terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Duas Gotas de Sangue e um Corpo para a Eternidade, de Carina Portugal

Sinopse:

Em pleno séc. XVI, a Inquisição lavra as terras de Inglaterra. Numa aldeia remota, um inocente amarrado à fogueira amaldiçoa todos aqueles que o condenaram à morte. As suas palavras acordam os espíritos da Natureza, e as gémeas Alaina e Leanora pressentem-no. Contudo, o que poderão fazer duas curandeiras para os deter? Além disso, ambas escondem um segredo que as poderá matar ‒ o seu próprio amor. (in Goodreads)


Opinião:


Este é o segundo conto que leio da autora Carina Portugal. Depois de ter lido Coração de Corda, decidi participar na leitura conjunto do grupo do Fiacha no facebook. Desse modo, tive de ler o conto proposto para a atividade, que foi este, Duas Gotas de Sangue e um Corpo para a Eternidade.

Como o tema de Coração de Corda é mais do meu interesse, fui para a leitura a pensar que porventura não iria gostar tanto. Pois bem, de facto gostei mais de Coração de Corda, pelo tema e pelo ambiente em si, bem como pelas personagens. No entanto, Duas Gotas de Sangue e um Corpo para a Eternidade não se lhe fica nada atrás e em alguns momentos é lhe superior. Estou-me a referir aos momentos de suspense finais do conto. Gostei bastante do final, aliás foi a minha parte favorita, porque fez todo o sentido.

É um conto mais dark do que Coração de Corda, com um ambiente mais real na medida em que houve mesmo a Inquisição. Gostei do enredo e das personagens, bem como das descrições de sentimentos, atos e ambiente. A autora consegue descrever, sem entrar em grandes detalhes que por vezes podem tornar-se cansativos, com grande pormenor e relevo fazendo com que o leitor consiga observar e absorver o que está a ler como se ele mesmo estivesse lá dentro da história, sendo também uma personagem ... assim como o Harry no Pensatório do Dumbledore ou no Diário do Tom Riddle, sabem o que quero dizer!

A coerência histórica também está bastante bem relacionada com o contexto do conto. Era assim naquele tempo e não vale a pena tentar mascarar com meias palavras o que aconteceu, mas sim fazer melhor e não repetir. O desenlace foi bem resolvido, da melhor forma aliás, tendo em conta todo o contexto e características das personagens e do ambiente mágico que a autora criou. Tem ainda momentos com bastante emoção, o que é interessante.

Gostei muito e recomendo, pois tem todos os ingredientes que fazem com que um conto seja bom! 

NOTA (0 a 10): 8

4 comentários:

  1. Olá,

    Ora vez que foi uma leitura super rápida e agradável :D

    Gostei do teu comentário e sem duvida que a Carina tem imenso talento ;)

    Agora para a semana é continuar com o do Manuel Alves, compras em ebook por 1,5 € e fazemos em prinicipio leitura conjunta em 4 semanas +- 50 paginas semanas e o Manuel vai participar, fica a sugestão :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      foi sim, ambos os adjetivos!

      Verdade, já vi que temos escritora! Espero que continue e que tenha sucesso, pois bem merece =)

      Obrigada, mas a pagar é que é mais difícil. Quando for outra mais económica participo!

      Bjs e boas leituras!

      Eliminar
  2. Olá Maria,

    Fico muito contente que tenhas gostado tanto como eu gostei de escrevê-lo :p
    Para além disso, muito obrigada pela divulgação e por teres lido. É sempre uma sensação tão boa ser lido :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sra. Autora do conto!

      E eu fiquei muito contente por ter tido a oportunidade de o ler! Acredito que sim, escrever dá sempre imenso prazer, desde que se goste e se esteja com vontade. Parabéns! =)
      Ora essa, é sempre bom divulgar o que é bom. Há necessidade destes temas, tanto deste como do que li antes. Falta em Portugal. Acredito! =D

      Beijinhos e continua!

      Eliminar