Depois de vários meses na estante, decidi pegar nesta obra, que a primeira parte da trilogia. Já tinha lido muitas opiniões sobre ela, praticamente todas positivas e estava muito curiosa para saber se ia gostar assim tanto. Só posso dizer que fiquei completamente maravilhada com a história e a forma como a autora a narrou.
Sinopse:
Tatiana vive com a
família em Leninegrado. A Rússia foi flagelada pela revolução, mas a
cidade mais cosmopolita do país guarda ainda memórias do glamour do
passado. Bela e vibrante, Tatiana não deixa que o dramatismo que a
rodeia a impeça de sonhar com um futuro melhor. Mas este será o pior e o
melhor dia da sua vida. O dia assombroso em que conhece aquele que será
o seu grande e único amor. Ameaçados pela implacável máquina de guerra
nazi e pelo desumano regime soviético, Tatiana e Alexander são
arremessados para o vórtice da História, naquele que será o ponto de
viragem do século XX e que moldará o mundo moderno. (in Goodreads)
Opinião:
Gostei muito deste livro. É capaz de ser um dos livros com contexto referente à Segunda Guerra Mundial que mais me agradou e satisfez. A forma como a autora construiu a história, entrelaçando as personagens e as suas vidas demonstrou o seu valor enquanto criada de histórias, pois apesar de não ser uma história verídica, a minúcia com que certos aspectos são apresentados faz parecer que sim. E há uma extrema beleza em todos os momentos, tanto nos mais tristes, como nos mais felizes.
As personagens são fabulosas. Gostei imenso de Tatiana Metanova. Logo no início é possível antever uma força muito grande nela, que começa a história com 16 anos. E ao longo da história comprava-se a sua bravura, inteligência e amadurecimento. Cresce imenso ao longo do livro. De menina tímida e um pouco infantil, passa a ser uma mulher de extrema coragem e fortaleza. Muitas são as adversidades por que passa, sempre mostrando perseverança e amor por todos aqueles que a rodeiam. A sua história com Alexandre desenvolve-se a um ritmo suave, mas tenso, e acaba por se tornar numa das mais belas histórias de amor sobre a qual já li. Alexandre é namorado de Dasha, irmã de Tatiana, e a forma como Tatiana tenta levar a situação é de um altruísmo maravilhoso. Também gostei muito de Alexander, o oficial do Exército Vermelho que se apaixona por Tatiana à primeira vista e que tem muito para contar. É uma personagem com um passado denso e apaixonante, que muda para sempre a vida de Tatiana. É um belo e bom rapaz, de coração nobre, que faz tudo para salvar a sua amada durante o tempo de guerra. Uma excelente personagem. No fundo, todas as personagens são excelentes. A família de Tatiana está muito bem conseguida, e trás à história um contexto muito rico. Dasha, muito diferente de Tatiana, consegue ser também uma boa personagem, com o seu amor por Alexandre e pela família, apesar de por vezes ser bastante mazinha. Depois temos Dimitri, o amigo soldado de Alexander, que o que mais sente é inveja do amigo que em tempos ajudou e que ficou para sempre a pedir-lhe favores, sabendo do passado de Alexander e sempre pronto a contá-lo a quem não deve. É um bom antagonista, apesar de ter o seu ponto de vista, que acaba por ser compreensível (outro feito da autora!).
A história em si é fantástica. Tanto tem de belo como de horrendo. Durante as partes do cerco a Leninegrado, as descrições e a paixão com que a autora as escreveu fizeram com que eu conseguisse imaginar-me lá. A fome que as personagens sentiram, os horrores por que passaram, o terror dos bombardeamentos alemães...é como se o leitor lá estivesse presente, mesmo que só como mero espectador, tal como Harry Potter no Pensatório. Depois, também nas partes mais belas temos essa particularidade. Os momentos felizes pelos quais as personagens passaram também estão maravilhosamente descritos e é como se o leitor lá estivesse.
Existe uma paixão enorme em tudo é que é contado. Não existem momentos "mortos" ou "parados". Existe sim a vida daquelas pessoas que apesar de não terem existido na realidade, existiram de um outra forma. Tatiana, Alexander, Dasha, Marina, Dimitri, Pasha, Mathew...todos podiam representar pessoas reais que viveram aqueles momentos reais. A história de amor entre Alexander e Tatiana é um hino à liberdade, à perseverança, ao idealismo, ao amor, à vida em si. É um bonito testemunho sobre a beleza que existe no mundo, mesmo nos momentos mais desesperados e horrendos da História. No fundo, é apenas uma pequena gota, uma parte ínfima de todos os horrores da guerra, mas uma gota pela qual vale a pena lutar. É essa força que está presente em todos os momentos da história e que me fez lê-la com um sentimento de abandono.
Ao longo da narrativa espera-se tudo. Não há nada que esteja previamente concebido e tudo pode acontecer às personagens. A parte final é muito rica e muito forte. Estive até ao fim à espera de que algo acontecesse e depois...é isso que faz com que um livro seja único.
Espero que o segundo seja assim tão bom. Com o final que este teve, só pode ser mais uma história excelente, repleta de momentos de grande tensão, beleza e emoção. É uma obra de qualidade. Recomendo sem reservas a todos aqueles que gostam de uma boa história em tempos de guerra, onde a esperança existe, com uma boa história de amor como pano de fundo. É um dos mais belos romances de guerra que li até hoje e espero ler em breve a continuação.
NOTA (0 a 10): 10
Olá Miss Lamora,
ResponderEliminargostei muito de sua opinião, bem como vc descreveu o livro. Já o consegui em e-book e assim q terminar as minhas leituras atuais irei lê-lo, parabéns pela resenha novamente.
Abraços e boas leituras!
Hello!
EliminarObrigada, o livro é lindo. Espero que gostes e que depois faças a opinião. Estou curiosa!
Obrigada =)
Bjs e boas leituras
Ois,
ResponderEliminarBem não posso ficar indiferente a um comentário destes, parabéns está ,muito bom, bem que gostava de ler, quem sabe surja uma oportunidade :)
Bjs e boas leituras
Olá!
EliminarMuito obrigada =)
O livro é excelente, uma das melhores leituras deste ano, até ao momento. Já comprei o segundo =P
É uma grande história de amor, com um contexto terrível. Uma autêntica história de amor e guerra, muito bom.
É isso =)
Bjs e boas leituras