quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Britannia, de Simon Scarrow

Sinopse:

Britânia romana, 52 d.C.. As tribos ocidentais preparam-se para firmar uma posição, mas conseguirão elas igualar a disciplina e coragem dos legionários?

O centurião Macro, ferido em combate, é deixado para trás como responsável por um forte, enquanto o Perfeito Cato lidera uma invasão nas montanhas. A missão de Cato: esmagar o baluarte dos druidas e assim cimentar o triunfo de Roma. Mas com a chegada do inverno, o terreno torna-se impossível de atravessar co ma chuva e as tempestades de neve.

E quando as patrulhas de Macro relatam que os nativos próximos do forte são pequenos em número, uma suspeita terrível apodera-se da mente do soldado. Terá o Governador no poder, o Legado Quintato, subestimado o inimigo? Um plano sofisticado e letal poderá já estar em marcha pelos nativos e serão Cato e os seus homens a pagar um preço elevado...

Conseguirão os nossos heróis enfrentar a astúcia de um inimigo que tudo fará para não se vergar perante o poderio de Roma? (in Edições Saída de Emergência)


Opinião:

Este é o primeiro livro que leio de Simon Scarrow e depois de o ler fiquei encantada. Vou querer ler todos os livros anteriores, uma vez que este é o décimo quarto de uma belíssima saga. Sei que devia ter começado pelo primeiro, mas li este com imenso gosto e muito agrado. 

A história, as personagens, o contexto, as descrições, a ação...tudo é esplêndido. É romance histórico ao mais alto nível, como a Saída de Emergência já nos tem vindo a habituar. 

Gostei muito das personagens. Macro e Cato são excelentes personagens. Fortes, complexas, têm todos os adjetivos que deveriam ter para criar um contexto romano perfeito. Sempre imersas em ações e decisões importantes, tudo depende deles. Também as outras personagens são ricas e interessantes, mas Macro e Cato são únicos. 

O contexto histórico está excelente. As descrições estão muito bem elaboradas, precisas e sempre decisivas, criando o ambiente ideal e fiel. Todo o contexto histórico e político está muito bem trabalhado. As questões romanas e bretãs estão presentes, as lealdades, os acontecimentos, as questões políticas e sociais da época estão muito bem trabalhadas e apresentadas ao leitor, criando um contexto fiel e único. Sente-se a paixão do autor por esta época em cada página!

Toda a intriga está muito bem elaborada. O enredo é complexo, rico e denso. Há muito para nos fazer pensar e muito para nos intrigar. Gostei muito da forma como o autor mexeu na história e nas personagens, criando momentos únicos e muito bem conseguidos. 

Quanto à linguagem, está é cuidada, pertinente e fluída, dando ao leitor momentos de grande emoção e de muito prazer. A ação também está excelente, uma vez que a intriga está muito bem elaborada...todos os detalhes foram pensados ao pormenor. A intriga é complexa, inteligente e criativa. O autor é ambicioso e isso é excelente. 

Senti a falta da leitura dos volumes anteriores, uma vez que o contexto é riquíssimo, as personagens são complexas e brilhantes. No entanto foi com grande prazer que desbravei este volume. É daqueles livros que não só nos transporta para um ambiente único, interessante e real, como nos ensina algo. O romance histórico, quando é bem escrito, bem elaborada, com pesquisa cuidada e bem contextualizado, torna-se num excelente meio de aprendizagem e conhecimento. Cada vez que leio um bom romance histórico aprendo alguma coisa (ou muita coisa!). Aconteceu isso e fiquei muito satisfeita. 

Ler por entretimento e prazer é excelente. Quando se pode acrescentar a aprendizagem, principalmente de temas que me agradam e me fascinam, então é uma experiência única e maravilhosa. Por isso recomendo vivamente a leitura desta saga. Todos os leitores irão gostar! 

NOTA (0 a 10): 10

6 comentários:

  1. Caramba e agora... Não sou fã de romances históricos, mas sou de fantasia Épica e se calhar este autor dá-nos um pouco disso, o que dizes Miss Lamora?
    Não é por nada mas fiquei com vontade de o ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é maravilhoso, detalhe, ação e muita emoção, tudo o que faz um belíssimo livro!
      Dá-nos muito disso =)

      Ainda bem =D
      Espero que o leias!

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Viva,

    Bem eu seguia esta serie com muito gosto mas não sei porque parei e não mais li, ainda devo ter lido uns 7 volumes, a ver se ainda os tenho e depois digo-te ;)

    Macro e Cato que saudades :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      é o primeiro que leio dele e agora vou querer ler todos os outros =)
      Acho que deves continuar a acompanhar as suas aventuras, tens de recomeçar a lê-las =D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    2. Apostei na Anne Bishop e no Jardins da Lua do Eriksson , mas fica registado ;)

      Eliminar
    3. Ainda não li nada dela! Tenho de experimentar! Já tenho o Jardins da Lua =D

      Eliminar