domingo, 13 de outubro de 2013

"O Último Adeus", de Honoré de Balzac

Encontrei este livro na biblioteca da Faculdade e trouxe-o para ler. Com apenas 80 páginas, pequenas dimensões e uma capa bem bonita, achei-o excelente. Não pesa nada e é de fácil transporte. Também já há algum tempo que queria ler algo deste autor.

Este pequeno conto é uma delícia. Fiquei completamente maravilhada com a paixão presente na obra. A paixão e o amor que nela se apresentam é de uma pujança que faz estremecer o coração.

Este conto conta um episódio da vida de Phillipe de Sucy, um major francês que esteve na guerra da França contra a Rússia, no período de Napoleão, em 1812.
Em 1820, Phillipe vai com o seu amigo D'Albon, pelo meio de uma floresta, quando encontram uma bela casa, do género de um ermitério abandonado, coberto de trepadeiras e com ares de abandono. Porém, aquando se aproximam, vêem uma estranha mulher, de longos cabelos negros revoltos, pele pálida, olhos negros e parados e um longo vestido negro. Pensando tratar-se de algo sobrenatural decidem aproximar-se ainda mais, descobrem outra estranha mulher. Enquanto fazem perguntas à estranha mulher, parecida com uma índia, a outra aproxima-se, curiosa. Ao vê-la de perto, Phillipe tem um ataque e cai desmaiado.

A história retrocede no passado e é nos apresentado a vida de Phillipe na Rússia, tentando salvar a sua amada e o esposo desta, a condessa de Vandrières, que desaparece para sempre depois desse episódio. Anos depois, Phillipe reencontra Stéphanie naquela casa antiga e abandona e faz tudo para reviver o seu amor.

O que aqui se nos apresenta é um romance trágico e melancólico, bem ao estilo dos grandes romances do período Romântico. Todo o ambiente de melancolia, amor ardente, paixão, loucura, drama, tristeza e degradação da condição humana e posterior desilusão, é-nos aqui apresentado. Este pequeno conto consegue ter todos estes ingredientes. Fez-me relembrar "O Monte dos Vendavais", de Emily Bronte, em vários momentos; livro esse que foi um deleite para a minha imaginação e emoção. Não podia deixar de dar nota máxima a este pequeno conto, pois de facto a história narrada nas suas páginas é de extrema mestria e beleza, com personagens fortes e memoráveis.


Um conto que recomendo sem reservas!

NOTA (0 a 10): 10

4 comentários:

  1. Olá
    Bem curiosa me deixaste com este livro. Sem dúvida que deve ser bem interessante.
    Parabéns, um excelente comentário.
    Vou ver se o encontro :)
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Fiquei mesmo muito agradada com a história, não estava à espera de gostar tanto!
      Obrigada =)
      Eu encontrei na biblioteca.

      Bjs e boas leituras :)

      Eliminar
  2. Olá,

    Ia jurar que já tinha comentado.

    Fiquei bastante curioso e sem duvida mais um excelente comentário :)

    bjs

    ResponderEliminar