sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Valérian 1 a 12, de Pierre Christin e Jean-Claude Mézières

Sinopse:

Valérian e Laureline são uma dupla de agentes espácio-temporais que vivem imensas aventuras, primeiro ao serviço da organização de Galaxity, a capital do Império Galáctico Terrestre, em 2720, e depois por conta deles, sempre com o objetivo de descobrir o futuro da Terra, uma vez que, no passado, devido a um acontecimento estranho e medonho, o planeta desapareceu de todos os Sistemas. 

Cada livro tem duas histórias, sendo que o décimo segundo é um género de reconto de algumas delas ou de material de interesse para os leitores que querem ficar a saber mais sobre estas personagens.



Opinião:

Decidi apostar nesta coleção depois de ver o filme que saiu no ano passado, com o mesmo nome e realizado por Luc Besson. Apesar de ser lindo visualmente e de ter um argumento fantástico, esperava muito mais de um filme de Ficção Científica. Havia muito mais para explorar e que não o foi, mas há algo muito bom para além do aspeto visual, que é a sequência inicial: única e muito bem conseguida, é uma das melhores que vi até à data. 

Acho que foi uma excelente ideia o Público ter optado por publicar esta coleção. Não conhecia as personagens, a história, os autores e fiquei bastante satisfeita. 

Valérian e Laureline são duas personagens muito interessantes, mesmo que não sejam muito complexas. Também não esperava que fossem, uma vez que o grande foco das histórias é mesmo a ação e o cariz visual das outras espécies que vão aparecendo ao longo das histórias e que estão muito interessantes e variadas, permitindo assim um olhar muito diversificado sobre as diferentes espécies que podiam existir em todo o Universo...todas a viver em harmonia. 

As histórias são muito boas, cheias de emoção, humor e muita ação. A juntar a uma escrita com humor e bastante sucinta, faz com que cada livro seja lido num ápice. Quis não ler tudo de seguida para poder desfrutar mais destas aventuras, que são todas elas diferentes. 

Porém, durante a leitura das várias histórias é possível deslindar várias outras leituras e mensagens que os autores quiseram transmitir através das personagens e das suas aventuras. As questões multiculturais, do ambiente, da rivalidade, da indiferença, dos vários perigos das sociedades modernas...é possível encontrar variadas referências nas entrelinhas das aventuras dos dois agentes e que transformam estas histórias que podem parecer simples, nalgo mais interessante e complexo, sendo algumas delas boas metáforas para questões sociais. 

Em relação às ilustrações, são magníficas. As expressões, as cores, os ambientes...tudo tem o maior detalhe, permitindo ao leitor entrar completamente nos diversos mundos e acompanhar Valérian e Laureline.

Assim, recomendo a todos os que gostam de banda desenhada e de boas aventuras!

NOTA (global, 0 a 10): 8

2 comentários:

  1. Olá,

    Gostei do teu comentário mas acho que não vou seguir a tua sugestão não faz bem o meu genero :)

    Bjs e bom ano repleto de boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello!

      Obrigada, eu sei que não faz =P
      É uma leitura diferente

      Bjs e para ti também =)

      Eliminar