segunda-feira, 24 de maio de 2021

Siege and Storm, de Leigh Bardugo

Sinopse:

Depois dos acontecimentos do primeiro volume, Alina e Mal encontram-se a viajar para longe de Ravka em busca de alguma espécie de solidão e afastamento em relação aos acontecimentos traumatizantes no Sulco e em relação ao Darkling. 

Porém, quando Alina e Mal tentam encontrar alguma nova maneira de viver longe de Ravka, são surpeendidos novamente pelo Darkling e alguns dos seus apoiantes e acabam por ser levados novamente numa aventura perigosa e emocioante. Será que Alina e o seu fiel amigo conseguem escapar das garras do Darkling e tentar resolver os problemas de Ravka à sua maneira? 


Opinião:

Este segundo volume trouxe algo à história que me tinha ficado a escapar no primeiro: contextualização. Apesar de ter gostado muito de Luz e Sombra, senti que poderia ter sido mais explorado, em especial a nível da política, da parte da história, da sociedade...enfim, do que dá contexto a um novo universo. Encontrei isso tudo neste volume e só por isso gostei muito mais do que do primeiro. 

Mas não foi apenas por isso! Gostei mais da forma como os acontecimentos se desenrolam, da forma mais madura e ponderada em relação às atitudes e decisões de Alina, das novas personagens (em especial de Nikolai, que só ele um dos fatores de maior interesse do livro!) e também do modo com a história é contada. 

Alina está mais interessante, mais ponderada. Não há tantas descrições em relação a aspetos físicos e mais em relação a aspetos de contextualização. Também há mais intriga política e mais emoção, em especial no início do livro e na reta final. Mal também se mostrou mais interessante. No geral, todas as personagens se tornaram mais interessantes, a meu ver. 

Outro aspeto que me agradou muito foi a forma como a história vai sendo narrada e como parece ter um ritmo idêntico àquele que vai acontecendo na narrativa. Grande emoção numa parte inicial, muita ação e um ritmo frenético. Depois, um ritmo mais suave, mais calmo, onde acontece tudo com mais vagar. E de seguida, um ritmo novamente frenético, completamente alucinante, a condizer com a rapidez com que certos acontecimentos são postos em prática na história. Esta forma de organização, para mim, está perfeita! 

Em suma, um excelente segundo volume que me prendeu totalmente e me fez ansiar pelo terceiro volume! Lê-se de modo muito fluído e agradável e está repleto de emoção, ação e muita intriga. Recomendo totalmente! 

NOTA (0 a 10): 9,5

Sem comentários:

Enviar um comentário