sábado, 20 de agosto de 2016

Sonho de Cetim, de Loretta Chase

Sinopse: 

Todas as palavras, todas as frases da prosa de Chase cintilam de malícia e charme.

Uma inocente de olhos azuis por fora, mas feroz tubarão por dentro, a modista Sophia Noirot até conseguiria vender areia a beduínos. Vender os deslumbrantes vestidos da Maison Noirot a damas nobres é um pouco mais complicado, especialmente porque um recente escândalo de família criou um inimigo que, por acaso, é um dos líderes da sociedade da moda.

Transformar um escândalo numa lucrativa vantagem para a botique requer todo o talento de Sophia, deixando-a com pouco paciência para o devasse Earl de Longmore. Este idiota desajeitado não consegue ter mais do que uma ideia na cabeça, e ultimamente tem estado apenas loucamente fixado em despir Sophia! 

No entanto, quando a irmã de Longmore, a cliente mais rica e mais adorada da boutique, foge da cidade, Sophia não pode deixar Earl procurá-la sem ajuda. Numa demanda escaldante com o único homem ao qual não resite, Sophia deixa-se levar pela tentação do desejo... (in Edições Saída de Emergência)



Opinião: 

Este é o segundo volume das histórias de Loretta Chase sobre as irmãs Noirot. Depois de ter lido o primeiro e de ter gostado bastante, tinha de ler o segundo e posso adiantar que também gostei. 

Neste livro encontramos Sophia, uma das irmãs Noirot, a braços com vários problemas, principalmente depois do casamento da sua irmã com o conde de Clevedon (no primeiro volume), uma vez que tal casamento fez várias nobres deixarem de se vestir na Casa Noirot, por puro preconceito contra o casamento de uma modista com um conde. Sophia faz tudo para manter a loja aberta e a produzir, tentando cativar o maior número de clientes e manter as que já têm, em especial Clara, irmã de Longmore, anterior prometida do duque de Clevedon. Com um escândalo à mistura e um noivado à força, Clara foge, deixando Sophia preocupada com os negócios da família, pois Clara é a sua maior e mais prestigiada cliente. Assim, parte com Longmore para encontrar Clara, e a química implícita no primeiro volume entre Sophia e Longmore aparece explicitamente neste, fazendo-os um casal muito engraçado. 

Sophia é uma personagem bastante forte, uma mulher interessante e cheia de truques. Longmore é um homem charmoso, um tanto bruto e engraçado. O romance começa a pairar e a dança entre Sophia e Longmore é bastante interessante de se acompanhar e de torcer pelo seu sucesso, uma vez que fazem um casal muito bom. As situações em que se vão encontrando ao longo do enredo também são bastante engraçadas e bem planeadas, tal como os planos de Sophia para resolver os problemas. Gostei muito da forma como a autora desenvolveu a narrativa através das várias situações que se vão desenrolando e de como as personagens desempenharam os seus papéis. Gostei muito do casal e gostei de rever as outras personagens. 

A nível de narrativa, a autora mantém a linha apresentada no livro anterior, se bem que neste existam mais aventuras e situações perigosas e interessantes por serem mais engraçadas e repletas de aventuras, ao contrário das do livro anterior que eram mais sérias. Em parte, tal fez com que não existisse um cariz tão sério como no livro anterior, o que não significa que este não seja tão bom como o outro. É diferente. As personalidades das personagens são diferentes, logo as situações e as respostas às situações são diferentes. Gostei bastante de forma inteligente como a narrativa foi progredindo, criando um enredo bastante interessante e misterioso.  

Os detalhes continuam primorosos. As descrições dos vestidos continuam perfeitas, permitindo ao leitor visualizar plenamente os vestidos, acessórios, penteados e situações onde estes se encontram. Também a nível de outras descrições está muito bem, tanto a nível dos espaços como dos acontecimentos, em especial a nível das cenas românticas, que têm grande destaque neste volume. 

Quanto à escrita, também se mantém ao mesmo nível, o que é o mesmo que dizer que está muito bem. Engraçada, fluída, electrizante...a autora escreve de modo a que o livro seja devorado. 

Em suma, mais uma excelente aposta da Saída de Emergência a nível de romances. Aconselho a todos os que gostam de um bom romance, cheio de sensualidade, romantismo e paixão, mas que não dispense uma bela dose de aventura, intriga e escândalo social! Porque a ironia continua sempre a estar presente nestes livros e o que a sociedade vê como maravilhoso e correto, nem sempre é verdade, tal como casar com ilustres nobres em vez de simples modistas. 

NOTA (0 a 10): 9

4 comentários:

  1. Ois,

    Bem depois deste excelente comentário só posso dizer que se tiver oportunidade vou ler pois há várias pessoas a elogiar estes livros ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Muito obrigada, espero que o leias em breve e que gostes. O primeiro também é excelente, espero que te agarre à primeira =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. E pronto, acabaste por conseguir escrever a opinião primeiro que eu (pura falta de tempo...)

    Mas partilho da tua opinião. Não conhecia a Loretta Chase mas fiquei fã desde o primeiro livro. Achei as histórias muito bem construídas e as próprias personagens também são muito interessantes. Espero que o terceiro livro nos revele um pouco mais sobre o passado delas, em Paris, e sobre os misteriosos DeLucy. Mas desconfio que a autora nos vai manter em suspense :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E espero em ler a tua brevemente =D

      Gostei imenso do primeiro livro e este não se lhe fica atrás. A forma como a história acontece naturalmente e as personagens são mesmo excelentes ingredientes.

      Sim, também tenho bastante curiosidade em relação a esses aspetos. Vamos ver se a autora vai por aí =D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar