quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Aniquilação, de Jeff Vandermeer

Sinopse:

Vencedor dos Prémios Nébula e Shirley Jackson de Melhor Romance de 2014

Área X. Uma zona misteriosa e isolada do resto do mundo. Onde a natureza reclamou para si qualquer vestígio de civilização. Sucessivas expedições são enviadas para investigar o mistério que levou à sua contaminação, mas todas redundam em fracasso e os seus membros regressam meras sombras das pessoas que partiram. 

Até que chega a vez da 12ª expedição. Composta por quatro mulheres (antropóloga, topógrafa, psicóloga e bióloga), a sua missão é desvendar o enigma. Mas acontecimentos bizarros e formas de vida que ultrapassam o entendimento minam a confiança entre os membros da expedição. Nada é o que parece e o perigo espreita a cada esquina. Que novos horrores se escondem na Área X? Será a 12ª expedição capaz de revelar todos os segredos...ou estará condenada à pior das tragédias? (in Edições Saída de Emergência)


Opinião:

Este é o primeiro livro da trilogia. Assim que saiu por cá que fiquei logo de olho nele e foi com grande entusiasmo que comecei a sua leitura. É daqueles livros que não sabia muito bem o que esperar; sentia um misto de curiosidade e mistério; e quando comecei a ler fiquei bastante entusiasmada. Fiquei porque o livro tem um começo muito misterioso, denso e aterrorizador, em parte, devido ao ritmo frenético do início (que acompanha toda a história) e também devido à linguagem e ao contexto, que agarra logo o leitor.

A história é bastante misteriosa. As personagens não têm nome, tem um passado dúbio e todas as suas ações são duvidosas, pois nunca se sabe muito bem os seus motivos. A narradora é bastante inteligente e interessante, com um passado complexo e estranho. O clima de tensão que envolve as personagens ao chegarem à Área X é bastante desconfortável e intenso, o que causa vários acontecimentos de tirar o folgo. 

Existe muita ação, muito mistério, um clima de terror muito bem preparado e muito bem pensado, uma vez que não é nada previsível, sendo tudo um mistério por resolver. Toda a história está envolta em mistério, todas as personagens e toda a Área X. Os porquês são muitos, tudo é um enigma, tudo pode ser tudo. Não há respostas prontas e o leitor fica sempre a querer mais: mais explicações, mais detalhes. Houve algumas partes que a história fez-me lembrar o filme Alien - O Oitavo Passageiro, devido à personagem do filme e do livro, bem como por causo do clima de mistério e terror pulsante ao longo de ambas as histórias. Também me fez lembrar os contos de Lovecraft, também pelo mesmo motivo: o terror latente, à espreita, sem se mostrar e sem se ficar a saber o que é que de facto está a aterrorizar, ficando apenas a sensação, forte porém. 

Gostei muito do livro. Gostei das personagens, em especial da bióloga, que é a narradora. Gostei da forma como o contexto é abordado, gostei do clima de suspense, misturado com ficção científica. A linguagem está excelente, o ritmo é perfeito, alucinante e muitíssimo rápido. O livro lê-se num ápice, é simplesmente devorado. A premissa da missão está muito bem elaborada: descobrir o que aconteceu na Área X. Está bem elaborada porque há um mistério grande e convincente, que faz o leitor querer saber mais e mais...querer estar lá a explorar também. 

Nunca tinha lido nada igual e fiquei completamente fascinada. Não posso referir muito mais porque este é o típico livro em que apenas um spoiler já vai influenciar toda a leitura. Quero que os leitores descubram e tenham uma experiência fantástica e única ao ler esta narrativa. 

Recomendo vivamente a todos os leitores e parabéns à Saída de Emergência pela aposta nesta trilogia.

NOTA (0 a 10): 8

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Espero que apostes nele =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá,

    Fiquei ainda mais interessada no livro pela tua opinião :D estava curiosa, mas deu para perceber como pode ser entusiasmante...
    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      fico contente por ter ajudado na tua opinião =)
      É muito entusiasmante, lê-se num instante!

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Viva,

    Grande comentário, que subscrevo só posso dizer venha o seguinte, pois na verdade um ciclo se encerrou e estou muito curioso por saber o que estará por trás disto tudo :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      muito obrigada =)
      Estou muito curiosa para ler o segundo. Tem todo um mundo para descobrir!

      Bjs e boas leituras

      Eliminar