sábado, 13 de janeiro de 2018

A Taça de Ouro, de John Steinbeck

Sinopse:

A Taça de Ouro é um romance que narra a história de Henry Morgan, em especial o saque à cidade do Panamá. Henry Morgan, corsário muito inteligente e feroz, dominou o Mar das Caraíbas por volta de 1670, e teve como principal objetivo encontrar e casar com uma misteriosa mulher. Tal vai levá-lo a acontecimentos muito conturbados e que o marcarão para sempre. O romance histórico de Steinbeck.





Opinião:


Já tinha este livro na estante há algum tempo e decidi lê-lo no final do ano passado. Foi uma leitura agradável, diferente e interessante. Gostei de conhecer a faceta mais histórica do autor, cujas palavras fortes e certeiras já tinha lido em A Pérola.

Henry Morgan mostra-se uma personagem cheia de altos e baixos. A narrativa acompanha-o durante toda a sua vida desde a juventude. Sendo uma personagem verídica que eu não conhecia, o retrato feito pelo autor pareceu-me bastante forte e cheio de personalidade. Também as outras personagens são interessantes e conseguem preencher bem a narrativa e o contexto.

É uma leitura fácil, com uma escrita fluída, bela e de rápida leitura. Dei por mim a devorar o livro, em especial nos momentos de maior ação. Apesar de já ter lido A Pérola há bastante tempo, lembro-me de ter sentido o mesmo em relação à escrita e fluência. No entanto, não me fascinou.

Uma forma interessante, com uma escrita elevada e bem construída, assim como o contexto e a própria narrativa, de conhecer mais sobre este tema e a história deste corsário que tanta riqueza acabou por levar à Inglaterra. É como que um belo e lírico estudo sobre ele.

Recomendo, assim, este livro a todos os que gostam de uma boa história, de saber mais e de ler livros com diálogos pujantes e cheios de vivacidade.


NOTA (0 a 10): 7

Sem comentários:

Enviar um comentário