terça-feira, 18 de março de 2014

Pompeia

Este é um filme que queria muito ver, por vários motivos. Primeiro, porque é um contexto/tema que costuma ter boas abordagens e ser interessante. Segundo, porque gosto da época que retrata. Terceiro, porque queria ver o Kit Harington sem ser no papel de Jon Snow e também porque apreciar o seu trabalho noutras produções. 


Fui à descoberta, uma vez que, apesar de ter visto o trailer, não li nada sobre o enredo do filme. Estava com algum receio, pois tinha lido algumas críticas não tão abonatórias, mas há sempre subjetividade nas opiniões que se escrevem (o que acontece com as minhas e com as de todos), e o que as pessoas podiam não ter gostado muito, eu podia gostar. Foi isso que aconteceu. Gostei imenso do filme. Pompeia é um filme cujo pano de fundo é, sem dúvida, a erupção do Vesúvio. Porém, não é o ponto fulcral da trama, pelo menos até às partes mais finais. Existe uma história para além da catástrofe que foi esta erupção vulcânica, não sendo uma daquelas histórias onde as personagens passam o tempo todo a fugir. Há um enredo bastante interessante. 


O filme começa na Bretanha, em 62 d.C., com o ataque de um destacamento romano a uma revolta de celtas. A tribo celta, uma tribo de cavaleiros que se opunham aos romanos, é chacinada e um jovenzinho assiste a tudo. Esse jovem acaba por salvar-se, fingindo-se de morto. No entanto, é descoberto mais tarde e é feito escravo. Dezassete anos depois, esse jovem, chamado de o Celta, é um lutador/gladiador num antro desses desportos em Londinium (Londres). Ao matar todos os seus adversários na presença de um dono de gladiadores, vê-se comprado por este novo patrão/dono e é levado para Pompeia, para ser gladiador numa grande arena e para dar bons espectáculos aos senhores e senhoras de alta linhagem. No caminho para a cidade, aparece uma carruagem com uma nobre e a sua aia. Um dos cavalos dessa carruagem desfalece no chão, moribundo. A rapariga fica transtornada e o jovem escravo propõe-se ajudar. A partir daí, a história de ambos entrelaçar-se. O Celta e Cassia desenvolvem sentimentos um pelo outro, apesar das suas diferenças. Mas pior do que isso, é o facto do Senador Corvus querer à força casar a jovem. Cassia vê-se enredada num jogo político cujas consequências podem ser devastadoras para a sua família, para ela mesma e para o Celta. O jovem, para além disso, vê-se a braços com as lutas na arena e com os seus colegas e rivais. Conhece outro gladiador, que espera pelo seu último combate antes de se tornar um homem livre: Ático (Atticus). O Celta começa por desafiar Ático, mas a amizade começa a nascer entre as rivalidades. Entretanto, o jovem, Celta, reconhece ali em Pompeia os assassinos da sua tribo, jurando vingança. Isto tudo até o vulcão entrar em erupção. 


Com uma banda sonora muito apropriada, de grande força e pujança, a história desenrola-se em perfeita harmonia. Tem um ritmo frenético, onde a ação e a emoção estão presentes durante todo o filme. O enredo está muito bem conseguido, bem como as ações das personagens e as suas atitudes ao longo da história, apesar da simplicidade da história. Há muito suspense em algumas partes, o que é sempre interessante. As lutas na arena e fora dela são perfeitas e de grande espectáculo visual, bem como as perseguições. A erupção e tudo o que se lhe seguiu também está bastante real. As roupas, os cenários, os detalhes dos objetos e dos comportamentos estão bastante fiéis à época e muito bem desenvolvidos. E claro, o final... apesar de se esperar, mais ou menos, é muito emotivo e belo.

Acho que está aqui um bom trabalho de toda a equipa de produção, montagem, realização, atores, decoração, banda sonora e todos os que trabalharam para o filme. Gostei muito de ver o Kit como Celta (ou Milo). Para mim, está melhor aqui do que na Guerra dos Tronos. Talvez por não ter imaginado ele como Jon, ou por outro motivo qualquer... Aqui está melhor. Está mais decidido, mais desenvolto. O papel requer capacidades físicas que ele mostra estar à altura. Aliás, bastante à altura. Estando habituada a ver filmes onde os gladiadores são assim homens mais possantes, fiquei muito agradada por ver um gladiador mais normal e mais bonito. Ele é bastante bonito e faz um belo par com a atriz que faz de Cassia, Emily Browning. Também gostei muito do Ático. Foi das personagens por quem torci mais, tirando o Celta e a Cassia. O vilão principal está perfeito. O ator que lhe dá vida teve aqui um bom desempenho (Kiefer Sutherland). Todos os atores estão bem nos seus papéis.



Em suma, este é um filme histórico, um filme épico. Excelente!!! Fiquei muito satisfeita com o filme e recomendo, sem reservas. Não temam as reviews que não sejam positivas, pois os gostos são diferentes e o que uns gostam, outros podem não gostar. E o que uns não gostam, outros podem gostar. Vão ver o filme!


NOTA (0 a 10): 10

8 comentários:

  1. Olá,

    Como já tinha referido não sou muito de cinema por falta de tempo apenas, mas fiquei muito curioso e parece um filme interessante, adorei o filme o Gladiador que deve ter algumas semelhanças ;)

    Fica registado e vejo que gostaste do Jon Stark Targarien noutro papel eeheheh

    Bjs e bons filmes :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha!

      Pois é e eu tenho andado a dar sugestões de alguns nestes tempos que podes tomar nota, para quando puderes ver! É, de facto, interessante. O filme Gladiador é muito bom e este tem várias partes parecidas, com as lutas na arena e entre gladiadores. São sempre contextos interessantes.

      Gostei sim senhora! O Jon Stark Targaryen está muito bem! Fica apto para outros filmes ;D

      Bjs, obrigada e para ti também!

      Eliminar
    2. Sem duvida que são sugestões registadas :D

      Até teve direito a desenho e tudo ainda destrona o Robb Stark eheheh

      Eliminar
    3. Acho bem =D

      Verdade, um grande plano do Milo e da Cassia.
      O Robb será sempre o Robb, mas não vai aparecer mais. Sem ser o Robb, o Jon é o meu favorito! =P

      Eliminar
  2. Oh meu deus ainda fiquei mais curiosa por ver o filme. Deve ser brutal ver em 3D. Eu também estou curiosa por ver o Snow noutro papel. O rapaz é tão jeitoso (uii). Se eu tinha dúvidas tu ajudaste-me bastante. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não vi em 3D. Vi mesmo em 2D e mesmo assim dá para ver onde é que estão os efeitos do 3D! Está mesmo fantástico! Eu também estava muito curiosa. Não tinha ficado completamente convencida com ele como Jon, mas agora tenho uma nova perspetiva. Ele é muito jeitoso! Tem com cada plano dele durante o filme... ui mesmo! E sempre anda mais descapotável que no papel de Jon Snow. Sem aquelas peles todas... =P

      Obrigada! Fico feliz por ter ajudado =D

      Eliminar