terça-feira, 28 de agosto de 2012

"A Sombra do Vento", de Carlos Ruiz Zafón

Depois de muita curiosidade sobre este livro e depois de várias conversas sobre ele, decidi compra-lo e lê-lo.
Tenho a dizer, primeiro, que este é um livro muito especial, muito enigmático e muito, mas muito bom.
Não sei porque é que ainda não fizeram um filme baseado no livro, ia ficar espetacular.

"A Sombra do Vento" tem uma escrita poética e muito bonita, onde o que é dito, uma simples descrição de um ato banal, é feito de uma forma melodiosa e cheia de "sabor". A prosa é soberba, os termos e conceitos fabulosos e extremamente bem escolhidos e colocados. As frases desenham imagens, quadros, a cores. O livro é como uma grande pintura. A escrita de Carlos Ruiz Zafón assim o faz. Fabuloso!

O livro conta a história de como um livro pode ser um passo para o desconhecido, para algo tremendamente misterioso e perigoso. Daniel Sempere vive com o pai por cima da loja de livros que lhe pertence. Depois da guerra civil espanhola houve um grande surto de cólera e uma das vitimas foi a mãe de Daniel. Uma noite, quando Daniel tinha 10 anos (quase 11), o rapaz acorda a chorar por não se lembrar da cara da mãe. O pai, para o acalmar, promete-lhe mostrar algo que ele nunca viu e que é segredo. E nesse mesmo instante leva-o ao Cemitério dos Livros Esquecidos, um local misterioso que alberga todos os livros que foram esquecidos pela Humanidade. O pai diz-lhe que ele tem de escolher um livro e tornar-se seu guardião. Daniel escolhe "A Sombra do Vento", um livro que ele depressa lê e fica maravilhado. Daniel quer mais livros de Julian Carax, o escritor do livro, mas depressa fica a saber que todos os livros (poucos) que o escritor escreveu foram queimados e que alguém anda constantemente à procura de mais livros de Carax para queimar. Daniel fica intrigado e começa a perguntar-se cada vez mais sobre este misterioso escritor. Certa noite, Daniel é perseguido por um homem estranho, que tem um nome de umas das personagens do livro, que lhe propõe a compra do livro, para queimar. Daniel diz que vai à procura do livro, mas na verdade decide esconder o livro de novo do Cemitério dos Livros Esquecidos.
Daniel não desiste de saber mais sobre Carax e com ajuda do seu amigo Fermín e de outras personagens, incluindo a rapariga por quem ele se apaixona, Beatriz Aguilar, irmã do seu melhor amigo Tomás Aguilar, Daniel vai viver uma verdadeira aventura em busca da verdadeira história de Julian Carax e daqueles que viveram perto dele. O que Daniel não sabia era que se estava a meter em águas muito profundas, em assuntos meio-escondidos e em mistérios que se pretendia estarem para sempre esquecidos. Daniel entra numa aventura que pode custar-lhe muito caro.

"Distingui o horror no seu olhar, sem compreender. Vi que poisava a mão no meu peito e perguntei a mim mesmo o que era aquele líquido fumegante que brotava entre os seus dedos"

Uma história de suspense, mistério, intriga e amor. Um história extremamente bem contada e com personagens inesquecíveis, cujo final é uma reviravolta bastante ardilosa.

Tenho de agradecer à Rita Ribeiro, que me disse que os livros de Zafón são maravilhosos :)

Excelente livro, sem dúvida um dos meus favoritos! :)

Nota (0 a 10): 10

8 comentários:

  1. Olá Maria.

    Transmites muito bem o que senti ao ler esta obra e o desenho está muito bonito. Gosto sempre de ver as ilustrações que realizas das obras. :)

    Beijinhos e boas leituras. Espero que estejas a gostar do "Jogo do Anjo".

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita :)

    Obrigada! Reconheceste as personagens? :D
    Estou a desenhar mais sobre o livro, fiquei fã das personagens.
    Fico muito contente por gostares! :) quando o faço é sinal que gosto mesmo muitos dos livros/personagens.

    Beijinhos, obrigada e boas leituras também.
    Estou a gostar muito. Não sei se vou gostar tanto como do "A Sombra do Vento", mas ainda falta para terminar e o enredo tem muito mistério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que não me recordo de como eram as personagens fisicamente. :s Lembro-me do cerne da história, mas há outras coisas que não me recordo bem. Poderia arriscar dizer quem era quem, mas não sei se não me enganaria. Tenho mesmo de reler um dia esta obra.

      Desenhas mesmo muito bem. :) Esse é um dos talentos que "invejo" porque não tenho jeitinho nenhum. :P

      Vou agora ler a tua opinião do "Jogo do Anjo". :)

      De nada. Beijinhos*

      Eliminar
    2. Não há muita descrição tisica. Acho que só a Beatriz, o Júlian, o Fermin e a Nuria foram descritos fisicamente. Do Daniel só se sabe que é magro, mais ou menos alto e pálido. Então, era giro arriscares :D
      Nem todos estão representados.

      Obrigada :)
      Há sempre um laivo de artista em todos nós :)

      Já vi que gostaste :D

      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Adorei ler o teu entusiasmo em torno deste Sombra. Consegui identificar-me com cada palavrinha que escreveste. A prosa de Záfon é poética, misteriosa e lindíssima cheia de encanto e magia. Tens razão: porque é que ainda não fizeram uma adaptação televisiva ou cinematográfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Foi de facto uma descoberta maravilhosa, completamente.
      Verdade, fazem tantas adaptações de outros livros e por quê não fazerem deste? Iria ser um sucesso.

      Eliminar
  4. Excelente comentário, foi o único livro que li do escritor e estamos na presença dem duvida de um excelente trabalho ;)

    A ver se leio os restantes mas tenho tanta coisa para ler :(

    BJS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada =)

      Quando puderes, lê os outros, que são muito bom. Talvez não sejam tão maravilhosos como este, mas pelo menos o Jogo do Anjo não fica muito atrás!

      Bjs

      Eliminar