domingo, 26 de agosto de 2018

A Demanda do Bobo, de Robin Hobb

Sinopse:


Após os acontecimentos de A Revelação do Bobo, cresce a intriga que atinge a vida e o coração de Fitz.


Em tempos existiu em Torre do Cervo um assassino real. Para aqueles que simpatizavam com ele era conhecido como Fitz; para os que o odiavam era o Bastardo Manhoso. Mais tarde esse homem desapareceu e surgiu um respeitável senhor rural chamado Tomé Texugo, pacato, marido e pai. 



Mas agora também esse homem desapareceu, deixando no seu lugar FitzCavalaria Visionário, príncipe reconhecido da casa real, tio do rei, pai de uma criança raptada cuja existência quase todos ignoram, amigo de um velho Bobo quebrado e cego cuja saúde vai recuperando de forma dolorosamente lenta.


Entre todas  estas forças que o puxam nas mais diversas direções, a quais irá ele ceder, e quem, ao certo, cederá? O pai ou o amigo? O príncipe ou o assassino? (in Saída de Emergência)





Opinião:


Esta é a primeira parte do segundo livro da nova trilogia de Robin Hobb. Neste volume, encontramos Fitz numa nova demanda, desta vez à procura da sua filha, Abelha. 

Mais uma maravilhosa narrativa com que a autora agracia os seus leitores. É um festim para os sentidos ler estas narrativas. A forma de escrita, o detalhe, a introspeção aliada a uma tremenda mestria a criar momentos de grande tensão, faz com seja sempre um momento único de leitura. 

Fitz continua a ser o que sempre foi, mesmo que cada vez mais experiente. Aquela sua forma de ser, a sua personalidade, a forma como narra os diversos momentos das suas aventura, não podia ser diferente, ou não seria ele mesmo. Não é segredo nenhum que ele é uma das minhas personagens masculinas favoritas, portanto, seria estar aqui a repetir-me novamente. O Bobo continua também a ser fantástico, sempre misterioso. E todas as outras personagens continuam maravilhosas. 

Mais uma vez encontramos o livro composto por capítulos narrados pelo Fitz e por Abelha. Apesar de preferir os do Fitz, é com grande curiosidade que me deixo levar pelos de Abelha, uma vez que narram partes deste universo que sempre me intrigaram e que dão uma grande lufada de ar fresco a esta história no seu todo. Todo o mistério em volta dos Brancos e da sua magia, da sua origem, vão sendo narrados pelos olhos de Abelha, aos pouquinhos. 

Não vou entrar pela história deste volume, um vez que não quero aqui estar a dar spoilers, mas Fitz vê-se novamente num grande dilema: príncipe ou assassino? Qual escolher? O que fazer para salvar Abelha? Ou seja, é mais uma aventura fantástica, cheia de perigos, escolhas, diálogos excelente e muita ação. 

Recomendo totalmente a todos os que gostam de Fantasia e, no fundo, de uma grande história. 
Muito obrigada à Saída de Emergência por ter continuado a trazer-nos as maravilhosas histórias de Robin Hobb!

NOTA (0 a 10): 10

6 comentários:

  1. Viva,

    Estes livros são maravilhosos e sabe sempre tão bem ler, venha o seguinte :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      É isso mesmo! Venha o seguinte! =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Também já li e gostei muito ^_^
    Estou ansiosamente à espera que saia o 3º livro da saga.

    ResponderEliminar