terça-feira, 7 de junho de 2016

Príncipe dos Espinhos, de Mark Lawrence

Sinopse:

Com apenas 9 anos, numa emboscada planeada pelo inimigo para erradicar a descendência real, o principe Jorg Ancrath é atirado para dentro de um espinheiro, onde fica preso, com espinhos cravados na sua carne, a ver, impotente, a mãe e o irmão mais novo a serem brutalmente assassinados. 

De alma destruída, sedento de sangue e de vingança, Jorg foge da sua vida luxuosa e junta-se a um bando de criminosos e mercenários, a quem passa a chamar de irmãos. Na sua mente há apenas um pensamento, matar o Conde de Renar, o responsável pelas mortes da mãe e do irmão, pelas suas cicatrizes e pela sua alma vazia.

Ao longo de quatro anos, Jorg cresce no sei de batalhas sangrentas, amadurece em guerras impiedosas, torna-se um guerreiro cruel e vai ganhando o respeito dos seus irmãos até que se torna o seu líder. Agora, um reencontro vai levá-los de volta ao castelo onde cresceu e ao pai que abandonou. O que vai encontrar não é o mesmo sítio idílico de que se lembra, mas o príncipe que agora retorna também não é mais a inocente criança de outrora, é o Príncipe dos Espinhos.

Finalista do prémio Goodreads para Melhor Livro Fantástico e considerado por Peter V. Brett, autor do bestseller do New York Times, como a melhor leitura dos últimos anos. (in Topseller)


Opinião:

Quando vi a Topseller a apostar neste livro pensei logo: "Muito bem! Aí está uma trilogia que tenho imensa curiosidade em ler!". E ainda bem que apostou!

Já li muitas opiniões sobre o livro, umas a dizer muito bem, outras a dizer o contrário. Mas na minha opinião, achei o livro bastante interessante.

Primeiro, a personagem principal, o narrador: Jorg. É uma espécie de vilão (a ver bem, todos no livro poderiam sê-lo), tendo em conta as suas atitudes e pensamentos, mas é bem complexo. Com apenas 9 anos, Jorg assiste ao assassinato da sua mãe, a rainha, e do seu irmão mais novo, à mercê das ordens do conde de Renar. Salvo pelo guarda que ia com ele na carruagem, Jorg cai dentro de um espinheiro e fica lá até ser encontrado, completamente preso e quase sem sangue. Depois de meses de tratamentos contra o veneno do espinheiro e para sarar as feridas, Jorg emerge dos seus delírios, completamente diferente daquilo que era anteriormente. Cheio de ódio e sedento de vingança, Jorg acorda para vingar os seus, juntando-se a um bando de mercenários.

Assim começa a demanda de Jorg, que vai mudando ao longo do livro, para depois voltar ao início. Ele tem ideias más, corruptas, assassinas, que aproveita para o fazer chegar ao poder e alcançar o seu objetivo. No tempo presente do livro (existem momentos em que Jorg relata aventuras passadas e momentos em que narra o presente), Jorg tem 14 anos. 

Existem outras personagens: membros da Irmandade (o grupo de mercenários), o capitão da guarda de Ancrath (Sir Makin), o rei (Olidan Ancrath), a rainha, a irmã da rainha (tia de Jorg, Katherine), bruxos, entre outras. Uma das coisas que podia estar melhor é precisamente o facto das personagens secundárias estarem pouco desenvolvidas. Quase não há nada que as descreva ou que aborde o seu passado e mesmo as pequenas introduções antes de cada capítulo não dão muitos detalhes sobre as personagens, e muitas dessas introduções são sobre algumas dessas personagens. 

Segundo, o enredo. A história tem uma boa premissa. Tem um começo forte e tem um objetivo: a vingança de Jorg. Gostei da história. Gostei da forma como é narrada, Jorg é um excelente narrador, muito adulto, com um vocabulário rico e expressões com humor e ironia. É uma narrativa de aventuras, em que as personagens têm vários obstáculos para ultrapassar para conseguir os seus objetivos, o que faz com que seja uma história cheia de ação e aventuras. Não há momentos parados, está sempre tudo em movimento e muitas vezes acaba por ser demasiado depressa. 

Penso que o livro podia ser maior e haver mais calma na narrativa, tanto a nível do desenvolvimento das personagens, como da própria história. 

Terceiro, o contexto. Nesta trilogia a história passa-se no nosso mundo, mas num futuro pós-apocalíptico. Existem imensas referências a ter em conta, uma vez que nada está explicito. Há robots, aparelhos elétricos, estradas, edifícios altos, e outras tantas dicas que nos deixam a pensar no no que poderá ter acontecido, se bem que nada é referido. Também há referência a países e terras existentes e a outras imaginadas, bem como culturas verdadeiras e outras imaginadas. Em termos de religião, é o Cristianismo. Há também uma grande dose de magia, mais nas partes finais, que tem potencial.

Também neste ponto penso que poderia haver um maior desenvolvimento. O autor podia ter escrito mais sobre o contexto e a sua História. Mas está muito interessante e diferente. 

Gostei da escrita, das personagens, do contexto...enfim, de tudo. Na minha opinião a história e as personagens mereciam mais detalhes e um livro mais extenso. Como este é o primeiro volume, pode ser que nos próximos haja maior desenvolvimento a estes níveis e espero que mantenha a ação ou que ainda melhore! Recomendo a todos os que gostam de um bom livro deste género! E não tenham medo da história, existem romances muito mais violentos...não li, mas As Cinquenta Sombras de Grey deve ter um conteúdo mais violento a nível sexual e moral do que este. 

NOTA (0 a 10):

14 comentários:

  1. Gostei da tua opinião, já estava mortinha para lhe por as mãos, agora ainda mais :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      muito obrigada! Eu também estava muito curiosa e foi ao encontro das expectativas, espero que também gostes! =D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá!
    Eu estava indecisa se comprava o livro ou não. Tenho lido opiniões contraditórias. Mas gostei bastante da tua opinião. Vou mesmo mandar vir. Obrigada e beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Eu acho que deves comprar =)
      Há muitas opiniões contraditórias sobre o livro e sobre a personagem, aliás, acho que são ainda mais sobre o Jorg do que sobre o livro em si. Mas vale a pena, é bastante bom!

      Obrigada também =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá! Quero tanto ler este livro, e a tua opinião ainda me espicaçou mais. Acho muito original ser passado num futuro pós-apocalíptico ;D

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Ainda bem que te espicaçou, fico contente! Sim, é um livro que aposta na diferença e não tem medo de o fazer =D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Boa :)
    Bem, vejo que ainda gostaste mais do que eu.
    Foi mesmo uma pena tanto os personagens secundários como o mundo serem pouco desenvolvidos. O Mark escreve muito bem. Espero que o segundo livro me explique a existência do Sageous e da Jane que prometeram muito quando apareceram e depois puff. O Makin também, para a importância que tem, merecia um melhor desenvolvimento... Em alguns momentos fez-me lembrar o Castro da Robin Hobb, mas a nível de construção não lhe chega aos calcanhares. Adorei o Jorg e o Núbio. :)
    Que venha o próximo volume
    Boas leituras. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      É verdade, tu deste-lhe 7 =P
      Sim, a história e as personagens merecem mais e espero mesmo que nos volumes seguintes isso aconteça, porque seria muito mais interessante e faria o livro ser ainda melhor.

      Também me fez lembrar o Castro. Aliás, o Jorg também me fez lembrar o Fitz, se bem que não tenha nada a ver (coitadinho do Fitz!), mas por causa das tribulações por que passou. Mas claro que as personagens da Robin Hobb são muito diferentes e muito mais trabalhadas.

      Sim, o Jorg e o Núbio estão excelentes e o Jorg é bem fixe! =P

      É isso mesmo!

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  5. Viva,

    Bem a ver se o encontro em alguma promoção, pois pelo que vejo é daqueles que não devemos deixar passar ao lado :)

    Grande comentário parabéns :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Fiacha,

      Muito obrigada =)

      Aqui está outro livro que tens de ler! Uma história interessante, com uma personagem excelente, bem irónica e inteligente.

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  6. oioi!! Já ando curiosa com este livro à muito tempo e quando foi traduzido voltei a lembrar-me da sua existência!! Sem dúvida que lhe vou dar uma oportunidade, até porque esse tipo de conteúdo não me assusta! É como tu dizes... há pior :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, é mesmo para ir sem medo porque não tem nada que assuste ou faça impressão. Espero que gostes do livro =)

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  7. Oh pah, tenho tanta curiosidade com esta série! Mas ao contrário de ti, so ouço maravilhas :) ainda bem! Vou sem dúvida ler.. nem sabia que tinha um ambiente pós-apocalíptico, descobri agora com o teu texto!

    * Blog mary red hair *

    *Canal mary red hair*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de ler!

      É fantástico. Eu também oiço maravilhas, mas também há opiniões menos boas. Mas eu gosto imenso =P

      Eheh, ainda bem que gostaste do que leste aqui e descobriste, espero que gostes dos livros =D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar