sábado, 8 de outubro de 2016

Capricho de Veludo, de Loretta Chase

Sinopse:

O corpete perfeito deve saber convidar ao seu desapertar...

O charmoso Simon Fairfax, Marquês de Lisburne, aceitou regressar relutantemente a Londres para cumprir obrigações familiares. Quando conhece a fogosa modista Leonie Noirot, decide arranjar tempo para um jogo de sedução, mas Leonie é quem decididamente não tem tempo para ele. Está obcecada em transformar a insipida prima do Marquês, Lady Gladys, num cisne. 

A cidade inteira conhece o talento de Leonie, mas o formoso Marquês está demasiado ocupado a tentar seduzi-la para conseguir apreciar o seu génio. A modista está determinada a ensinar-lhe uma lição, mas não será fácil concentrar-se na tarefa que tem em mãos e corre o perigo de desviar-se do bom caminho... Conseguirá escapar às atenções insistentes do Marquês e operar uma transformação milagrosa? (in Edições Saída de Emergência)



Opinião:

Mais um bom livro de Loretta Chase, que nos presenteia com mais uma boa história e uma continuação à altura dos anteriores.

Neste livro o foco vai para a terceira irmã: Leonie Noirot, a irmã ruiva e entendida nas contas da loja. Mais uma vez, é uma boa personagem, interessante e com personalidade. O seu interesse no marquês Lisburne está muito bem arranjado e é muito bem trabalhado. Simon Fairfax, marquês de Lisburne, é uma personagem encantadora e bastante intelectual, com graça e beleza. 

Mais uma vez está presente o dilema entre romance/negócio, que caracterizou os livros anteriores, bem como as questões das classes sociais: comerciantes/aristocracia. O tema não foge muito ao dos anteriores, se bem que este tem um cariz mais sério e mais introspetivo, a meu ver. As questões sociais voltam em grande fulgor, uma vez que no segundo há mais aventuras e emoção. 

A história e o seu contexto está de acordo com a personalidade de Leonie, tal como aconteceu nos outros livros, e que mostra uma grande preocupação por parte da autora em criar um contexto de acordo com as personagens e uma linha narrativa sempre diferente. Não que seja diferente, ou muito diferente, porque existe uma previsibilidade ao longo dos três livros em relação aos acontecimentos das histórias, mas diferente em relação com as peculiaridades de cada personagem (cada irmã Noirot). Leonie é mais atinada, logo a história também o é e foca-se em temas mais sérios. 

A escrita continua fluída, rápida e divertida, cheia de sarcasmo e piadas. Isso ajuda bastante ao ritmo da história e à criação de uma diferenciação face a outras histórias deste género. Ler um romance com humor e piada, um romance leve e que não tem grande seriedade, quer-se com uma escrita fluída e engraçada. Loretta Chase consegue isso muito bem. 

Quanto às descrições estão, mais uma vez, perfeitas. Não são em demasia e prendem-se mais com os vestidos do que com outros aspetos do ambiente, mas estão sempre um mimo. 

Gostei da forma como a autora conduziu a história, como a alimentou e fez crescer. Gostei muito das personagens e do cariz sério com que foram apresentadas. Também gostei das personagens secundárias, que foram muito importantes e cruciais para o enredo todo. 


Em suma, uma excelente aposta da Saída de Emergência! Romance ao mais alto nível, divertido, leve, rico em detalhes frescos e sumarentos. Uma história inesquecível! 

NOTA (0 a 10): 9

4 comentários:

  1. Viva,

    Muito por culpa tua devo apostar mais cedo ou mais tarde nesta escritora, mais um excelente comentário, parabens ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Ahahah, acho muito bem que os leias =P
      Muito obrigada. É sempre bom ler livros engraçados e com histórias interessantes.

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Em todas as livrarias e especialmente no site da Editora: http://www.saidadeemergencia.com/

      É excelente!

      Eliminar