segunda-feira, 18 de julho de 2016

O Herói das Eras - Parte II, de Brandon Sanderson

Sinopse:

O mundo aproxima-se do fim, esmagado pela força imparável de Ruína. Vin, Elend e os companheiros procuram desesperadamente opor-se-lhe, mas nada do que fazem parece ter algum efeito ou, quando o tem, é o oposto do que pretendem. De que serve a mera alomância contra um deus?

Especialmente quando não parece haver nada além dela, pois até as misteriosas brumas, em tempos aliadas, parecem ter-se tornado malignas. Mas será que desistir é uma opção? Terá chegado o momento de baixar os braços e aceitar o fim de tudo o que se ama?

Num mundo sufocado pela cinza e abalado por erupções contínuas e violentas convulsões sociais que afetam até a sociedade dos kandra, são estes os dilemas com que os sobreviventes do velho bando de Kelsier vão ser confrontados neste derradeiro volume da saga. (in Saída de Emergência)



Opinião:

Nesta segunda parte do terceiro volume da saga Mistborn - Nascida nas Brumas, encontramos as personagens separadas em diferentes locais, novamente como na parte anterior. A ação retoma logo nos momentos mais interessantes da parte anterior, o que é excelente, pois dá logo um empurrão ao leitor para dentro desta fantástica história. 

As personagens continuam no seu melhor, se bem que posso dizer...que ainda estão melhor e mais interessantes do que nos livros anteriores! A sua complexidade é enorme, e tudo está em mudança. Tendo em conta as mudanças no mundo criado pelo autor, era de esperar as alterações que as personagens vão sofrendo. Vin continua a ser uma lutadora e uma rapariga cheia de artimanhas; Elend continua honrado, mas mais firme; Brisa, Sazed e todos os outros continuam em excelente forma. 

Mas houve um que me continuou a surpreender ainda mais: o Susto. O Susto foi a personagem que mais me espantou e agradou ao longo desta parte e já da primeira também, porque foi a que teve um maior desenvolvimento e evolução. Também gostei de ver as duas forças em ação: Ruína e Preservação. Dão um ambiente muito envolvente ao enredo, apesar de Preservação aparecer mais nos inícios de capítulos, que são muito interessantes e reveladores. 

A história continua densa e complexa, repleta de aventuras e muitas emoções. Num clima de grande tensão e mistério, o enredo vai-se fechando, fechando. fechando até criar um todo muito bem imaginado e delineado desde o início, pois é possível constatar que tudo foi escrito e criado com um propósito bem definido. A alomância e todos os mistérios que o autor criou continuam a ser ingredientes muito bem conseguidos. 

A escrita continua a ser muito fluída e cheia de entusiasmo. Existe um clima de tensão que o autor consegue colocar por palavras de um modo excelente. As descrições, tanto dos locais, das personagens, como das ações, estão muito bem, sendo possível visualizar tudo. Os diálogos continuam cheios de vivacidade e interesse. 

Ou seja, Sanderson criou um mundo credível, cheio de magia, inteligente, complexo e original. Não se compara a outros mundos criados dentro do género Fantástico, o que a meu ver é excelente, porque é uma lufada de ar fresco. Também criou personagens memoráveis e inteligentes, com histórias intrigantes por trás. As ligações que são estabelecidas entre as personagens e entre estas e o enredo, dão coerência e coesão a toda a história e universo criado pelo autor. Aqui está uma história rica, cheia de emoção, original, muito bem escrita. Depois de concluída a trilogia, posso afirmar que Mistborn - Nascida nas Brumas é excelente e que vou querer ler mais livros do autor. 

Em suma, recomendo a todos os que gostam de história boas, com qualidade e complexidade. Para quem é fã deste género então é altamente recomendável. Apostem nestes livros, porque são excelentes! Mais uma vez, há que mencionar o excelente design gráfico tanto da capa como do interior do livro. 

NOTA (0 a 10): 10

4 comentários:

  1. Ois,

    Apenas me falta ler este volume e fiquei com muita curiosidade e vontade de lhe pegar, vai ser a minha próxima leitura, mas subscrevo tudo o que elogias no escritor, pena qe não continuem a publicar por cá mais trabalhos, como Lynch, Hobb e por ai fora, enfim.

    Grande comentário :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Acho que vais ficar impressionado com este volume. Está excelente, mas tem grandes emoções. Espero que estejas a gostar =)

      Gostava muito que continuassem a apostar no autor, porque é mesmo excelente e tem vários outros livros de maravilhosa qualidade.

      Muito obrigada =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Estou a gostar sim e quem diria Susto, está a ficar cada vez melhor e claro há pontas que começam a ser atadas...acho que vai ser o melhor volume...depois volto :)

      Pois mas duvido a editora já assumiu que não vai apostar mais, mas isto tudo muda, vamos ver :D

      Eliminar
    3. Ainda bem que estás a gostar! Sim, fica tudo bem preenchido e atado. Nada fica solto e tudo encaixa. Sim, é o melhor de todos =)

      Pois foi, ainda espero que voltem atrás =D

      Eliminar