quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Cloud Atlas



There is a natural order to this world. No matter what you do, it will never amount o anything more than a single drop in a limitless ocean. Haskell Moore


Baseado na obra de David Mitchell com o mesmo nome, este é um filme muito bom, inteligente e bem estruturado, que nem todas as pessoas vai gostar ou apreciar. Sim, porque nem é tanto de uma questão de gosto que se pode referir ao filme, a meu ver. A questão do apreço pela mestria do trabalho realizado é que deve ser tida em conta. 

Cloud Atlas conta a história de seis personagens que se encontram e desencontram ao longo dos tempos, formando uma rede de histórias interligadas entre si.

Logo no inicio é nos mostrada uma breve introdução a todas as personagens, no momento quase final das suas apresentações no filme.

A história começa a ser narrada por uma as personagens centrais. Zachry (Tom Hanks), introduz assim este conto, voltando para trás no tempo, até 1489. 

Nesse momento da história é nos apresentado Adam Ewing (Jim Sturgess) um jovem advogado que está a tratar de negócios para o seu sogro, nas Ilhas do Pacifico. Adam sofre de uma estranha doença, que o vai debilitando. Encontra um estranho médico, o Dr. Henry Goose (Tom Hanks), que lhe promete arranjar a cura para a sua doença. O sonho de Adam é voltar a São Francisco, para os braços da sua amada esposa Tilda (Doona Bae). Depois de travar conhecimento com um escravo, Autua (David Gyasi), Adam embarca numa viagem de regresso a casa atribulada.

A narrativa passa para 1936, Escócia e Inglaterra, e foca a vida de Robert Frobisher (Ben Whishaw), um jovem músico, deserdado pelo pai que tem um romance com Rufus Sixmith (James D'Arcy), um jovem estudante. Robert, no desejo de ser um compositor famoso, parte para a casa de Vyvyan Arys, um compositor mais velho que o acolhe como amanuensis, com o objetivo de criar a peça musical que Vyvyan tem em mente e assim alcançar a fama, podendo depois criar as suas próprias composições.

Em 1973, a história segue Luisa Rey (Halle Berry), uma conhecida jornalista, encontra-se, por mero acaso, com Rufus Sixmith, agora já mais velho e trabalhador numa central nuclear. Depois desse encontro, a sua vida muda radicalmente. Uma intriga politica que não fazia ideia cai-lhe nos ombros, guiando-a por uma perigosa aventura, onde conhece Isaac Sachs (Tom Hanks). Estados Unidos.


Em 2012, a história encontra Timothy Cavendish (Jim Broadbent), um editor de meia idade que vê a sua vida pacata mudar aquando da prisão por homicidio do seu escritor. Depois de ameaçado a pagar uma soma de dinheiro que não tem pelo gang de Dermot Hoggins (Tom Hanks), Cavendish pede ajuda ao seu irmão Denholme Cavendish (Hugh Grant), antigo presidente da central nuclear. Denholme "ajuda-o", internando numa residência para idosos. Timothy, em conjunto com outros residentes, arquiteta uma fuga, fazendo tudo para fugir da enfermeira James (Hugo Weaving). Inglaterra.

Em 2144, encontramos Sonmi-451 (Doona Bae), uma empregada de mesa de um restaurante chamado Papa Song. Sonmi vive em Nova Seul, num mundo onde governa a Unanimidade, em detrimento da Humanidade. 
Esta nova sociedade guarda um segredo horrendo... que é disfarçado por um ato de "exaltação", onde as fabricantes (pessoas tipo clone, geneticamente modificadas). Encontramos num primeiro momento Sonmi a ser entrevistada. Mais tarde vemos como ela se torna num símbolo da revolta da União, salva da crueldade por Hae-Joo Chang (Jim Sturgess), por quem se apaixona.
 

Em 2321, depois da "Queda", voltamos a encontrar Zachry, mais novo. Zachry é visitado pelo Velho Georgie (Hugo Weaving), um ser maligno que lhe atormenta a consciência. 
Zachry assiste ao assassínio do seu cunhado (Jim Sturgess) e do seu sobrinho, às mãos do chefe canibal dos Kona (Hugh Grant). Atormentado pelo Velho Georgie, que lhe diz para se esconder e salvar a pele em vez de defender a sua família, Zachry assiste a tudo. 
É rodeado pelo remorso e pela desconfiança que ele conhece Meronym (Halle Berry), uma Presciente (os que sobraram da civilização tecnológica da Terra),  que anda a tentar encontrar abrigo para o seu povo, que anda à deriva sem lar. Meronym quer chegar à Cloud Atlas, uma espécie de estação, temida pelas gentes da tribo. Depois de salvar a sobrinha de Zachry de uma dentada venosa, Zachry promete ajuda-la a entrar na Cloud Atlas. Havai.

Grande parte destes atores entram em todas as seis épocas, mostrando como as vidas se cruzam ao longo dos tempos. 

O filme tem como base a ideia que os nossos atos vão se repercutir e ecoar pela eternidade, moldando e modificando as vidas de quem os pratica e de quem nos rodeia. 

A ideia de tentar avançar na roda das vidas de modo a conseguir tornar-se melhor também é abordada, sendo essa a moral da história. É possível tornar-se bom, mesmo que no passado se tenha sido mau. 
No entanto a maior parte das personagens não o consegue, tornando-se cada vez mais cruel.

Outra ideia presenta no filme é a questão da lei natural. A lei natural é aqui posta em causa, destacando a importância dos mais fracos e debilitados, daqueles que podem ser melhores, mas que são vistos como mais fracos e por isso "inúteis" para a sociedade.


Our lives are not our own. We are bound to others. Past and present. And by each crime; and every kindness we birth our future. Sonmi-451


NOTA (0 a 10): 10

2 comentários:

  1. Acabei de voltar do cinema, adorei o filme e lendo sua resenha me fez assimilá-lo ainda melhor. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dos filmes que mais gostei até agora. Muito bom mesmo! Obrigada =)

      Eliminar