quarta-feira, 7 de abril de 2021

A Map of Days, de Ransom Riggs

Sinopse:

Depois dos acontecimentos passados nos livros anteres, Jacob Portman continua a ser o narrador das várias aventuras das crianças peculiares. Tendo A Biblioteca de Almas terminado de modo bastante interessante, A Map of Days (ainda não há traduzido para Português) começa exatamente um pouco depois desses acontecimentos. Neste volume, Jacob e os amigos encontram-se perante o desejo de conhecer mais sobre o avô de Jacob e sobre o que aconteceu nos Estados Unidos, em relação às crianças peculiares e às ymbrynes (uma vez que os livros antererios são passados especialmente na Grã-Bertanha). 

Opinião:

Mais uma fantástica aventura passada neste universo peculiar criado pelo autor! Depois de ter lido algumas opiniões não tão favoráveis, confesso que estava um pouco receosa em relação à leitura deste livro, uma vez que gostei muito dos anteriores e tinha muitas expectativas para este também. Porém, todo o receio não tinha razão de ser, pois a história é igualmente fantástica, se não for ainda melhor do que a anterior! 

Este é, sem dúvida, o quarto volume da saga, sendo que considerar os anteriores como trilogia pode não estar correto. Sim, este poderia ser o começo de uma nova trilogia, mas acho que isso não faz muito sentido. Este é o quarto volume da saga. E que volume! Jacob continua a ser um narrador impecável, cheio de carisma, muito engraçado e perspicaz. Ele narra de um modo bastante forte, muito pessoal e cheio de sentimento, mas também de um modo um tanto humorístico, pois consegue ser bastante acutilante em alguns momentos. E por causa da fluidez com que Jacob narra a história, também é possível ler o livro muito rapidamente, o que fiz por não fazer, pois quis prolongar a leitura por gostar muito. 

Neste volume, Jacob tem como principal tarefa ajudar os amigos peculiares a tornarem-se mais como adolescentes dos tempos modernos, ajudando-os na escolha de roupas, no treino de comportamentos em locais públicos modernos e até na forma de falar. Esta é a primeira e principal tarefa dada pela Miss Peregrine a Jacob, mas que cedo começa a tornar-se numa tarefa secundária, pois o que ele mais quer é descobrir um antigo amigo do avô para saber mais sobre a história do avô, uma vez que ele próprio quer fazer parte da história do mundo peculiar. Assim, as aventuras vão surgindo uma atrás da outra, o que me agradou imenso, pois revela um excelente dinamismo e muita emoção. 

Gostei muito de reencontrar as personagens. Aprendi a gostar também de algumas das personagens que talvez não tinha achado tão interessantes nos livros anteriores, mas isso deveu-se ao desenvolvimento que mostraram ter neste volume. Houve outros aspetos que também se revelaram importantes para o desenrolar dos acontecimentos que foram um pouco mais complicados, mas que revelam a maturidade das personagens, o que também é importante para o crescimento da obra em si. 

As aventuras, que parecem ao início ser até simples, começam a tornar-se cada vez mais perigosas e até assustadoras, o que também é interessante. 

O ritmo da leitura é sempre constante, uma vez que a narrativa fluí com extrema facilidade e emoção. Não existe um único momento "parado", o que é excelente! 

Em suma, recomendo totalmente a todos os que leram os volumes anteriores. A quem não leu os volumes anteriores e esteja curioso ou curiosa, recomendo que os leia. Muito bom! 

NOTA (0 a 10): 10

2 comentários:

  1. Olá Maria,

    Espero que esteja tudo bem por ai :)

    Ora ai está um grande comentário, fica registada a tua recomendação ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha!

      Também espero que esteja tudo bem por aí, obrigada :)

      Muito obrigada! Gosto muito desta saga, espero que o autor continue! Espero que gostes!

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar