Sinopse:
Depois de cumprir um ano de trabalhos forçados nas minas de sal de Endovier, a contas com os seus crimes, a assassina Celaena Sardothien é levada até à presença do príncipe herdeiro. Ele oferece-lhe a possibilidade de conquistar a sua liberdade, com uma condição: Celaena tem de aceitar representá-lo, como seu campeão, numa competição cujo vencedor terá o estatuto de novo assassino da Coroa.
Os oponentes que terá de defrontar são ladrões, assassinos e guerreiros vindos de todos os cantos do império. Cada um deles é patrocinado por um membro do Conselho do Rei. Celaena exulta com os desafios e com as sessões de treino ao lado do capitão da Guarda, Chaol Westfall. No entanto, a vida da Corte não a poderia entediar mais. Mas tudo fica mais interessante e ganha nova emoção quando o príncipe começa a demonstrar um inesperado interesse por ela...mas é o austero capitão Westfall quem melhor a consegue compreender.
Durante a competição, um dos concorrentes é encontrado morto...e logo outros se lhe seguem. Ao embrenhar-se numa investigação solitária, Celaena alcança descobertas surpreendentes. Conseguirá ela descobrir quem é o assassino antes de se tornar na próxima vítima?
Em Trono de Vidro, a luta de Celaena pela liberdade torna-se numa luta pela sobrevivência e numa jornada inesperada para expor um mal antes de que este destrua o seu mundo. (in Marcador)
Opinião:
Este é um dos livros que mais esperava para ler. Muitas opiniões boas, uma sinopse interessante, uma capa linda...tudo a querer dizer que aqui estava uma excelente leitura.
Pois bem, Trono de Vidro é, de facto, uma excelente leitura! É um dos livros do género Fantástico que mais me agradou ultimamente, por múltiplos fatores.
As personagens estão excelentes. Se bem que, tirando Celaena Sardothien, não existam personagens muito complexas e intrigantes, Celaena vale por várias outras personagens. Assassina, prisioneira, muito jovem, Celaena tem um passado misterioso, é inteligente e um papel bastante precário: tem de vencer uma competição repleta de soldados, assassinos e ladrões, que competem para serem o campeão do rei, rei esse cuja personalidade é bastante violenta. Muito engraçada, jovial, guerreira, a jovem assassina estabelece logo de início uma ligação de empatia com o leitor e isso é bom. Também gostei do príncipe Dorian e do capitão da guarda, Chaol, que se tornam bastante próximos dela.
Em relação ao enredo, este é interessante, com muita ação, humor, mistério, intriga e perigos à mistura. Estava com algum receio de que tudo girasse em torno da competição, parecendo um pouco Rainha Vermelha ou Os Jogos da Fome, mas nada disso (eu gosto dos livros que mencionei, atenção!, só que gosto de ver as narrativas e os seus contextos diferentes uns dos outros). A narrativa parte pela narração do dia a dia de Celaena no castelo de Adarlan, continuando nessa linha. Logo começam os mistérios, as intrigas entre personagens, e as manifestações do passado, que muito me interessaram porque demonstram uma grande capacidade de imaginação e criação da autora. O ambiente de mistério e magia está excelente e deixa o leitor imensamente intrigado e a querer saber mais!
A escrita é extremamente fluída e agradável. Gostei da forma realista, assertiva e direta com que a história é narrada. Dá um ar descontraído, mas cria um clima de proximidade.
Também gostei muito das descrições. O castelo de Adarlan é magnífico. Todo de vidro, excepto a base, com o trono também de vidro e um ambiente encantador, é um local muito bem descrito e imaginado. É fácil encontrar-mo-nos lá no meio de toda aquela corte e de todo aquele belíssimo cenário. São descrições pertinentes, bem elaboradas e nada extenuantes.
Aqui está uma bela história, um belo livro de Fantasia. Tem uma premissa interessante, que não se deixa antever muito neste primeiro volume, mas que só faz com que ainda se tenha mais curiosidade para ler o seguinte! Portanto, recomendo a todos os que gostam de uma boa história! Espero que a Marcador continue a apostar na autora e fazer um belo trabalho gráfico.
NOTA (0 a 10): 10
Olá M. Rita,
ResponderEliminarEste 1 livro é uma pequena amostra do talento da autora. A verdadeira acção começa no 2 livro e prolonga-se pelos três seguintes. A autora é duma originalidade sem limites, das melhores que tenho lido nos últimos anos. Era excelente se a Marcador continuasse com a série de Aelin aka Celaena.Em setembro próximo sai o 5 livro,não sei se a Marcador vai editar toda esta série, já estão muito atrasados. Enfim....esperar para ver
Bjos
Olá Elsa!
EliminarO livro é fantástico, já vi que a qualidade aumenta bastante, o que é ainda melhor, uma vez que este já é tão bom.
Sim, acho que a Marcador vai continuar =)
Bjs e boas leituras
Viva,
ResponderEliminarBem grande comentário, tenho que ler, mais a mais é da Marcador, fica registado...a Marcador publica grandes livros e é algo versátil, publica um pouco de tudo e ainda bem e com qualidade ;)
Bjs
Viva Fiacha!
EliminarObrigada =)
Mesmo um excelente livro, aconselho imenso. Bastante original e um lufada de ar fresco. Muito bom!
Sim, a Marcador é impecável!
Bjs e boas leituras