sábado, 19 de maio de 2018

Caraval, de Stephanie Garber

Sinopse:

Caraval. Lembra-te, é apenas um jogo...

Scarlett Dragna nunca saiu da pequena ilha onde ela e a irmã, Tella, vivem sob a vigilância do seu poderoso e cruel pai. Scarlett sempre teve o desejo de assistir aos jogos anuais de Caraval. Caraval é magia, mistério, aventura. E, tanto para Scarlett como para Tella, representa uma forma de fugirem de casa do pai. 

Quando surge o convite para assistir aos jogos, parece que o desejo de Scarlett se torna realidade. No entanto, assim que chegam a Caraval, nada acontece como esperavam. Legend, o Mestre de Caraval, sequestra Tella, e Scarlett vê-se obrigada a entrar num perigoso jogo de amor, sonhos, meias-verdades e magia, em que nada é o que parece. Realidade ou não, ela dispõe apenas de cinco noites para decifrar todas as pistas que conduzem até à irmã, ou Tella desaparecerá para sempre... (in Goodreads)



Opinião:

Estava à espera de ler este livro desde que saiu. Uma capa maravilhosa, uma sinopse apetitosa. Lembrei-me logo d' O Circo dos Sonhos, de Erin Morgenstern. Pois, lembrei-me aí e durante toda a leitura. Comecei com grande entusiasmo, mas cedo comecei a deixar de o ter. Não me conseguiu cativar. 

As personagens são interessantes, mas a personalidade de Scarlett e a forma como vai contando a história não me cativaram. Achei-a um tanto repetitiva. Também estava à espera de algo mais vindo das outras personagens e a única que realmente me agradou foi o Legend, com todo o mistério em seu redor. Acho que as personagens podiam estar mais desenvolvidas, serem mais complexas. Talvez no segundo volume tal aconteça. 

Em relação ao contexto, a meu ver a autora criou uma história com enorme potencial, que podia ter sido melhor aproveitado. Talvez esperasse mais emoção, mais suspense e algo mais forte. O livro é para um público mais jovem, portanto pode ser por isso que não seja tão "dark" como o contexto pedia. Há algumas partes que estão bem interessantes, mas depois vêm as descrições dos fatos da Scarlett e sente-se alguma futilidade ali no meio de algo que podia ser bem mais complexo e interessante. No entanto, não quero com isto dizer que a história é má. Não! É uma excelente história, mas podia estar melhor. 

As descrições de Caraval são boas e ricas em detalhes que contextualizam bem o ambiente. Gostei desses momentos e achei-os muito bem escritos. Depois, como já referi anteriormente, há as descrições das roupas e isso pareceu-me demasiado. São muitos vestidos, muitos detalhes...Sei que as roupas são importantes para a perceção emocional e dramática de Caraval porque refletem e estado de espírito das personagens e isso tudo, mas mesmo assim, achei-as excessivas. 

Gostei da forma como a história se foi desenrolando e encontrei nisso maturidade. No entanto, esperava um final mais emocionante. Existem partes muito interessantes ao longo da narrativa apesar de não me ter fascinado. Não fiquei seduzida pelo romance entre as personagens e penso que isso também não me deixou ficar agarrada à narrativa. 

Em suma, Caraval é um local mágico, interessante, rico e dinâmico. Podia ter sido melhor explorado, as personagens podiam ser mais maduras e menos irritantes e lamechas, podia haver um desenvolvimento mais complexo, tanto a nível das personagens como da própria história. Recomendo a todos os que gostam deste género de aventuras! 

NOTA (0 a 10): 6

4 comentários:

  1. Li Caraval recentemente depois de ter ouvido mil maravilhas sobre ele... Achei engraçado e foi lido depressa por também ser pequeno.
    Devo concordar contigo que um dos pontos altos da leitura é a riqueza de detalhes que dá para criar uma imagem mental de Caraval bastante gira.
    Já ouvi dizer que o segundo livro (Legendary) que saiu faz pouco tempo no estrangeiro é muito melhor que o primeiro. Estou bastante curiosa para o ler...

    Prazer em encontrar um blog novo de livros :)

    Beijinhos!
    http://badwolftale.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que o segundo é melhor do que o primeiro, segundo dizem! A história merece mais, porque o contexto é excelente, no meu ponto de vista.

      Já tem alguns anitos, mas espero que seja um prazer!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Viva,

    Pelo que vejo não temos aqui nada de muito bom, felizmente há mais livros por ler :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Há melhores, sem dúvida. No entanto, fiquei com a sensação que podia ter sido melhor =P

      Bjs

      Eliminar