quinta-feira, 12 de julho de 2012

"Os Reinos do Caos" de George Martin


Eu já tinha lido algumas coisas sobre o livro, mas mesmo assim fiquei surpreendida.
Gostei bastante do livro, talvez mais do que da segunda parte. Tenho de dizer que só encontrei um ponto chato no livro: a Dany. A Dany porque a Dany tem uma certa tendência para seguir por caminhos que não a levam para onde devia ir. Tirando a Dany, todas as outras personagens continuam a ser o que eram para mim.

Quero destacar o Theon Greyjoy. No inicio não ia muito com a sua personagem, depois ainda menos, e foi daqueles que estiveram no meu top de personagens das Crónicas do Gelo e do Fogo que eu mais detestava (devido aos seus atos), no entanto, a minha ideia começa a mudar e já estou a mudar um pouco a minha ideia sobre ele. Ele tem se estado a esforçar para melhorar, as suas conversas sozinho provam-no, e parece que quer mudar o que fez, pelo menos, parece querer ser alguém melhor.
Aliás, os Greyjoy, até são dos meus favoritos, com POV's bastante interessantes, vivos, aventureiros, ativos. Gostei bastante dos POV's do Victarion e da Asha. Muito bons!

Gostei muito, muito do segundo POV da Cersei. Ela mereceu, apesar de achar que ela vai ficar mais má...mas mereceu.

Gostei muito dos POV's do Barristan Selmy. Uma personagem justa, sóbria, com pensamentos onde vai ao passado e eu gosto muito dessas partes do livro. Também gostei muito do POV do Grifo, já tinha gostado na primeira parte, e voltei a gosta nesta.

Também gostei dos do Tyrion, é sempre interessante ver como se desenvencilha das situações!

Gostei muito dos POV's do Jon...apesar do ultimo dele nesta segunda parte. O Jon, a par com o Robb, a Arya, a Catelyn, o Davos, a Melisandre, o Bran, é das minhas personagens favoritas. Espero que no próximo livro venha muitos POV's dele.

Mas existem partes do livro tão misteriosas! O epilogo é uma delas! Ahh, acho que foi a maior surpresa nesta parte do livro. Na primeira, foi o Bran.
As de Winterfell também o são...as trombetas que o Theon ouviu. A carta para o Jon. As conversas da Senhora Dustin com o Theon. O POV do Davos na primeira parte e os convivas de Roose Bolton...
Será que os Roose e os Frey estão mesmo entre amigos junto das suas hostes?
Depois há Dorne. Os POV's do Quetyn Martell foram os que mais tristes deste livro. Mas o de Aero Hotah, com Doran Martell e as Serpentes e Ellaria Sand foi muito misterioso. Aliás, Dorne tem sempre o seu mistério.

Queria que a Melisandre tivesse aparecido mais. Queria que o Jon a ouvisse mais vezes e que andasse com o Fantasma. Queria que a Arya voltasse para Westeros, os POV's dela apesar de serem super interessantes e spooky, fazem-me sempre querer que ela volte ao degrau onde escondeu a Agulha e que volte para o Norte.

Excelente livro!!!
Espero que o o próximo seja ainda melhor do que este e que tenha mais respostas para os mistérios dos Sete Reinos (e não só) e dos seus habitantes.

2 comentários:

  1. Bem estou a comentar livros já um pouco antigas, comentei o Rofhuss, Hobb e termino no Martin, embora ainda tenhas aqui muita coisa boa para comentar como o Feist.

    Gostei deste volume em especial a sua parte final, onde ficamos em suspenso com muitas situações. Penso que já comentamos imensas profecias, já especulamos imenso sobre as várias personagens mas pronto como tens aqui este cantinho vamos lá :D

    Penso que este livro podia ter sido escrito com metade das palavras e a Danny é um bom exemplo disso, andou ali a engonhar e para cumulo nem aqui as coisas mudaram e o ciclo não se fechou pois esta ainda terá que voltar a Meearan.

    Penso que já se começam a deslumbrar algumas movimentações para que as coisas caminhem para final, mas ou Martin começa a colocar as peças no devido lugar ou então temo que isto ainda vá sair daqui uma grande embrulhada. Penso que das poucas peças que já está devidamente posicionada é mesmo o Bran e como sabes embora estando onde tem que estar ainda tem muito a aprender / desenvolver para desenvolver o seu principal dom. Quanto a Jon está uma verdadeira incógnita e infelizmente não seguiu os conselhos de Melisandre, só espero que esteja mortalmente ferido mas que seja salvo de uma forma "normal" e não se transforme em mais um Zombie, já chega a Cat.

    Também gostava de ler mais uns POV da Melisandre, não deixa de ser uma personagem que admiro e gosto, pois é bastante misteriosa e por vezes vê coisas que até são reais, penso que já percebeu a importância de Jon, vamos ver como se vai desenvolver as coisas a norte, pois penso ser ai que as coisas mais importantes serão decididas, a guerra dos tronos será, penso algo importante mas secundário.

    Adorei todos os POV dos Bolton, mostrou que têm um lider astuto (Roose), alias já o tinha demonstrado e o destino de Davos é bem interessante, sempre estou para ver como se safa :D.

    Theon, sim podemos ter um pouco mais de pena dele, mas está a passar tudo isto tudo muito por culpa sua, não fosse ganancioso lol...mas gostava que se safa-se, juntamente com a irmã :D...estou contigo no fundo até gosto dos Greyjoy...e aquele corno seria engraçado para causar uma surpresa de ultima hora ;)

    Tambem gosto imenso de Dorne, muito curioso com o destino de Jaime, Arya, Cão de Caça, Tyrion, Mindinho, Varys, Selmy, Mormont e tantos outros.

    Nunca mais chega o inverno lol

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Assim é!

    Também acho que a parte final foi a mais empolgante. A partir da parte do Jon. Se bem que o que mais me espantou foi mesmo o final.

    A parte da Dany, para mim, foi a pior. Eu não sou super fã da Dany.O que mais gosto nela é as questões das profecias e mistérios, e a casa dos Imorredouros. Tirando isso, há personagens que eu gosto mais. E, como ela anda só faz o meu gosto por ela decair.

    Há muita coisa por resolver. Acho que tudo ainda vai terminar de forma diferente do que se está a achar. Talvez os Outros passem a Muralha e todos se tenham de juntar para os parar. Acho que isso explicava tudo, e o inicio, no primeiro livro. Acho que o Jon não ficar como a Cat. A Cat é a parte, e espero que ela se vingue. Mesmo. Gostava muito de a ver a matar a Cersei. Sim...ia ser muito bom. Mas acho que quem vai matar a Cersei é o Jaime. O Jon vai ficar bem, vai ficar curado, é capaz de levar tempo, mas ele é forte!

    Eu não gosto dos Bolton nem dos Frey, nem dos Lannister. Acho muito bem que os Bolton sejam cercados e atacados pelo Stannis. Acho bem que os Manderley andem a cozinhar Freys! (isto soa mal, mas o que eles fizeram ainda foi pior!) xD
    O Davos foi buscar o Rickon :D

    Verdade, ele mereceu, mas foi demais xD

    São tantos e tão bem construidos! Fantástico!

    LOL!
    Book is coming! xD

    ResponderEliminar