domingo, 17 de setembro de 2017

Nimona, de Noelle Stevenson

Sinopse:

Obra vencedora do Prémio Eisner.

Quando o vilão Lorde Ballister Coração Negro conhece uma rapariga misteriosa de nome Nimona, ambos são impelidos a uma parceria criminosa com o objetivo de lançar o caos no reino. Assumem como missão provar perante todos que Sir Ambrosius Virilha Dourada e os seus comparsas no Instituto Para a Aplicação da Lei & Heroísmo não são tão heroicos e nobres como todos julgam.

Vão ocorrer imensas EXPLOSÕES.
E CIÊNCIA E TUBARÕES também não vão faltar. 

Mas quando simples atos traquinas se transformam numa batalha sem quartel, Lorde Coração Negro descobre que os poderes de Nimona são tão misteriosos quanto o seu passado. E o seu lado selvagem poderá ser muito mais perigoso do que ele próprio está disposto a admitir...

NÉMESIS!
DRAGÕES!
CIÊNCIA!
VENHA CONHECER NIMONA! (in Edições Saída de Emergência)



Opinião:

Desde que saiu lá fora que fiquei de olho nele. Quando a Edições Saída de Emergência o editou por cá, fiquei bastante contente e decidi lê-lo. Com o apoio da editora, lá me embrenhei nesta banda desenhada cheia de estilo, aventura e muitos momentos de ternura. 

Primeiro, tenho a referir a beleza das ilustrações. As personagens estão excelentes, cheias de expressão, cor e vida. A autora tem um traço muito interessante, criativo e original, que faz com que seja um deleite estar a ler este livro. As cores são muito vibrantes, dando um ar muito atual à história. Todo o enquadramento dos ambientes por onde andam as personagens é excelente, o que serve de contextualização perfeitamente! 

Quanto às personagens, só tenho a mencionar aspetos positivos. Todas elas são fantásticas e especiais! Nimona é muito misteriosa e cheia de segredos, o que faz dela uma das personagens mais estranhas e misteriosas da Literatura. Gostei muito dela e dei por mim a querer saber muito mais sobre o seu passado, como ficou assim...ou, o que é ela de verdade. Depois, Lorde Ballister Coração Negro consegue ser um dos vilões mais "fofos" e conscienciosos por estas bandas literárias. E Sir Ambrosius Virilha Dourada, o rival de Coração Negro, também é muito interessante, cheio de glamour e cavalaria. Em relação às outras personagens, também são muito interessantes e cheias de personalidade, o que contribui para o sucesso da história. De todas as personagens, e apesar de Nimona ser muito interessante, Lorde Ballister ganha o prémio de personagem mais fixe do livro. 

Em relação à história em si, achei-a muito boa. Talvez o início seja um pouco apressado e pudesse ter mais detalhes sobre o começo da vivência entre Coração Negro e Nimona, mas tirando isso, é muito coerente e repleto de momentos fortes. Gostei do rumo que a história levou, com todo o secretismo quanto à verdadeira identidade de Nimona e a natureza da relação entre Coração Negro e Virilha Dourada. Também gostei da forma como a autora conduziu cada momento desde o começo, fazendo cada detalhe ligar-se a outros aspetos mais lá para a frente na história, o que mostra a coerência da narrativa. O que começa por parecer "fofinho", passa a ser algo mais sério e com um enredo mais denso e forte. Achei que a parte final foi bem planeada e que foi bem conseguida. 

Talvez fosse interessante a autora dedicar-se a escrever a continuação. Penso que este é um mundo a explorar e que pode ter muito para mostrar. Toda a tecnologia e ciência presentes em conjunto com aspetos medievais e mágicos, foi um dos aspetos que mais me agradou nesta história e acho que isso pode ser explorado. Podia até haver histórias passadas antes dos acontecimentos narrados neste livro, que mostrassem como foi criada a Instituição e tudo isso. Seria interessante! 

Em suma, aqui está uma banda desenhada com uma boa história, simples, mas com a sua profundidade, que serve de metáfora a muitos aspetos. Personagens interessantes, engraçadas e misteriosas, a juntar a uma arte e a uma história muito bem contada e com todos os ingredientes que uma boa aventura deve ter. Uma excelente aposta da Edições Saída de Emergência, que recomendo sem reservas! 

NOTA (0 a 10): 9

2 comentários:

  1. Viva Lamora :)
    Eu também gostei bastante desta BD e acho que vai ser adaptada ao cinema :P
    Mais uma excelente opinião
    Beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Oi Lamora,

    Desde já as minhas desculpas por só agora "aparecer" tirei uma férias grandinhas eheheh, mas pronto de volta.

    A BD não é muito o meu genero, embora tenha lido muita quando mais jovem ihihm mas não quer dizer que não reconheça que pode ter muita qualidade como parece ser o caso, pode ser que acabe por ler, fica registado ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar