sábado, 9 de julho de 2016

Sedução de Seda, de Loretta Chase

Sinopse:

O apelo do vestido perfeito consiste em duas partes: as senhoras devem desejar vesti-lo, e os senhores devem desejar despi-lo.

A ambiciosa e talentosa modista Marcelline Noirot é uma estrela em ascensão na chique cidade de Londres. E quem melhor beneficiaria do seu talento, se não a dama mais mal vestida de Londres, a noiva do duque de Clevedon? Conseguir o mecenato da futura duquesa significaria mais prestígio e fortuna para Marcelline e para a sua família. Para chegar até ela precisaria, contudo, de atrair as atenções do duque, um cavalheiro cujos padrões de estética são elevados, mas os padrões morais...já não. 

Parece valer a pena. No entanto, quando Marcelline se encontra com ele, Clevedon projeta uma sedução tão irresistível como os vestidos que ela costura e cria, o que começa por se apenas uma faísca de desejo, depressa se torna num delicioso inferno... e um ardente escândalo. Será suficiente os seus destinos estarem apenas suspenso por um fio de seda? ( in Saída de Emergência)



Opinião:

Há bastante tempo que andava de olho neste livro, tanto pela sinopse como pela capa, que é absolutamente soberba. Quero desde já agradecer à Edições Saída de Emergência pela oportunidade de ler este livro.

Com personagens frescas e interessantes, um enredo muito bem concebido e boas reviravoltas, encontrei neste livro uma autêntica lufada de ar fresco dentro do género. É um bom romance, com toques de erotismo e sedução, mas também de grande engenharia mental por parte das personagens femininas, em especial de Marcelline, que se mostrou uma personagem fantástica graças à sua inteligência, argucia e sedução. Também gostei muito de Clevedon, muito original. 

O enredo é bastante dinâmico e interessante, uma vez que aborda o mundo dos negócios da moda do século XIX, um dos séculos onde a roupa foi mais bela, na minha opinião. É a primeira vez que leio um livro deste género e fiquei muito agradada. Gostei da forma como a autora introduziu a história e como a conduziu, interligando o romance com costumes da época e os negócios. Numa época em que as mulheres não eram grandes empreendedoras, mas em que a moda era essencial e especial, principalmente na alta sociedade, esta história consegue transformar os negócios em algo mais: um mundo de intriga, sedução e romance, onde vale tudo para alcançar o sucesso e obter as melhores e mais distintas clientes. 

Gostei imenso da escrita da autora, tanto a nível de linguagem como condução da ação. Os diálogos são inteligentes e divertidos, sempre com muito sarcasmo e ironia; as descrições são soberbas, principalmente a nível dos vestidos e tudo o que lhes está relacionado, como tecidos e cores; as personagens estão bem construídas; a própria escrita (sem ser nos diálogos) é bastante sarcástica em alguns momentos, havendo uma grande preocupação em apresentar as diferenças entre as classes sociais da época (que muito continuam a ser parecidas nos dias de hoje). 

Marcelline consegue ter sempre uma excelente crítica a apontar a Clevedon em relação ao snobismo da alta sociedade em relação à burguesia. Tendo em conta a importância cultural e económica que a burguesia trouxe à sociedade desde que teve o seu desenvolvimento, é com grande interesse que se acompanha estes diálogos e descrições, uma vez que são verdadeiros: a alta sociedade, a nobreza, antes da Revolução Francesa, e até depois, nada fazia para contribuir ativamente para a sociedade ou economia, a não ser para dar festas e organizar outros eventos, sendo sim burguesia a grande ativista e mecanismo de avanço social e económico. 

Como não aprecio muito romances lamechas, achei este muito interessante, fresco e inteligente. Não há momentos parados, uma vez que a história é bastante dinâmica. Há todo um conjunto de excelentes ingredientes literários, tais como: romance, sedução, erotismo, intriga e ação. Recomendo a todos os que gostam deste género literário, uma vez que é excelente! Vou querer acompanhar esta fantástica trilogia!

Quero ainda enaltecer o design gráfico do livro, pois está maravilhoso: a capa é linda, os pormenores são magistrais! 

NOTA (0 a 10): 10

2 comentários:

  1. Ois,

    Deverá ser uma das minhas próximas apostas em leituras de livros da SDE, já li vários comentários a elogiar os seus livros, fica registado a recomendação ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      é uma leitura leve, diferente e bastante interessante. Lê-se num ápice e diverte. Recomendo =) e já tenho o segundo!

      Bjs e boas leituras

      Eliminar