terça-feira, 24 de dezembro de 2013

"Merlim - O Ciclo Pendragon", de Stephen R. Lawhead

Sinopse:

Merlim é o segundo romance do ciclo Pendragon, e nele é-nos narrada a história de Merlim, pelas palavras do próprio. Neste volume seguimos a história do nascimento e juventude do futuro rei Artur, por entre as disputas dos senhores rivais da Bretanha, a invasão dos saxões, a vida clandestina do Povo da Colina e a decadência do poder de Roma. (in Goodreads)

Opinião:

Este é o segundo livro do Ciclo Pendragon, de Stephen R. Lawhead. Depois de ter lido "Taliesin", foi com grande interesse que me debrucei sobre "Merlim".

Bem, não tenho nada a apontar em termos de negativo. Este é um excelente livro, com uma história muito bem escrita, cheia de detalhes e de beleza. A narrativa de Merlim (narrador presente)é resplandecente de beleza e magia. É muito interessante o facto de ele ir fazendo pequenos comentários ou mesmo interjeições sobre assuntos que mais à frente serão abordados. É uma forma de antecipação que deixa o leitor em suspense, algo que é me é agradável.

Encontramos várias das personagens do livro anterior, se não praticamente todas. Tudo se encaixa e interliga; nada fica por contar. A narrativa abarca um longo período de tempo, o que é interessante pois permite "visualizar" as mudanças operadas tanto nas personagens (física e mentalmente) como a nível do ambiente e das mentalidades no global.

Também existe um grande leque de personagens, o que é bom uma vez que as relações entre elas são muito ricas e nada básicas. Merlim está sempre presente em tudo o que acontece e procede sempre de modo maravilhoso (excepto num momento...). Merlim é a personagem principal. Ele conta-nos a sua história, desde pequeno até a um tempo mais longínquo, até ao presente, quando ele está a contar a história, se bem que tal não fique totalmente claro, o que significa que pode ser que a história que ele está a contar já tenha acontecido totalmente, mesmo o que não é contado neste livro (a vida de Artur). Penso até que esta segunda hipótese é mais provável, uma vez que, sendo imortal, Merlim poderia contar a história mesmo agora, nos dias de hoje.

Gostei muito de rever as personagens do livro anterior, nomeadamente Charis, o Rei Pescador, Morgana, Blaise, Dafyd, entre outros. Gostei muito das novas personagens, principalmente de Ganieda e seus familiares, bem como de Aurélio e Uther, Ygerna, Peleias, entre outros. Gostei muito de ver as suas interações com Merlim. O facto de Merlim ser descrito ao longo da história como um homem jovem (de aspeto) também me agradou, a nível imaginativo.

As batalhas, traições, intrigas e maldades são muitas e estão muito bem encadeadas, bem como bem descritas. As imagens são muito vividas e sugestivas, sendo fácil imaginar o que se está a ler. Este livro é tem mais características da cavalaria do que o anterior, fazendo com que a história não tenha tantos elementos fantásticos. No entanto, as profecias de Merlim estão muito bem descritas e são de grande relevo para os acontecimentos.

A possível relação desta história com a realidade é outro aspeto interessante e que me cativa, uma vez que gosto de pensar que o nosso mundo já foi um lugar assim. Depois é interessante relacionar estes acontecimentos com outros presentes em histórias com temas parecidos ou que se passam no mesmo período. Encontrei personagens que já tinha encontrado noutros livros!

Muito bom, recomendo a todos os que gostam deste género de histórias! Espero que o próximo seja tão bom ou ainda melhor!

Podem ler aqui a opinião sobre o primeiro volume.

Nota: A capa do livro aqui presente não é a da edição que li, mas como não encontrei nenhuma, tive de colocar esta.

NOTA (0 a 10): 9,5

10 comentários:

  1. Li a opinião do primeiro livro primeiro. Esse autor já está na minha lista e este artigo me deixou ainda mais curiosa e ansiosa em ler a série. Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que, quando ler estes livros, goste tanto quanto eu. A história é muito boa e a escrita, sublime!

      Bjs e boas leituras!

      Eliminar
  2. Olá,

    Sabia que ias gostar, continua que os seguintes estão ao nível ;)

    Grande Morgana, sempre um mistério ehehe

    Excelente comentário :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      eheh, adivinho! Tenho ali o Artur na estante, tenho de ir renovar à biblioteca. Não encontro o Graal lá, por isso esse depois tenho de procurar. Leste quantos?

      A Morgana é mesmo fixe, só podia ser descrita como morena. xD

      Obrigada!

      Bjs e boas leituras!

      Eliminar
    2. Ois,

      Li quatro mas penso que existe um quinto que tive com ele mas acabei por devolver por falta de tempo (as parcerias são boas mas limitam-nos as leituras)

      lol pois loura é que ela não é e não sei se já viste tudo, mas já percebeste que sempre que aparece...é interessante eheheh

      Bjs

      Eliminar
    3. Olá!

      aqui na biblioteca há três. Já cá tenho o terceiro para ler.

      Ela é muito fixe! Sempre foi das personagens das lendas arturianas que mais me fascina =)

      Bjs

      Eliminar
    4. Por acaso não tinha tanta noção da personagem, mas agora sim está muito bem desenvolvida quer aqui no ciclo pendragom, quer nas trilogia Os Senhores da Guerra do Cornwell.

      Interessante como o narrador do enredo vai mudando, em Cornwell é idêntico mas sempre o mesmo narrador ;)

      Mas Merlin é a chave disto tudo ;)

      Eliminar
    5. É bom que a desenvolvam como deve ser.
      Quem é o narrador nos do Cornwell? É presente também?

      Ah claro que é =D

      Eliminar
  3. Um Saxão mas que se tornou aliado de Artur, um excelente personagem quem sabe se não a melhor, até Merlim o respeita, vais adorar ;)

    ResponderEliminar