quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

The Secret History, de Donna Tartt

Sinopse:

Richard é um jovem que depois de terminar o liceu decide ir para a faculdade. Ao chegar vê-se especialmente curioso com as aulas de Grego e com o seu professor. No entanto, logo é avisado que o professor aceita muito poucos alunos e que talvez não o aceite por já ter um grupo feito. Depois de várias tentativas, Richard acaba por se aproximar do grupo de alunos de Grego e consegue fazer parte da turma. Assim, a necessidade que Richard sente de pertencer a um grupo, de ter amigos e alguém com quem partilhar o dia a dia, vai ser o motor que leva Richard a conhecer alguns dos mais insólitos episódios do dia a a dia do grupo e de como o ser humano faz tudo para sobreviver, seja em que cenário for. 


Opinião:

Este livro não se apresentou como sendo uma leitura fácil, tendo em conta o estilo de narrativa. Foi de facto um desafio, mas foi um desafio que me deu a conhecer uma das histórias mais referidas como sendo uma obra de arte da Literatura moderna, como que um "novo clássico". E este é um novo clássico, esta talvez será a melhor forma de o definir. 

A forma um tanto clássica com que a história é narrada poderá criar algum tipo de estranheza e confesso que fez com que houvesse momentos um pouco mais parados e monótonos que me fizeram demorar imenso tempo a ler o livro. Talvez outro tipo de escrita permitisse uma leitura mais fluída, mas outro tipo de escrita não ia ter o mesmo impacto na ordem clássica deste livro. Por isso, compreendo a sua forma de escrita e o que é que tal significa para a contextualização da obra. 

O que me fez apreciar bastante este livro foi o enredo. O enredo é soberbo, a forma como tudo se liga, como os detalhes vão aparecendo e como o puzzle dos acontecimentos vai encaixando até formar a imagem no seu global. 

Richard é o narrador da história, sendo uma personagem ao início um tanto apagada, mas que acabou me agradar ao longo da história. É um narrador minucioso e atento aos detalhes de tudo o que o rodeia, o que faz dele um bom narrador. Mas são os amigos de Richard que fazem a história e que lhe dão a força para o mistério que transborda em todas as páginas. Os acontecimentos, as explicações, os detalhes que levam aos vários momentos de grande emoção e mistério, estão muito bem narrados e muito bem ligados. 

Gostei muito do livro, apesar de contar gostar ainda mais. Gostei do mistério, gostei dos imensos plot twists que vão aparecendo e que deixam o leitor espantado e gostei da forma como as pontas se foram ligando até formarem a narrativa no geral. 

Por tudo isso, recomendo a leitura deste livro. 

NOTA (0 a 10): 9

Sem comentários:

Enviar um comentário