Sinopse:
O Príncipe Jorg Ancrath jurou vingar a morte da mãe e do irmão, brutalmente assassinados quando ele tinha apenas 9 anos. Jorg cresce na ânsia de saciar o seu desejo de vingança e de poder, e, ao fim de quatro anos, cumpre a promessa que fez - mata o assassino, o Conde de Renar, e toma-lhe o trono. Aos 18 anos, Jorg luta agora por manter o seu reino, e preparar-se para enfrentar o inimigo poderoso que avança em direção ao seu castelo.
Jorg sempre conquistou os seus objetivos matando, mutilando e destruindo sem hesitar, e agora não pretende vencer a batalha de forma justa, mas sim recorrendo aos mais terríveis segredos.
Será que o anti-herói mais maquiavélico de sempre vai conseguir reunir os recursos e as forças necessárias para enfrentar uma batalha que parece invencível? (in Goodreads)
Opinião:
Este é sem dúvida um dos melhores livros que li este ano. Simplesmente fantástico.
Há muito tempo que esperava por ler estes livros e foi com grande entusiasmo que comecei o primeiro. Gostei muito, é muito bom, mas confesso que lá no fundo eu esperava mais. Esperava que mexê-se mais comigo, que me transtornasse ou que me emocionasse muito. Foi muito bom, bem escrito, boas personagens, tudo bom, mas faltou alguma coisa, pouquinha, mas faltou.
Mas este livro...oh, este livro é o melhor segundo livro de uma trilogia/saga que já tenha lido. O livro é fenomenal, é fantástico e está soberbamente bem contado. Há um desenvolvimento imenso, tanto a nível das personagens, como da própria história e, mais importante ainda, do contexto da história. Fiquei fascinada com o contexto. No primeiro livro já está tudo lá, a Terra. Mas não há muito que refira o passado, nada que faça prever a forma fantástica como o autor estava a planear tratar a história do nosso mundo.
A forma como o autor se apoderou do nosso mundo e o transformou está excelente, muito bem pensado e bastante original! Não foi inventar um mundo novo, nada. Foi fazer algo mais brilhante do que construir um mundo de raiz. Claro que construir um mundo de raiz e criá-lo, dar-lhe tudo o que é necessário para o elaborar e tornar real é um feito esplêndido e único, mas num mundo literário onde cada vez aparecem mais mundos imaginados, pegar na nossa História, no nosso mundo, e transformá-lo está muito original. E o mistério à volta do que aconteceu na Terra roí-nos à medida que lemos. A história passa-se num futuro distante, onde tudo voltou a uma espécie de Idade Média, em que ainda existem alguns edifícios "modernos" e objetos de outros tempos, como relógios e outras máquinas...e até globos de neve! Os objetos mais normais de hoje, são autênticas relíquias nesse futuro elaborado pelo autor. E a vontade de saber mais sobre o que aconteceu para a Terra voltar aos tempos medievais depois de um mundo tecnológico de ponta é enorme. Estou mesmo muito curiosa para ler o terceiro volume, para saber mais sobre estes aspetos e para saber mais sobre Jorg.
Jorg. Depois do final estrondoso do primeiro livro, onde ele ascende a rei depois de dizimar populações inteiras e o seu tio, Jorg vê-se a mãos com um desafio: reinar e fazer do seu reino algo prospero e poderoso. Claro que ele não quer ficar por ali e o seu objetivo é ganhar a Guerra dos Cem (todos os reinos querem que o seu rei seja o Imperador) e tornar-se Imperador. Quatro anos depois dos acontecimentos passados no primeiro livro, Jorg está numa situação muito delicada, com o seu castelo a ser sitiado pelo Príncipe da Flecha, aquele que todas as profecias dizem ser o futuro Imperador. E vê-se também na iminência de se casar com uma jovem de 12 anos, Miana, sua prometida.
Tendo em conta a situação delicada em que se encontra, Jorg começa a história por narrar as suas aventuras no presente, indo depois ao passado, quatro anos antes, para explicar ao leitor tudo o que está para trás daqueles acontecimentos presentes...o porquê de estar a ser atacado, o porquê de estar para se casar e o porquê de muitas outras coisas que lhe aconteceram naquele espaço de tempo, coisas essas que ficaram presas dentro de uma caixa mágica que que está à espera de ser aberta, mas que não o deverá ser.
É impossível contar mais pormenores da história sem referir spoilers, por isso vou ficar sossegada quanto aos acontecimentos da narrativa, mas é difícil! A história é tão boa!!!
Pois bem...as personagens estão muito melhores neste livro. Jorg está muito melhor. Mais maduro, mais sóbrio, mais adulto. Não está sempre a pensar em matar e em planos mirabolantes, mas os planos que traça são muito mais inteligentes, complexos e brilhantes. Vê-se que houve um grande crescimento a nível psicológico e isso reflete-se na própria forma de narrar a história. Há mais amor, mais remorso e mais melancolia na forma como Jorg vai narrando as suas aventuras e os seus planos. Há uma busca desenfreada pelo amor que perdeu em criança, pelo amor da sua mãe e do seu irmão, também pelo amor que queria ter tido do seu pai, e também da sua amada. Jorg não se apresenta tão cruel, mas sim com uma revolta latente, criada pela falta de amor e pelo ódio em que cresceu. Gostei da forma como ele procurou a sua história e a sua família e como tentou agarrar algo que lhe faltava, algo por que sempre ansiou...o amor.
Também as outras personagens estão mais complexas. Os Irmãos do Bando estão mais complexos, com histórias mais complexas e definidas. As novas personagens também são muito interessantes. Miana é excelente. Inteligente, engraçada e perspicaz. O Príncipe da Flecha também tem o seu interesse e todas as personagens familiares de Jorg que aparecem neste livro mostram um outro lado de Jorg muito mais belo do que aquele que se conheceu no primeiro livro. E Katherine, que também aparece para criar emoções fortes. No fundo, todas as personagens estão excelentes.
As descrições estão muito mais elaboradas, criando um efeito visual muito forte e bom. A escrita continua fluída, criando uma leitura rápida e frenética. Jorg tem uma forma única de narrar a história, uma forma que dá todo um lado com humor a uma história que não tem muito de divertido. Mas Jorg sabe dar a sua pincelada de humor, à sua maneira.
Como referi anteriormente, o contexto e toda a história por detrás da enredo está muito mais complexo e bem elaborado do que no primeiro livro e isso torna o livro muito mais rico e muito mais poderoso. Dá-lhe corpo e força e o mistério do que é que aconteceu à Terra é prefeito. Aqueles momentos com o holograma...lindo.
Ora, o que há mais para referir? Apenas que espero ler o terceiro em breve. Espero que esteja ainda melhor, apesar de ser difícil, pois este está maravilhoso. Emoção, ação, amor, ódio, redenção, batalhas terríveis e muito bem descritas, planos mirabolantes e reviravoltas únicas e estonteantes são os ingredientes deste livro que eu recomendo a todos os leitores de Fantasia, a todos os que gostam de histórias fortes, com garra e a todos aqueles que gostam de uma história única e que fica com o leitor para sempre. É uma história que nos agarra e que nos consome. Recomendo vivamente!
NOTA (0 a 10): 10
Comecei a lê-lo e já sinto tudo o que descreves com tanta habilidade, estou a adorar, desejosa de o terminar e ao mesmo tempo que nunca termine!
ResponderEliminarObrigada!
EliminarA história está excelente, o enredo, as personagens, a narrativa em si...tudo. E a história do passado/futuro da Terra também está bem original!
Espero que continues a gostar!
Bjs e boas leituras
Viva,
ResponderEliminarTenho mesmo que ler estes livros, é que há sempre tantos das editoras por ler que acabo por não ter tempo para ler nada que não seja das parcerias mas estes tenho mesmo que ler, nem que seja emprestado e sei quem me pode emprestar o Nuno Ferreira :D
Grande comentário parabéns ;)
Bjs e boas leituras
Viva!
EliminarTens sim! São dos melhores livros do género. Este então está espetacular, cheio de ação, personagens fortes, com um recurso a várias sub-histórias muito interessantes.
Ehehe =D
Muito obrigada!
Bjs e boas leituras