sexta-feira, 18 de março de 2016

Crónica de Paixões e Caprichos, de Julia Quinn

Sinopse:

As mães casamenteiras da alta sociedade londrina, estão ao rubro. Simon Bassett, o atraente (e solteiro!) Duque de Hastings, está de volta Inglaterra. O jovem aristocrata mal sabe o que o espera pois a perseguição das enérgicas senhoras é implacável. Mas Simon não pretende abdicar da sua liberdade tão cedo…

Igualmente atormentada pela pressão social, a adorável Daphne Bridgerton sonha ainda com um casamento de amor, embora a sua espera por um príncipe encantado comece já a ser alvo de mexericos.

Juntos, os jovens decidem fugir de um noivado, o que garantirá paz e sossego a Simon e fará de Daphne a mais cobiçada jovem da temporada. Mas, entre salões de baile e passeios ao luar, a paixão entre ambos rapidamente deixa de ser ficção para se tornar bem real. E embora Daphne comece a pensar em alterar ligeiramente os seus planos inicias, Simon debate-se com um segredo que pode ser fatal.
(in Goodreads)




Opinião:

Aqui está uma agradável surpresa! Não estava à espera de gostar tanto deste livro e o facto de não estar com grandes expectativas pode ter ajudado. De facto, até tinha um pouquinho de receio de não gostar muito, porque não é o género de livro que eu leia. Mas só prova que há uma imensidão de livros de géneros que não são o habitual em termos de hábitos de leitura e que são autênticas maravilhas, que podem muito bem passar despercebidas se não se tiver curiosidade para alterar um pouco os interesses literários.

Pois bem!, a começar pela história. Como é possível ver pela sinopse, a história é bastante simples em termos de enredo. Um possível romance, algumas dificuldades e momentos muito doces. Ora, por aí parece que não é nada de espectacular. No entanto, a história é excelente e muito mais do um miminho fofo. 

Tem um contexto muito bem elaborado, as descrições são muito boas, pertinentes e muito realistas. Os espaços estão perfeitos e as ações das personagens estão muito bem visualizáveis. A juntar a tal, o contexto histórico está muito bom, com as questões da sociedade e etiqueta sempre presentes, mas sem serem chatas ou em demasia. E a escrita/linguagem utilizada faz com que tudo se torne maravilhoso, pois é bastante assertiva, divertida e fluída.

Em relação às personagens, posso afirmar que todas são excelentes! A protagonista feminina, Daphne Bridgerton, é perfeita, muito normal, sem clichés ou maneirismos fúteis (que era o que mais receio me fazia ter destas histórias) e consegue ter um equilíbrio e uma lucidez em todos os momentos incríveis. Ela é a quarta irmã de oito filhos da família Bridgerton, a primeira filha, e vê-se a braços com um belo dilema quando encontra o duque de Hastings, Simon. Simon, solteiro, com fama de um tanto libertino, é grande amigo dos irmãos mais velhos de Daphne, principalmente de Anthony.Com um segredo do seu passado que não quer que ninguém saiba, Simon mostra-se sempre um tanto misterioso. Ora, eu gostei bastante de Simon. Tanto ele como Daphne fazem um brilhante par, bastante amistoso e engraçado. Também gostei dos irmãos e irmãs da protagonista, bem como da sua mãe. Todas as personagens são interessantes, apesar de não serem muitas. 

Também gostei do mistério relacionado com a autora de uma crónica da sociedade (que abre todos os capítulos) e que é lida por toda a sociedade, uma vez que relata todas as festas e mexericos. Tenho algumas teorias, mas espero pelos próximos livros para descobrir! 

Em suma, um excelente romance. Escrita sarcástica e fluída, que serve em alguns momentos como crítica social da época, cheia de humor e sentimento; personagens marcantes e destemidas; um enredo interessante e cativante. Ou seja um belo livro para entreter e apaixonar! Espero gostar tanto ou  mais dos próximos e recomendo a todos os que gostam de um bom romance, principalmente em contextos de época e com emoções à mistura.

NOTA (0 a 10): 10

4 comentários:

  1. Olá Miss Lamora,

    gostei muito de sua opinião, fiquei com vontade de ler o livro, vai para minha lista. Há muito tempo q via esses livros por aí, mas ficava na dúvida se os comprava ou não, agora, tenho uma opinião bem fundamentada que me incentiva a comprá-los, logo lerei o primeiro e comento com vc, certo?

    Abraços e boas leituras!!!















    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda,

      muito obrigada, fico feliz por teres ficado com vontade de ler o livro. É excelente e vais gostar!

      Sim, fico à espera =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Ois,

    Bem temos livro, ler os teus comentários deixam-me com bastante vontade de os ler eheh muito bem fico contente que te tenha marcado tanto :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      temos sim! Já tenho mais da autora para ler, gosto muito. É bom ler histórias marcantes. Espero que gostes =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar