domingo, 16 de março de 2014

The Monuments Men - Os Caçadores de Tesouros


Este é um filme baseado numa história verídica. O roubo de peças de arte pela polícia de Hitler foi um facto ao longo das invasões alemãs pela Europa. O roubo tinha uma finalidade: rechear o Museu do Fuhrer. Hitler mandará erguer um museu para ter todas as obras de renome da Europa. Todos os quadros, retábulos, esculturas e outros objetos artísticos seriam levados para o seu museu e assim seria dono de toda a cultura europeia. Mais um sonho de loucura, como se pode constatar. O projeto estava desenhado e pensado. Só era de esperar que nada impedisse que tal acontecesse, nomeadamente a derrota. Como a derrota era algo em que nem queria acreditar, Hitler e o seu governo, pensavam assim iria ser. No entanto, com o ataque dos aliados, as tropas alemãs começaram a temer e a ver a vitória escapar-se-lhes por entre os dedos. Assim, deram ordem de, no caso de derrota, as obras seriam todas destruídas. Como foram derrotados, logo se compreendeu que assim iria ser. 


Um professor de arte americano (George Clooney, que também é o realizador), defensor do património, decide pedir apoio para que tal não acontecesse. Junta os apoios necessários e para a sua missão são encontrados sete homens (quatro americanos, um inglês e um francês), a maioria deles com conhecimentos em Arte e sem muitos conhecimentos de guerra. Recebem algum treino e são enviados para a Normandia, onde desembarcam para irem rumo aos esconderijos das obras de arte, a fim de as recuperarem. O grupo (entretanto com mais um indivíduo, soldado americano de nacionalidade alemã) vê-se dividido para "caçar" os tesouros pelo território que tinha sido invadido pelos alemães. Assim começa uma verdadeira caça ao tesouro, onde a luta pela procura das obras de arte começa por ser a grande finalidade. Porém, à medida que a caça decorre, outras finalidades começam a surgir, nomeadamente a necessidade de apoio e de sobrevivência. Numa Europa ainda em guerra (no final, mas ainda assim com alguns confrontos em determinadas áreas críticas), o grupo vê-se a mãos com algo que não esperava e sem o treino necessário para enfrentar tais perigos. 


Esta é uma história de coragem, sobrevivência, amizade e idealismo, que é bastante interessante. Só o facto de ser uma história verídica já faz com que o seja. Depois, os atores, os cenários, as relações que se estabelecem, fazem o resto, criando um filme bastante bom. 


Gostei bastante. Gosto dos filmes com este contexto, na maior parte dos casos. É interessante constatar que estão a aparecer novamente filmes cujo contexto é a Segunda Guerra. Anteriormente tinha ido ver A Rapariga Que Roubava Livros, e cujo contexto é precisamente este. Ambos os filmes têm abordagens diferentes à guerra. Neste filme, The Monumnents Men, temos uma prespetiva do final da guerra, em que a trama envolve um tema que não é, só por si, a guerra. Este não é um filme tipicamente de guerra. Não vemos muitas batalhas, soldados, exércitos...(também há, mas não são o centro) ou campos de concentração. Vemos sim uma história "paralela" à guerra em si. Vemos o nascer da ideia de salvar a cultura europeia das mãos de um bando de gente maluca. Nestes dois filmes vê-se que o pessoal do governo alemão gostava imenso de deitar fogo a objetos culturais (livros, obras de arte...) e de destruir. São complementares, comparando certos momentos. Ou seja, este não é um filme comum sobre a Segunda Guerra. É diferente, e isso é bom. É fresco. 

Tem alguns momentos de humor, bastante bem conseguidos e em momentos bastante críticos. Também tem momentos bem comoventes, onde a amizade destes homens é muito bonita. Os diálogos são bem conseguidos, existindo sempre harmonia.

Gostei dos atores. Penso que não poderia haver melhor escolha. E, num filme onde os homens são em grande número, aparece um mulher. Cate Blanchett faz aqui um papel muito interessante e importante, sublime. Gostei de a ver neste "mundo de homens". Ela é uma excelente atriz e faz todos os papéis maravilhosamente. Este é mais um deles. 


A banda sonora também está bem adaptada e em termos de imagem, está fantástico. Muito fiel ao ambiente da época, com cores harmoniosas e detalhes muito bem expostos. Um filme onde a Arte é tão importante tinha de ter atenção e cuidado aos pormenores e de facto consegue muito bem . 

Em suma, é um filme muito bom, onde a História é real.
Podem ver o trailer aqui. Também há o livro.
Bons filmes e comentem!


NOTA (0 a 10): 9

2 comentários:

  1. Olá,

    Infelizmente raramente vejo um filme, mas vejo que este merece ser visto e acima de tudo relembrar o muito mau que foi os nazis para o mundo até da arte ;)

    Excelente comentário :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      este é um bom filme, merece ser visto =)
      Completamente.

      Obrigada =D

      Bjs

      Eliminar