segunda-feira, 18 de março de 2013

"O Vale do Terror", de Arthur Conan Doyle

Sinopse:

"Sherlock Holmes e o Dr. Watson recebem uma carta encriptada, remetida por um indivíduo cujo pseudónimo é Fred Porlock, um informador que faz parte da rede criminosa do Professor Moriarty, o maior inimigo de Holmes.
Holmes apressa-se a decifrar a carta e faz uma descoberta inquietante: a missiva serve para avisá-lo que John Douglas, o senhor de Birlstone House, no Sussex, será assassinado. E o mistério adensa-se quanto o inspetor MacDonald da Scotland Yard aparece em casa de Holmes e vê a mensagem: é que de facto John Douglas apareceu morto tal como previsto na carta. É então que os três homens partem para o Sussex para investigar o crime. Com o rosto desfeito a torná-lo irreconhecível, o cadáver tem, contudo, uma estranha marca no braço: um círculo com um triângulo no interior. O que significará esse símbolo? E que quererá dizer a estranha mensagem deixada pelo assassino? Estará Moriarty por trás do crime?" in Goodreads

Opinião:

As histórias de Sherlock Holmes são daquelas que eu gosto muito.
Sempre ouvi ouvi falar dele, sempre gostei. Aquando do lançamento do filme Sherlock (2009), de Guy Ritchie, que decidi começar a ler os livros. Desde aí já li alguns, já vi os dois filmes e as duas temporadas da série da BBC. Ou seja, sou fã.

Não podia deixar de gostar deste livro, pois claro está. As histórias são todas elas muito bem escritas, argumentos sempre bons, boas reviravoltas e deduções fantásticas. A descrição também está boa e tudo o que pode ser apontado e revisto numa narrativa está bom. De leitura fácil e fácil compreensão, as histórias de Arthur Conan Doyle satisfazem bastante bem o meu desejo de conhecer mais sobre o famoso detective.

Ora bem, este livro em particular conta uma só história, o que nem sempre acontece nos livros deste autor pois muitas vezes são em contos. Pois bem, este não é. Divide-se em três partes, sendo a primeira o conto policial onde Sherlock investiga, a segunda a história da vida do individuo que é vitima e a terceira, o epilogo, onde tudo é deslindado.

Gostei bastante do desenlace e principalmente da parte dois do livro, onde as reviravoltas acontecem e bastante. Todo o livro é uma reviravolta.
Fiquem a saber que é um excelente livro com uma história muito boa! Quem é fã de Sherlock vai gostar de certeza, quem ainda não leu nada, aconselho a começar pelo "Um Estudo em Vermelho".

NOTA (0 a 10): 8

2 comentários:

  1. Olá,

    Tenho na ideia de ter algo do escritor para ler, mas nunca li nada.

    Sem duvida que é um dos mais famosos investigadores alguma vez criados, tenho mesmo que experimentar, pois enquadra-se muito bem no género de livros que gosto de ler.

    Sou mais leitor do Poirot :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      E deves ler, lê-se muito fluentemente. E é interessante, com todas as deduções e tudo.

      Viste os filmes ou a série da bbc, aquela recente?

      Poirot ainda não li, só os "sem detetive especifico" de Agatha Christie! :D

      Bjs e boas leituras!

      Eliminar