terça-feira, 24 de dezembro de 2013

O Hobbit - A Desolação de Smaug


Fui ver O Hobbit na segunda semana após a estreia. Depois de ter visto o primeiro duas vezes (uma no cinema e outra em casa) foi com grande curiosidade que me sentei na cadeira do cinema para ver o que é que de lá do ecrã iria aparecer. 

O ano passado fiz um post sobre o primeiro filme, que podem ler aqui. Gostei mais do filme do que do livro, pois tem mais ação, mais aventura, mais enredo. O livro não me cativou totalmente, como aconteceu com a trilogia d' "O Senhor dos Anéis", ou como com "O Silmarillion". Esse meu sentimento deve-se à estrutura de conto que a história de "O Hobbit" apresenta e da consequente "leveza" com que é narrada. Mas era esse mesmo o objetivo do autor. Apesar de não me ter fascinado totalmente, é muito muito bom!

Pois bem, este segundo filme é MUITO MELHOR do que o primeiro (algo que era difícil de acontecer, pois o primeiro está muito bom também).

O que fez com que eu achasse este segundo filme ainda melhor?

Primeiro, o aparecimento dos Elfos. No primeiro também temos Rivendell e os Elfos de Mirkwood na introdução, mas aqui não é a mesma coisa. Temos o Legolas em ação. Ele está lindo e cheio de elasticidade, de força e de ímpeto. Temos Thranduil, sempre majestoso e arrogante, com a sua maravilhosa figura enaltecida. O pai de Legolas é um maravilhoso rei, que pensa apenas no bem do seu povo e do seu território, faltando com a sua ajuda e poder por diversas vezes para com os outros habitantes da Terra Média. E temos Tauriel, que não aparece no livro, mas que a meu ver está excelente! Uma elfa guerreira, comandante das tropas de Mirkwood, valente, interessante, mas que não é aquela beleza elfíca como Galadriel ou Arwen, por ser de uma raça vista inferior, os Silvan Elves. Tauriel é espetacular! Gostei imenso da personagem e sem dúvida que a história no livro teria sido muito mais interessante se ela tivesse aparecido! 

Athelas!


Este meu gosto pela Tauriel está relacionado com a sua ligação ao anão Kili, pois claro. Kili é o meu anão favorito. É o mais engraçado e o mais interessante, a meu ver. Por isso mesmo gostei imenso de ver o destaque que ele tem neste filme. O que lhe aconteceu só veio trazer emoção e sentimento à história. Ver ali aquele desabrochar de sentimentos... aquele início da sua "relação" (entre aspas pois ainda está numa fase muito primária), depois o heroísmo dele, a sua partida, a partida de Tauriel em auxílio de Kili e o seu reencontro em Esgaroth... estes aspetos a tender para o romantismo são uma pedra fundamental no filme. E ainda há uma tensão entre Legolas e Tauriel que é muito interessante e vai dar que falar, penso eu.


Segundo, as relações com acontecimentos que se apresentam na trilogia. Vemos Sauron, o renascer dos Nazgul, Dol Guldur... o início do que acontece em "O Senhor dos Anéis". Achei fascinante, uma vez que enriquecem muito o filme, tornando-o mais coerente, mais coeso e mais épico. Gandalf tem aqui um papel preponderante, que está muito bom.


Terceiro, as sequências de algumas das cenas, em especial daquelas em que existem lutas, estão perfeitas. A cena da fuga nos barris está muito bem elaborada, bem como a do Gandalf em Dol Guldur e ainda a do Smaug.


Claro que Bilbo está muito bem, ainda não o tinha referido. Apesar de parecer que tem uma participação menos "principal", tal é só impressão. A conversa entre ele e Smaug está brilhante! Pensar nele enquanto Watson e Smaug enquanto Sherlock foi algo que me divertiu.


Gostei de ver Beor e gostei muito do Bard (bela escolha para o papel!) e de Esgaroth. No fundo, gostei mesmo de tudo e não tenho nada para dizer sobre aspetos menos positivos, pois de facto não existem.

Sobre a banda sonora, Howard Shore supera-se face à banda sonora do primeiro filme. É possível ouvir pequenas partes de músicas de "O Senhor dos Anéis" em diversos momentos. Uma que achei especial foi a Shelob Lair (o título da música), que aqui aparece numa pequena parte de The High Fells... sublime! Com algumas ligeiras alterações, que só agradam ainda mais. Completa doçura e magia!

A fotografia e a cor também estão perfeitas. Fui ver a versão 2D e não fiquei nada desiludida (tinha visto o primeiro em 3D). Está muito bem. O guarda roupa também está muito bonito.


Este sim, este filme tem tudo para ganhar alguns Oscares. Foi injusto o anterior não ter ganho nas categorias para que fora nomeado, no entanto penso que este vai conseguir alguma coisa além das nomeações.

Quem ainda não foi ver, que vá! Sim, não podem deixar de ver este maravilhoso filme! Recomendo sem reservas, a todas as pessoas.

NOTA (0 a 10): 10

2 comentários:

  1. Olá miga :D

    Ora bem ou estou a ver mal ou nem falas de uma das melhores personagens criadas pelo Tolkien ainda não apareceu ? Gollum ;)

    E ou me engano muito ou o Bilbo é quase sempre o protagonista, logo posso ter percebido mal mas ele é quem mais devia aparecer :D

    Quanto ao livro gostei mais que a trilogia, tem uma escrita muito mais acessível, embora reconheço não tem a qualidade da Trilogia (que tem uma escrita tão descritiva rsrsrss)

    Quanto aos filmes fico contente que esteja a melhorar de qualidade, não vi ainda o primeiro, mas já percebi que estou a perder algo muito bom, tenho que me atualizar :D

    Excelentes imagens sem duvida e excelente cometário ;)

    Bjs e boas festas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Fiacha!

      O Gollum não aparece neste filme, só no primeiro =D não sei vai aparecer no terceiro.

      O Bilbo aparece sempre e resolve muitas situações, mas há tanta coisa para além dele, que parece que fica um bocadinho apagado. O que não está nada mal, pois assim parece mais com a trilogia (os filmes) em que temos muito do Aragorn e de outras partes também, e não só o Frodo. Assim ficou mais equilibrado =D

      A história do conto é bonita, mas é mais suave, característica dos contos orais.

      Tens de ver! Estão maravilhosos e tem personagens novas =D

      Mesmo excelentes! =D obrigada!

      Bjs e Bom Ano!

      Eliminar