segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

"Os Jogos da Fome - Em Chamas"


Depois de ter visto o primeiro filme, tinha de ver o segundo. Conclusão: "Em Chamas" é ainda melhor do que o primeiro. 

Li os livros antes de ver o primeiro filme. De todos os livros, "Em Chamas" foi o que mais gostei. Primeiro porque é o que nos prepara para o que lá vem e depois porque as personagens são testadas ao limite. A trama é muito mais densa, a revolta espreita e os laços entre as personagens são muito mais arrepiantes.

O filme está muito fiel ao livro. No primeiro já tinha constatado isso, no entanto há algumas alterações, como é normal acontecer. Contudo, neste segundo filme as alterações são quase nulas ou muito muito subtis. Já li o livro há dois anos, mas pareceu-me que até as falas estavam quase idênticas. Quando ouvi o Peeta a dizer "Always" até me arrepiei! Sim, a comparação com o Snape está presente, mas o Peeta também tem um sentimento muito especial e arrebatador. 


Em "Em Chamas", Katniss e Peeta voltam para a arena, desta vez para tentarem vencer todos os vencedores dos jogos passados: dois vencedores por distrito. Isto devido ao 75º aniversário dos jogos. O Presidente Snow  começa a ver a revolta no olhar dos cidadãos de Panam e por isso intimida Katniss, ameaçando-a subtilmente através da sua família e daqueles de quem ama. 

A cena em que Katniss e Peeta param no Distrito 11 é bastante marcante. Ambos os discursos dos vencedores são fortes e emotivos e quando Katniss relembra Rue é normal que apareçam nos olhos de quem está a ver o filme algumas gotas de água. Também quando o senhor levanta o  braço, fazendo o gesto de Katniss nos jogos anteriores, e assobia a melodia senti várias emoções, destacando o sentimento de revolta quando o homem é levado pelos Soldados da Paz (que irónico) e morto. 

Todas as cenas em que os Soldados da Paz entram são muito boas, pois transmitem emoções ao espectador. A horrível realidade que eles transmitem é muito penosa e revoltante. Ver os distritos a rebelarem-se é bastante forte, que comove e faz girar algo dentro do peito. 

Depois, outra cena que mexeu comigo foi aquela em que os jogadores se apresentam no programa do Caeser. A jogada de Peeta, o vestido de Katniss e as mãos dadas dos jogadores fizeram dessa cena uma das mais simbólicas de todo o filme. Aquele foi o momento em que houve uma oportunidade de virar o jogo, oportunidade essa que não aconteceu. Foi uma cena muito bela e comovente. 

Não me querendo estar a alargar aqui com partes do filme vou só acrescentar o jogo em si. A arena está muito boa, como no livro. Tick Tock, it's a clock...awsome! E o final foi soberbo. A parte em que a Katniss é içada fez-me lembrar o Frodo no final de "O Regresso do Rei"; está muito bem.

Peeta continua-se a ser aquele doce de rapaz que mostrou no filme anterior. Josh Hutcherson está muito bem no seu papel e convence completamente. Gostei imenso da parte em que ele cai na neve, levando Katniss consigo. Foi exatamente assim que a imaginei e fiquei feliz por vê-la no grande ecrã. Claro que o Peeta sofre um bocado, mas faz parte do seu charme e do seu encanto. O Peeta é a minha personagem favorita. 

Katniss é uma lutadora. Jennifer Lawrence tem uma representação irrepreensível e muito forte. Não sei se este filme pode ir aos Oscares, mas a força com que Jennifer interpreta o seu papel está fenomenal. Muito bem, muito forte e muito real. Todos os sentimentos, o horror, o medo, a esperança e a força de Katniss está presentes em Jennifer. Não poderia ter sido melhor. 

Não vou aqui falar de todos os atores e personagens. Menciono só Finnick e Johanna, que estão muito bem. Os atores estão muito bem, vestiram a pele das personagens na perfeição. Imaginei o Finnick um pouco diferente, mas fiquei convencida com Sam Claflin. Jena Malone está perfeita como Johanna. Gostei bastante. Todos os atores estão bem para os seus papéis. O cast está perfeito.

A banda sonora também está bastante interessante. A força do seu ritmo adequa-se muito à força da história. A música dos Coldplay é linda. 

Bom filme. Recomendo vivamente! Ouvi pessoas a gritar com o final, mas não se assustem. O terceiro vai explicar tudo e vai mostrar muito do que agora está difuso. 
Vão ao cinema!


 NOTA (0 a 10): 10

6 comentários:

  1. Olá miga,

    Por acaso eram filmes que gostava de ver, pois gostei imenso dos livros, mas pronto não tenho mesmo muito tempo para ir ao cinema, mas gostei do teu comentário e fiquei com curiosidade e claro tinha que ter os desenhos :D

    Bjs, boas leituras e filmes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Fiacha!

      eu vi o primeiro em dvd e este fui ver ao cinema. Foi uma excelente experiência! Tem muitos momentos de suspense e faz estar sempre na expectativa, apesar de já saber o que ia acontecer.
      Tenho vários destes livros =D achei que estes eram os mais adequadas.

      Bjs boas leituras e bons filmes também!

      Eliminar
  2. Olá Maria,
    esse livro "Em Chamas" foi o q mais gostei da trilogia, e pretendo lê-la novamente, pois adorei, pensei que fossem livros voltados mais para os adolescentes, mas quebrei a cara feliz! :D Tb a parabenizo pela resenha, pois está muito boa e seus desenhos são lindinhos!!!

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amanda,

      também foi o que mais gostei. E o filme está muito bom! Agora falta o terceiro =D
      A história é muito forte, o que é muito bom. Tem personagens marcantes e um ritmo muito mexido. É vibrante! Obrigada por ambos os elogios =D

      Bjs e boas leituras!

      Eliminar
  3. Precisando urgentemente ler a trilogia e assistir aos filmes. Amei o artigo. Bjos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, estão mesmo muito bons! Depois quero saber qual é a opinião =)
      Obrigada!

      Bjs

      Eliminar