segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Nove Mil Dias e Uma Só Noite, de Jessica Brockmole

Sinopse:

Março de 1912. A jovem poetisa Elspeth Dunn nunca saiu da remota ilha escocesa de Skye, onde vive, e é com grande surpresa que recebe a primeira carta de um admirador do outro lado do Atlântico. É o início de uma intensa troca de correspondência que culminará num grande amor. Subitamente, a Europa vês-e envolvida numa Guerra Mundial, e o curso normal das vidas é abruptamente interrompido. 

Junho de 1940. O Velho Continente vive mais uma vez o tormento de um conflito mundial e uma nova troca epistolar incendeia os corações de dois amantes,  desta vez o de Margareth, filha de Elspeth, e o do jovem piloto da Royal Air Force por quem se apaixonou. Cheio de glamour e de pormenores de época, este romance faz a ponte entre as vidas de duas gerações - os seus sonhos, as suas paixões e esperanças -, e é um testemunho do poder do amor sobre as maiores adversidades. 
 (in Goodreads)


Opinião:

Este é um livro diferente daqueles que costumo ler. Aliás, foi o primeiro livro escrito de modo epistolar que li. Não decidi apostar nele assim que saiu por causa disso mesmo, mas ainda bem que o decidi fazer agora, porque o livro é maravilhoso. 

A obra está dividida em partes cujo contexto é a 1ª Guerra Mundial e outras em que se está na 2ª Guerra Mundial, partes essas que vão interligando as personagens.

A forma como começa, todo o ambiente que se estabelece logo no início, o modo como as personagens nos apanham e nos agarram até ao fim e mais além, é absolutamente brilhante. 

Tudo começa com uma carta de David Graham, um jovem estudante universitário americano, admirador de Elspeth Dunn, poetisa da ilha de Skye, em março de 1912. A correspondência que se estabelece entre ele e Elspeth cedo começa a derivar para algo mais, que de qualquer modo não está explicito logo. Tudo começa por ser bastante casual e ligeiro, para depois passar para algo muito sério e até devastador, tendo em conta todo o contexto de ambos e a ida de David para a guerra. 

No contexto da 2ª Guerra, temos Margareth, filha de Elspeth, que se corresponde com o seu amado, piloto da força aérea inglesa. Depois de um bombardeamento, Margareth vê a sua mãe fugir e levar com ela todo um passado de cartas misteriosas, apenas deixando uma para trás, de um estranho (David). Margareth decide então descobrir mais sobre o passado da sua mãe, para assim poder descobrir o seu paradeiro. 

A história é muito bonita. Existe sempre um certo véu a cobrir os acontecimentos, deixando antever o que vai ser ou o que poderia ser, véu esse que acaba por ser destapado apenas no final e que faz com que o leitor esteja até ao fim na expectativa. O que esconde Elspeth? O que terá acontecido entre ela e David? Como terá sido a sua história? Onde estará ela, vinte e tal anos depois? E ele? Todas essas perguntas, que o leitor vai pondo ao longo da leitura, e a falta de respostas até ao final, faz aumentar muito a tensão emocional desta leitura. 

As personagens são espetaculares. É como se fossem mesmo reais, como se estivessem ali, a corresponder-se. E para o leitor, é como se se estivesse de fora, a observar, a intrometer-se numa história privada, linda e nostálgica. Gostei de todas as personagens, especialmente de Elspeth e David, por estão muito bem trabalhadas, muito humanizadas, muito complexas. São bastante reais, tal como os seus sentimentos e emoções. 

Quanto às descrições e à escrita, também só tenho a atribuir elogios. Estas estão escritas/descritas de uma forma maravilhosa, uma vez que a escolha de palavras está excelente e extremamente musical e poética. Aliás, os próprios sentimentos e emoções estão descritos de forma tão coerente e real que são muito belos e quase que são poesia em prosa. 

Em suma, esta é uma leitura muito bonita, que enaltece a alma e faz com que o leitor esteja sempre na expectativa. O contexto está muito bem trabalhado, a escrita é magnífica, as personagens são complexas e delicadas, ao mesmo tempo. É de grande beleza, uma obra prima. Recomendo sem reservas. 

NOTA (0 a 10):  10

4 comentários:

  1. Viva,

    Quando gostas de um livro fazes uma opinião tão boa que fico cheio de vontade de ler, fica registado quem sabe encontre ai alguma promoção :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Tento sempre fazê-lo e quando o livro me enche de emoções então ainda quero fazê-lo melhor =) Muito obrigada!

      Sim, é livro para brevemente aparecer em promoção.

      Bjs e boas leituras =)

      Eliminar
  2. Mais um para a lista :D
    Mais uma excelente opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá =D

      Obrigada, espero que gostes quando o leres!

      Bjs e boas leituras

      Eliminar