, que só quer divertir-se e chatear os outros. Uma vez que, ao longo da narrativa vai-se desenvolvendo a dúvida em relação à verdadeira personalidade de Cardan, esse é um dos aspetos que mais me fascinaram no livro, uma vez que ele poderá não ser o que parece ou mesmo ser. As outras personagens também são interessantes e todas elas bastante complexas e bem construídas. 

Outro aspeto muito interessante nesta história é o Reino de Elfhame. A autora criou um reino das fadas bastante credível e bem desenvolvido, com uma história bem contextualizada. Todos os detalhes estão excelentes e gostei muito de conhecer este reino. 

Em relação à intriga, tal é o que mais existe neste livro! Desde o início até ao fim, a intriga é o ingrediente que está em maior quantidade. Muitos mistérios, muitas alianças, muitos interesses, tudo gira à volta do trono de Elfhame e do que tal significa para todas as personagens. Gostei muito da forma como as reviravoltas vão acontecendo e de como tudo está muito bem enquadrado e narrado. 

Jude também permite ao leitor, enquanto narradora, dar a conhecer a realidade de Elfhame da sua maneira, uma maneira justa e equilibrada. Isso também é muito bom para a criação de uma contextualização forte e bem desenvolvida, o que muito me agradou. 

Tudo isto envolto em muita ação, mistério e romance! E uma capa lindíssima e um interior cheio de detalhes muito bonitos.

Apenas tenho a referir que gostaria que o livro fosse maior e que houvesse mais detalhes em relação ao contexto histórico de Elfhame (mais do que o que já está referido ao longo da narrativa). 

Em suma, um primeiro volume de uma trilogia que tem tudo para ser mágica e fascinante! Recomendo a todos os que gostam de uma boa história!

NOTA (0 a 10: 9

Sem comentários:

Enviar um comentário