sábado, 29 de outubro de 2016

História do Novo Nome, de Elena Ferrante

Sinopse:

Este romance continua a história de Lila e Elena, tendo como pano de fundo a cidade de Nápoles e a Itália do século XX. 

Lila, filha de um sapateiro, escolhe o caminho da ascensão social no próprio bairro e, no final de A Amiga Genial, vemo-la casada com um comerciante. Elena, pelo contrário, dedica-se aos estudos. 

Ambas têm agora 17 anos e sentem-se num beco sem saída. Ao assumir o nome do marido, Lila tem a sensação de ter perdido a identidade. Elena, estudante modelo, descobre que não se sente bem nem no bairro nem fora dele.

No início, vemos Elena a abrir um caderno de notas onde Lila fala sobre a vida com o seu marido e as complicadas relações com a Mafia e os grupos neofascistas, que invadem os bairros com as suas proclamações.

Lila e Elena hesitam entre a tendência para a conformidade e a obstinação em tomar nas suas mãos o seu destino, numa relação conflitual, inseparável mistura de dependência e vontade de autoafirmação, em que o amor é um sentimento "molesto" que se alimenta do desequilíbrio até nos momentos mais felizes. (in Goodreads)



Opinião:

Depois de ler o primeiro e maravilhoso livro da tetralogia de Elena Ferrante foi com grande expectativa que comecei a ler o segundo. 

Neste livro continuamos a acompanhar a história das amigas Elena Greco e Raffaella Cerullo, ou Lenucia e Lila. Depois do casamento atribulado com que termina o primeiro volume, tudo está em aberto para este. Depois de descobrir que o seu marido Stefano Carraci não é aquilo que lhe pareceu durante o noivado. E agora, como senhora Carraci, Lila tem muito que descobrir e que enfrentar, e o que eram coisas de raparigas e rapazes, brincadeiras e caprichos, logo passam a ser acontecimentos sérios, trágicos e fortes. 

Lila continua a ser o foco da história contado por Elena, que continua a ser uma excelente narradora. Aliás, é aqui uma narradora melhor, mais adulta, mais sábia, mais calma. A narração não é tão incerta, tão infantil, como por vezes se apresenta no primeiro livro. O facto da escrita acompanhar a maturidade e idade da narradora é brilhante e revela grande mestria por parte da autora. É maravilhoso acompanhar a evolução da escrita e linguagem da narradora enquanto ela própria cresce e se torna mulher. A amizade de ambas é posta à prova muitas vezes e por motivos por vezes terríveis. Dividida entre o amor da sua Vida e a sua melhor amiga, Elena vê-se numa situação difícil e ingrata, uma vez que nunca se conseguiu impor frente a Lila. E esta continua ser o sol em torno do qual Elena gira, sempre à volta, sempre de fora, sempre a girar...até que a dado momento começa a tentar encontrar outra órbita, uma órbita sua, através dos estudos. Elena consegue revelar, a dado momento, mais personalidade e mais vontade e amor próprio e isso é excelente para a personagem, porque dá-nos também uma perspetiva diferente dela e deixa-nos conhecer mais dela, que também é bem interessante. 

A amizade das duas continua a ser o grande ponto forte e a força motriz da história, mas agora também o amor e a sedução entram em cena, e de uma forma bastante forte e arrebatadora. Com descrições bastante ousadas e cruas, o amor é mostrado como algo sem grande magia, como algo mundano e descartável. As questões sociais e emocionais relacionadas com o casamento e família têm aqui o centro da história, em grande parte. Infidelidades, traições, guerras familiares...moralidade e preconceitos. Tudo está ao rubro neste segundo volume e tudo é tratado sem pudor e sem qualquer filtro para mascarar a crueldade e a fealdade dos acontecimentos. 

As personagens continuam a ser maravilhosas, ricas, complexas e extraordinariamente comuns. É como se fossem pessoas reais e não de uma história. Tudo é narrado de forma como se se estivesse a passar agora, mesmo ali, no momento. Há paixão nas suas ações, nas suas ideias, mas também há violência e desapego. Tudo continua a ser novo e cativante. 

A escrita continua a ser soberba e única, cruel e brilhante. É excelente a forma escolhida para narrar esta história, tão peculiar e tão comum. Uma história do quotidiano, que mostra o dia a dia das personagens, as suas vidas, as suas ações mais normais. Nada é especial, tudo é comum e está tudo tão bem narrado e tão bem escrito, com uma linguagem que dá vida e forma às personagens e às suas ações, uma forma única e especial, que transforma uma história que podia ser tão comum, em algo único e especial. 

Mais uma vez fiquei arrebatada por esta história e espero ler em breve o terceiro livro. Recomendo vivamente. Uma escrita que nos agarra, que nos comove, que mexe no nosso interior, que nos revolta, que nos apaixona e que deixa sempre água na boca. De facto, os livros do momento. 

NOTA (0 a 10): 10

11 comentários:

  1. Mal posso esperar por ter este nas mãos, mas em princípio só o devo comprar na Feira do Livro

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís,

      acredito que mal possas esperar, depois daquele final do primeiro...queremos logo ler o segundo. Pode ser que o compres antes =)

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá!
    São realmente os livros e muito por culpa de tudo o que dizes na tua opinião, que está excelente!
    Eu já li a tetralogia toda e este volume foi o meu preferido. Talvez porque Lena deixa de apenas rodar em volta de Lila. Talvez porque as duas estão mais crescidas. Ou talvez por outras razões... O que é certo é que a escrita de Elena Ferrante é viciante e queremos mais e mais!
    Fico à espera das opiniões dos restantes volumes!
    Beijinhos e leituras com muito sabor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. * São realmente os livros da moda...

      Eliminar
    2. Olá Ana,

      muito obrigada, ainda bem que gostaste! =)
      Espero ler o terceiro em breve. As aventuras das duas amigas deixam sempre água na boca para ler os próximos.
      Sim, neste a Lena consegue soltar-se muito mais e também o merece.
      E fico à espera dos teus comentários =)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Olá Isa,

      fazes bem em ler, é fantástico =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá, sempre li muito opiniões muito boas sobre esta tetralogia e com esta opinião fiquei com vontade de a ler!
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marilina,

      ainda bem que gostaste da opinião. Acho que deves ler, vais gostar =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  5. Ois miga,

    Bem tenho mesmo que ler, estou a perder algo muito bom está visto :(

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Fiacha,

      tens! Completamente, é uma história lindíssima e tu vais gostar =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar