terça-feira, 9 de agosto de 2016

O Aprendiz de Gutenberg, de Alix Christie

Sinopse: 

Um romance extraordinário que relata a vida no século XV e as mudanças que transformariam para sempre a Europa.

Peter Schoeffer é um jovem ambicioso à beira de alcançar o sucesso como escriba em Paris quando o seu pai adotivo, o rico mercador Johann Fust, o convoca à cidade de Mainz para conhecer um homem extraordinário. Gutenberg, inventor de profissão, criou um método revolucionário - há quem diga blasfemo - de produção de livros: uma máquina a que chama prensa. Fust está a financiar a oficina de Gutenberg e ordena a Peter que se torne seu aprendiz. Ressentido por ser forçado a abandonar uma carreira tão prestigiante como escriba, Peter inicia a sua aprendizagem na "arte mais negra". 

à medida que as suas habilidades crescem, assim cresce também a admiração por Gutenberg e a dedicação a um projeto ousado: a impressão de cópias da Bíblia Sagrada.

Mas quando forças extremas se alinham contra eles, Peter vê-se num dilema entre os velhos costumes e as novas criações  que ameaçam transformar o mundo. Conseguirá ele encontrar uma forma de superar os obstáculos numa batalha que poderá mudar a História? (in Saída de Emergência)



Opinião:

É sempre bom ler um Romance Histórico, e quando se lê um Romance Histórico de grande qualidade, então é perfeito. Desde já, o meu obrigada à Saída de Emergência por me ter proporcionado esta leitura, que tanto me agradou e ensinou. 

Gutenberg, o inventor da prensa. Todos conhecem Gutenberg, ou grande parte das pessoas o conhecem. O que poucos conhecem é a verdadeira história por detrás da invenção da prensa e da impressão do primeiro livro, conhecido hoje em dia como "A Bíblia de Gutenberg". Portanto, este livro explora a relação de Gutenberg com os seus homens, especialmente com Peter Schoeffer (seu aprendiz), escriba e filho adotivo de um grande comerciante, Johann Fust, que lhe deu créditos para financiar a invenção e impressão de livros. 

O leitor segue as pisadas de Peter, desde a sua chegada a Mainz a pedido de Fust, até à publicação da Bíblia, de uma forma bastante descontraída, inteligente e dinâmica. Peter é uma excelente personagem, integro, complexo e bastante humano. Apesar da narrativa não ser na primeira pessoa, o leitor vai desbravando a história pelo olhar de Peter, que vai narrando a sua história e a história de Gutenberg e da prensa, ao abade Trithemius, posteriormente, já em 1485, sendo que as aventuras durante o aprendizado e a edição da Bíblia datam de um período entre 1450 até 1455. 

Ora, Peter, como já referi, é uma excelente personagem, mas as outras também têm a sua magia. Gutenberg é muito denso, sombrio, complexo. Por vezes entusiasmado, companheiro de equipa, amigo, outras vezes quase louco, inquieto, sem se saber se se pode confiar ou não. E é fantástico poder observar o desenrolar da personalidade e atitudes de Gutenberg ao longo da história, o que acaba por ser um dos pontos fortes desta. Gutenberg continua a ser para mim uma personalidade enigmática depois da leitura do livro e acredito que seja essa a intenção da autora quando o caracterizou da forma como o fez e como o trabalhou. Depois, Johann Fust, o seu irmão, a sua esposa, , o pessoal da equipa da prensa, as personagens relacionadas com a Igreja, Anne...entre tantas outras, formam um leque imenso e muito bem articulado, que faz com que o enredo se torne riquíssimo e repleto de intriga. 

A forma como as personagens vão crescendo, como as suas mentalidades e atitudes se vão alterando está feita de tal maneira tão inteligente que o leitor vai crescendo com elas e acompanhando-as plenamente, podendo fazer o seu próprio juízo. Gostei imenso. 

Também gostei muito de todo o contexto histórico. As descrições de Mainz e de todo o espaço circundante estão excelentes. Não conheço muito sobre a Alemanha medieval e é com gosto que leio sobre tal, uma vez que me ajuda a compreender melhor este país e a conhecer o seu passado. Também aprendi factos interessantes sobre a invenção da prensa e sobre a edição da Bíblia neste formato. Toda a intriga entre Gutenberg, Peter e Johann Fust, bem como todo o sigilo e mistério em seu redor e das guildas todas, era para mim algo desconhecido e que assim pude ficar a saber. 

A narrativa segue o seu caminho natural, indo beber às fontes históricas nos momentos necessários e crescendo espontaneamente. A autora fez um trabalho excelente, usando uma linguagem descontraída, informal, fluída. Deixa sempre o leitor na expectativa com o enredo e com o que as personagens escondem atrás das suas atitudes e ações, deixando sempre um ar de mistério no ar. 

Recomendo vivamente, tanto àqueles que gostam imenso de Romance Histórico, como àqueles que querem ler um livro de qualidade, como àqueles que querem aprender mais...enfiam, a todos os que apreciam uma história real, escrita de forma fluída e com personagens interessantes e uma narrativa bem contextualizada e coerente. Uma excelente aposta da Saída de Emergência, que está de parabéns por mais um excelente livro, com um excelente design! 

NOTA (0 a 10): 10

4 comentários:

  1. Adoro o post, obrigada:)
    Novo post :http://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/08/l-eclairtraditional-taste-of-french.html#disqus_thread
    Youtube:https://www.youtube.com/watch?v=i43XncRo3sI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada =)
      Também tens posts muito interessantes!

      Eliminar
  2. Viva,

    Sabe sempre bem ler este tipo de livro e sei por experiência própria a SDE publica romances históricos do melhor que já tive oportunidade de ler e aqui está mais uma prova disso mesmo, um livro que vale muito a pena ler, parabens pelo excelente comentário :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha!

      É verdade, existem livros que nos enchem e dão-nos mais conhecimento e no que diz respeito aos géneros literários o Romance Histórico é o que mais contribui para isso. E esse contribuiu imenso! A SDE publica grandes romances históricos, completamente. Espero que o leias também!

      Muito obrigada =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar