sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Empire of Storms, de Sarah J. Maas

Sinopse:

Depois dos acontecimentos passados no volume anterior, Aelin vê-se numa jornada em busca de apoios para a sua missão, encontrar as chaves, a fechadura, ajudar o mundo inteiro e saldar uma dívida antiquíssima. 

Enquanto isso, muitos são os outros acontecimentos que se vão envolvendo com a trama de Aelin de modo a criar uma história cheia de emoção e ação.

Será que Aelin vai conseguir ficar mais perto de alcançar a sua vitória?


Opinião:

Sem dúvida um livro com enorme potencial, repleto de ação, batalhas épicas, momentos alucinantes e tudo isso, mas que acaba por sofrer do mesmo do anterior: Aelin, a épica e maravilhosa protagonista, cuja grandiosidade está sempre a ser posta em destaque e que acaba por irritar o leitor, porque este é capaz de tirar as suas próprias conclusões sobre Aelin sem ter de estar sempre a ser bombardeado com frases e momentos que só servem para enaltecer Aelin e nada mais. Pois bem, eu gosto bastante da protagonista, acho-a verdadeiramente uma guerreira, mas não havia necessidade de estar sempre a ser relembrada de quão fixe ela é. Isso acaba por quebrar o ritmo da narrativa e não acrescenta nada. 

Também achei que houve alguns momentos repetitivos e que o livro podia ter tido muito menos páginas e contar exatamente o mesmo e ainda de uma maneira mais grandiosa, porque existe tanta coisa que é desnecessário que a ação principal acaba por se diluir um pouco. Mas mesmo assim tais aspetos menos positivos não conseguem fazer com que eu não tenha gostado do livro, aliás, gostei imenso, muito mais do que do anterior. 

Gostei mais deste volume em relação ao Queen of Shadows porque tem mais ação, tem um teor mais épico a nível de batalhas e do passado das personagens, em especial dos Fae antigos, que são uma das partes que mais me fascina nesta saga. Acho que a autora conseguiu aprofundar muito melhor alguns temas e interligar muitos aspetos do passado com o presente das personagens. Gostei muito de ficar a conhecer mais sobre a História deste universo, gostei de como foi aqui contextualizado e deu muito mais sentido à narrativa. Todos os mistérios e momentos de grande emoção foram excelentes e épicos, bem como toda a parte da Manon e do Dorian, que continuam a ser das minhas personagens favoritas. 

Sinto que o universo criado pela autora tem um potencial infinito e que tem tudo para ser extremamente bem explorado, o que é fantástico. 

Em suma, recomendo totalmente a todos os que já começaram a ler esta saga! 

NOTA (0 a 9): 8,5

Sem comentários:

Enviar um comentário